terça-feira, 29 de junho de 2021

JATROPHA PODAGRICA




JATROPHA PODAGRICA

 

A Jatropha podagrica é uma espécie de planta da família Euphorbiaceae pertencente ao gênero Jatropha. Essa planta é nativa da América Tropical encontrado especialmente no nordeste brasileiro. Conhecida popularmente como Pinhão-bravo, sendo nativa da América Tropical (Central e Sul).

A Jatrofa é uma planta muito exótica, com suas folhas diferentes e o caule engrossado na base (caudex), todas as partes da planta são venenosas, uma semente é suficiente para causar envenenamento grave.

O fruto quando amadurecido (cor marrom-escura), explode para espalhar as sementes a vários metros de distância. Portanto, é melhor empacotar os frutos prestes a amadurecer com um saco plástico ou um pano de gaze para capturar e coletar as sementes.

Fica interessante sua inclusão em projetos de áreas abertas, em grandes maciços da planta com a participação de um conjunto de Cactáceas de forma colunar, como os Cereus, num belo efeito paisagístico belíssimo.

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Subclasse: Magnoliidae

Ordem: Malpighiales

Família: Euphorbiaceae

Género: Jatropha

Espécie: Jatropha podagrica Hook.

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICOJatropha podagrica Hook. 

PSEUDÔNIMO: Jatrofa, batata-do-inferno, pinhão-bravo.

FAMÍLIAEuphorbiaceae

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: América central e sul.

PORTE: Chega atingir três metros de altura.

FOLHASFolhas pecioladas, forma espalmada, de consistência herbácea, bordo piloso.

TRONCO: Presente e bastante ramifica, dilatado na base, com uma haste robusta e nodosa, de pele cinzenta (grande caudex tipo garrafa), com cicatrizes eriçadas.

LUMINOSIDADE: Meia-sombra e sol pleno.

ÁGUA: precisa de água sem encharcamento.

CLIMA: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semiárido, Subtropical, Tropical.

CULTIVO: Essa planta não é exigente quanto ao tipo de solo, mas prefere o solo fértil, arenoso e com boa capacidade de drenagem. As regas devem ser regulares durante as estações quente e seca, mas deixar secar entre as regas. O excesso de água pode levar à podridão da raiz.

UTILIZAÇÃO: planta ornamental.

PROPAGAÇÃO: Multiplica-se por sementes e por estacas de caule.

COR DA FLOR: Vermelha.

 

 

JATROPHA GOSSYPIIFOLIA L.

 









JATROPHA GOSSYPIIFOLIA L.

A Jatropha gossypiifolia é uma espécie de planta da família Euphorbiaceae pertencente ao gênero Jatropha. Conhecida popularmente como Pinhão-roxo. Essa planta é nativa da América Tropical. 

Segundo Monte et al. fez sua descrição como Arbusto que pode alcançar mais de três metros de altura. Suas folhas vináceas, 3,4,5-lobadas, com até 12 cm de comprimento por até 9 cm de largura, nectários presentes na base do pecíolo, no pecíolo, no bordo das folhas e nas brácteas e cálice das flores; inflorescência com até 08 cm de comprimento; flores vináceas; fruto seco, deiscentes liberando suas sementes seca.

Para o artigo, o pinhão roxo é uma planta promissora para a produção de biodiesel liberando assim aos poucos poluentes.

Esta é uma planta reconhecidamente tóxica. Todavia, alguns dos vários usos dessa planta na medicina popular têm sido comprovados por estudos experimentais, dentre os quais se destaca a recente demonstração do seu efeito “hipotensor”.

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Subclasse: Magnoliidae

Ordem: Malpighiales

Família: Euphorbiaceae

Género: Jatropha

Espécie: Jatropha gossypiifolia 

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICOJatropha gossypiifolia 

PSEUDÔNIMO: Pião roxo

FAMÍLIAEuphorbiaceae

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: América central

PORTE: Chega atingir três metros de altura.

FOLHASFolhas pecioladas, forma espalmada, de consistência herbácea, bordo piloso e glandulares.

 

TRONCO: Presente e bastante ramificado.

LUMINOSIDADE: Meia-sombra e sol pleno.

ÁGUA: precisa de água sem encharcamento.

CLIMA: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semiárido, Subtropical, Tropical.

CULTIVO: solos férteis e com regas periódicas, mas se adaptam facilmente depois de estabelecidas em solos fracos e com pouca água

UTILIZAÇÃO: planta ornamental.

PROPAGAÇÃO: por sementes.

COR DA FLOR: Vermelha e vinho.

 

OBSERVAÇÕES: Costuma destacar-se em nossa coleção devido a coloração e formato irregular de suas folhas. Costuma florescer e frutificar facilmente em nossa região. Assim como as outras espécies de Jatropha, é de fácil cultivo, contudo costuma desenvolver-se melhor em solos férteis. Na coleção costuma ser atacada por abelhas Arapuá para a retirada de látex.

 

REFERÊNCIA:

MONTE, Nayanne Leal Do et al.. Efeito toxicológico do pião roxo (jatropha gossypiifolia l.): uma revisão bibliográfica. Anais II CONBRACIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/29268>. Acesso em: 29/06/2021 10:30

 

 

 

 


segunda-feira, 28 de junho de 2021

CEROPEGIA WOODII












 

CEROPEGIA WOODII

 

Ceropegia woodii, planta da família Apocynaceae, nativa do continente africano e dos países África do Sul, Suazilândia e Zimbábue. Trata-se de uma trepadeira pendente, muito delicada, de caule longo e arroxeado que pode alcançar de 2 a 4 metros de comprimento.

