sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

REUNIÃO PEDAGÓGICA








REUNIÃO PEDAGÓGICA

A reunião pedagógica realizada esta semana foi para discutir os assuntos referentes: ao calendário escolar da Escola Estadual Ana Libória e uma reestruturação do PPP (Projeto Político Pedagógico).
A reunião contou com a participação dos professores da instituição dos dois turnos, bem como com a gestora da Escola Estadual Ana Libória. Esta reunião teve início com uma oração e depois a discussão dos assuntos em Pauta. Entre eles o termino do ano de 2015 em 2016, por motivo de uma greve que durou mais de 70 dias, por falta de uma negociação dos os professores.
O outro tema foi PPP que é projeto cujo o objetivo é a criação de uma Escola Democrática e instrumentalizada na reflexão e responsabilidade social. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos dentre da necessidade e participação de todos.
A qualificação profissional, salários dignos, jornada de trabalho que inclua tempo livre para os estudos e a atuação dos professores em atividades extraclasses, são condições indispensáveis para se ter pessoas responsáveis e competentes na construção da proposta da escola.
O PPP deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos. A presença do debate democrático possibilita a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns aos diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido na escola.

Curso de Teologia Pastoral – Prelazia – Boa Vista – Roraima - Brasil







Curso de Teologia Pastoral – Prelazia – Boa Vista – Roraima - Brasil

É um curso que envolve uma visão compreensiva e abrangente das implicações do ministério da palavra, com a tarefa da pregação e os outros elementos do ministério influído numa estreita relação entre a teologia do cuidado pastoral e a proclamação da palavra de Deus.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Dengue e Zika




DENGUE E ZIKA
Alunos da Escola Estadual Ana Libória sai da sala para conscientizar a comunidade dos riscos e perigos de um quintal com sujeira e cheios de criadouros dos mosquitos do Gênero Aedes (Aedes aegypti e Aedes albopictus ambos da família dos CULICIDAE) transmissor do vírus que provoca a doença Dengue e a Zika. Essas doenças são transmitidas pela picada da fêmea dos mosquitos infectados com o vírus transmissor das doenças.  
A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da doença. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 08 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença.
Uma pessoa com dengue pode sentir febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo e além de muitas dores nos ossos e articulações.
Já os sintomas do Zika vírus incluem febre, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele.
O Zika vírus também pode passar de uma pessoa para outra através da gravidez e existe a suspeita de que também passe pelo leite materno, pela saliva e durante a relação sexual sem camisinha.
Portanto, em caso dos sintomas descritos deveras procurar o médico de imediato, para diagnostico, em seguida, tomar a medicação indicada.