AULAS DE KARATE NA ESCOLA ESTADUAL ANA
LIBÓRIA – BOA VISTA – RR – BR
As aulas de Educação Física na Escola
Estadual Ana Libória, a bem pouco tempo tinha em seus pressupostos temáticos
apenas a preparação física visando o fortalecimento da nação para o trabalho e
a guerra bem como a preparação de indivíduos que pudessem representar o país em
competições internacionais (BRASIL, 1998). A concepção de uma Educação Física
com características pedagógicas tendo a Cultura Corporal do Movimento – CCM (cultura
essa produzida pelo homem através dos tempos) como alicerce das práticas de
Educação Física, começou então a surgir às questões sociais, morais, éticas e
intelectuais, passaram a fazer parte dos conteúdos da Educação Física (BRASIL,
1998).
Dentro dos novos conteúdos, as artes
marciais tomaram um maior escopo, sendo o Karate um componente desta nova
tematização. O Karate é uma forma de combate de origem oriental, sistematizada
pela cultura nipônica, com características particulares que visam à preparação
do indivíduo de maneira completa. Possui em sua formação influências confucionistas,
a tradição zen budista e o BUSHIDO, o tradicional código dos guerreiros
samurais (GONÇALVES JUNIOR, 2007).
Ao analisarmos os Parâmetros
Curriculares Nacionais – PCNs, os mesmos afirmam que os educandos devem ser
capazes, quando orientados pela disciplina Educação Física de: participar de
atividades corporais, manterem atitudes de respeito e repúdio as práticas de
violência contra o outro, aprender com a diversidade cultural de maneira
plural, desenvolver a capacidade de análise crítica, etc. (BRASIL, 1998).
Portanto, é nesse contexto, que o
Karate pode tornar-se uma excelente ferramenta de desenvolvimento holístico
para o educando, pois, diante da formação do caráter e da pessoa, como objetivo
de trabalho é ressaltar como a arte marcial Karate na Escola Ana Libória. Ao
fazer parte dos conteúdos de Educação Física, pode ser considerada como
instrumento pedagógico contribuindo assim, para o desenvolvimento das competências
e habilidades dos alunos e de seu processo de ensino-aprendizagem.
REFERÊNCIAS:
BRASIL.
Parâmetros
Curriculares Nacionais:
Educação Física. v.7 Brasília: Secretaria de Educação Fundamental,
MEC/SEF, 1998.
GONÇALVES
JUNIOR, L. e DRIGO, A. J. A já
regulamentada profissão de educação física e as artes marciais. Motriz: Rio Claro, v.7, n. 2, p.
131-132, 2001.
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