Suas folhas são suculentas, opostas, em formato de coração, de coloração verde-musgo, com um marmorizado prateado na página superior e arroxeadas na inferior.

Já a sua floração é distribuída durante os meses quentes e as flores são em forma de um pequeno vaso, com corola rosada, e pétalas roxo-púrpura.

No entanto, seus frutos são pequenas vagens, com sementes achatadas, que caem facilmente quando maduras.

Os nomes comuns incluem cadeia de corações, colar de corações, cordão de corações, rosário de corações, corações em um cordão, coração de videira e os mais populares de todos, os corações emaranhados.

Os corações emaranhados podem ser utilizados na decoração de ambientes internos ou externos como varandas, garagens abertas, do qual ganham destaque especial se cultivados em grupos de cinco ou mais mudas, em vasos ou cestas suspensas.

Essa planta não tolerar o sol quente do meio-dia, deve ser protegida neste horário. Se a planta estiver ao ar livre, pode atrair beija-flores. A manutenção desta suculenta se limita às regas e adubações mensais na primavera e verão.

 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta.

Classe: Magnoliopsida.

Ordem: Gentianales.

Família: Apocynaceae

Gênero: Ceropegia

Espécie: Ceropegia woodii

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICOCeropegia woodii

PSEUDÔNIMOcadeia de corações, colar de corações, cordão de corações, rosário de corações, corações em um cordão, coração de videira e corações emaranhados.

FAMÍLIA: Apocynaceae

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Continente Africano – África do Sul, Suazilândia e Zimbábue.

PORTE: Chega atingir dois metros de altura quando estiver pendente ou em forração.

FOLHAS: As folhas carnudas e suculentas com bordas lisa, forma de coração (cordiforme), de coloração verde-musgo, com um marmorizado prateado na página superior e arroxeadas na inferior.

FLORES: as flores são em forma de um pequeno vaso (tubulares), com corola rosada, e pétalas roxo-púrpura. 

CAULE: apresenta um caudex na base dos caules longos e ramificados. Crescem até quatro metros de altura.

LUMINOSIDADE: meia-sombra e sol difuso, não tolera sol pleno.

ÁGUA: precisa de água quando estiver muito seco.

CLIMA: Árido, Subtropical e Tropical.

CULTIVO: De crescimento rápido, gosta de solos super drenado.

UTILIZAÇÃO: suculenta ornamental.

PROPAGAÇÃO: Por meio de sementes e estacas.

CATEGORIA:  Cactos, suculentas, trepadeiras, bulbosas e folhagens.

 

ALOE ARISTATA















ALOE ARISTATA

 

É uma pequena planta do gênero Aloe de cor predominantemente verde com acúleos frágeis e brancos. As folhas são triangulares, com suas margens cobertas por espinhos de forma uma estrutura serrilhada disperso na parte superior e inferior do limbo da folha. Esses acúleos são inofensivos e bastante claro (Cor branca), diferente da grande parte dos demais Aloés. Na base da folha não apresenta acúleos.

Essa espécie de Aloe pertence a Classe da liliopsida, do Gênero Aloe, família Asphodelaceae (Xanthonhoeaceae; Liliaceae). Também conhecida como floco de neve.

Aloe aristata tem esse nome por significar "ponta longa" ou "barba", e designa a característica deste Aloe que apresenta nas suas lindas folhas com pontas finas, ficando ainda mais fina quando sofre de falta de água, podendo fechar-se sobre si, diminuindo o volume das folhas. Esse volume das folhas são pontas finíssimas que parece um fio do ápice das folhas.

Essa espécie tem folhas verdes cobertas por acúleo brancas e bordas serrilhadas. Suas flores tubulares aparecem no ápice de hastes que podem atingir até 30 cm de altura.

É nativa da África do Sul, onde contém muitas espécies de plantas suculentas, a maioria das quais endêmicas. Com as pressões muito severas sobre sua flora devido ao Homem e seus animais, uma proporção considerável dessas espécies estão se extinguindo.

 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae

Divisão: Spermatophyta

Classe: Liliospsida

Ordem:  Asparagales

Família:   Asphodelaceae (Xanthonhoeaceae; Liliaceae)

Subfamília: Asphodeloideae 

Gênero: Aloe

Espécies: Aloe aristata

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICOAloe aristata

PSEUDÔNIMO: Aloe barba de velho 

FAMÍLIA: Asphodelaceae

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Continente Africano – África do Sul.

PORTE: Chega atingir 70 cm de altura formando uma rosácea (aspecto de rosa).

FOLHASAs folhas desta planta são muito parecidas com as de outras Aloe, com folhas carnudas e suculentas com pequenos acúleos serrilhados nas bordas da parte inferior e superior da folha, se ausentando da base. Esses espinhos são muito claros, brancos, serrilhado e pequenos, em comparação com outras espécies.

FLORES: sua haste floral de até 15 cm, composta por flores tubulares, que os beija-flores adoram.

CAULEplanta robusta com caule curto. Cresce até 70 centímetro de altura.

LUMINOSIDADE: Sou pleno, meia-sombra e sol difuso.

ÁGUA: precisa de água quando estivar muito seco.

CLIMA: Árido, Subtropical e Tropical.

CULTIVO: De crescimento rápido, gosta de solos super drenado.

UTILIZAÇÃO: suculenta ornamental.

PROPAGAÇÃO: Por meio de sementes e brotos.

CATEGORIA:  Cactos, suculentas e folhagens.