quarta-feira, 17 de junho de 2015

ELEIÇÃO DA APM E DO CONSELHO DE CLASSE DA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBÓRIA













ELEIÇÃO DA APM E DO CONSELHO DE CLASSE DA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBÓRIA

APM (Associação de Pais e Mestre) é uma entidade jurídica de direito privado, criada com a finalidade de colaborar para o aperfeiçoamento do processo educacional, para a assistência ao escolar e para a integração escola-comunidade. Atualmente, sua principal função é atuar, em conjunto com o Conselho de Escola, na gestão da unidade escolar, participando das decisões relativas à organização e funcionamento escolar nos aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros.

A APM tem por finalidade colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração família-escola-comunidade. Os objetivos da APM são de natureza social e educativa, sem caráter político, racial ou religioso e sem finalidades lucrativas.

O conselho de classe é um dos mais importantes espaços escolares, pois, tendo em vista seus objetivos, segundo Dalben (2004), "é capaz de dinamizar o coletivo escolar pela via da gestão do processo de ensino, foco central do processo de escolarização. É o espaço prioritário da discussão pedagógica.”

Essa reunião contou com a participação da comunidade, alunos, pais, funcionários, professores e a gestão da Escola, em geral a participação de todos os seguimentos da Escola.

Para a Wikipedia o Conselho de Classe é uma reunião avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no processo ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos de vista.

REFERÊNCIAS: 

DALBEN, Â. I. L. de F. Conselhos de classe e avaliação: Perspectivas na gestão
pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_de_classe Acesso em: 17 jun 2015.

Nenhum comentário: