quinta-feira, 3 de março de 2016

AULAS DE KARATE NA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBÓRIA – BOA VISTA – RR – BR






AULAS DE KARATE NA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBÓRIA – BOA VISTA – RR – BR

As aulas de Educação Física na Escola Estadual Ana Libória, a bem pouco tempo tinha em seus pressupostos temáticos apenas a preparação física visando o fortalecimento da nação para o trabalho e a guerra bem como a preparação de indivíduos que pudessem representar o país em competições internacionais (BRASIL, 1998). A concepção de uma Educação Física com características pedagógicas tendo a Cultura Corporal do Movimento – CCM (cultura essa produzida pelo homem através dos tempos) como alicerce das práticas de Educação Física, começou então a surgir às questões sociais, morais, éticas e intelectuais, passaram a fazer parte dos conteúdos da Educação Física (BRASIL, 1998).
Dentro dos novos conteúdos, as artes marciais tomaram um maior escopo, sendo o Karate um componente desta nova tematização. O Karate é uma forma de combate de origem oriental, sistematizada pela cultura nipônica, com características particulares que visam à preparação do indivíduo de maneira completa. Possui em sua formação influências confucionistas, a tradição zen budista e o BUSHIDO, o tradicional código dos guerreiros samurais (GONÇALVES JUNIOR, 2007).
Ao analisarmos os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, os mesmos afirmam que os educandos devem ser capazes, quando orientados pela disciplina Educação Física de: participar de atividades corporais, manterem atitudes de respeito e repúdio as práticas de violência contra o outro, aprender com a diversidade cultural de maneira plural, desenvolver a capacidade de análise crítica, etc. (BRASIL, 1998).
Portanto, é nesse contexto, que o Karate pode tornar-se uma excelente ferramenta de desenvolvimento holístico para o educando, pois, diante da formação do caráter e da pessoa, como objetivo de trabalho é ressaltar como a arte marcial Karate na Escola Ana Libória. Ao fazer parte dos conteúdos de Educação Física, pode ser considerada como instrumento pedagógico contribuindo assim, para o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos e de seu processo de ensino-aprendizagem.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. v.7 Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1998.

GONÇALVES JUNIOR, L. e DRIGO, A. J. A já regulamentada profissão de educação física e as artes marciais. Motriz: Rio Claro, v.7, n. 2, p. 131-132, 2001.

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