segunda-feira, 14 de junho de 2021

EUPHORBIA GEROLDII












EUPHORBIA GEROLDII

 

A Euphorbia geroldii é uma espécie de planta da família Euphorbiaceae. É endêmica em Madagascar. Seus habitats naturais são florestas secas tropicais ou subtropicais. Está ameaçado pela perda de habitat. Essa espécie é tratada pela degradação do habitat, incêndio, remoção de habitat para fazer carvão vegetal. É altamente suscetível a qualquer desastre, incluindo incêndios induzidos por humanos.

Essa espécie é conhecida como Coroa de Espinhos sem Espinhos, é um arbusto semi-suculento, muito ramificado, desarmado e com até dois metros de altura.

Quando E. geroldii floresce, a planta se assemelha a Euphorbia milii com as suas flores vermelhas bem vivas, brilhante e suculentas folhas verdes escuras.

Suas folhas apresentam em espirais relaxadas, lanceoladas, com 08 cm de comprimento e 03 cm de largura, verde escuro brilhante, margem vermelha, subséssil, estípulas 1-2 mm de comprimento, dentadas.

Com as inflorescências subterminal, simples e seus pedúnculos com 03 cm de comprimento. E flores vermelho vivo, glândula néctar pequena, transversalmente elíptica, ereta, amarelo-limão.

Suas brácteas involucrais pequenas, amarelo pálido, ápice dentado. Algumas flores masculinas, bracteoles fimbriate. Filamentos curtos, grossos; anteras globosas, pálidas. Ovário subsessil; estilos parcialmente relacionados, ápice se espalhando, bífidos, verdes; estigmas globulares.

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Malpighiales

Família: Euphorbiaceae

Gênero: Euphorbia

Espécies: Euphorbia geroldii

Nome binomial: Euphorbia geroldii


Os nomes comuns incluem:

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICO: Euphorbia geroldii

SINÔNIMO: Euphorbia geroldii Rauh

PSEUDÔNIMO: Coroa de Espinhos sem Espinhos

FAMÍLIAEuphorbiaceae

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEMContinente Africano, de Madagascar.

PORTE: Chega atingir 2 metros de altura.

FOLHASSuas folhas são alternadas, simples, inteiras, obovadas ou espatuladas, glabras, membranosas e pecíolos curtos.

TRONCO: Presente e bastante ramificado.

LUMINOSIDADE: Meia-sombra e sol pleno.

ÁGUA: precisa de água sem encharcamento.

CLIMA: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical.

CULTIVO: solos férteis e com regas periódicas, mas se adaptam facilmente depois de estabelecidas em solos fracos e com pouca água

UTILIZAÇÃO: planta ornamental.

PROPAGAÇÃO: por estacas no período chuvoso ou no inverno.

 

REFERENCIAS:

LUCENA, M. F. A. Diversidade de Euphorbiaceae (s.l) no Nordeste do Brasil. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/722/1/arquivo7077_1.pdf Acesso em 21 abril de 2021.

Disponível em: http://llifle.info/Encyclopedia/SUCCULENTS/Family/Euphorbiaceae/23360/Euphorbia_milii Acesso em 21 abril de 2021.

 

 

 

Nenhum comentário: