quinta-feira, 7 de outubro de 2021

ORBEA DUMMERI






ORBEA DUMMERI 

 

 

A Orbea dummeri é uma planta endémica da região da África Oriental de países como Quênia, Tanzânia, Uganda e Zair. É uma planta que tem um aspecto de erva, perene, suculenta sem folhas agrupada ou em forma de almofadas.

Orbea dummeri é conhecida como Pachycymbium dummeri ou Caralluma dummeri é uma suculenta incomum de hábito de floração muito diferente, linda e amarela. As flores nascidas em caules curtos são estreladas, de cor amarelo-esverdeado ou verde-oliva e possuem uma superfície de corola peluda. Forma pequenas esteiras frouxas de 10 cm de altura.

Seus caules são eretos, estendidos ou declinados, de 04 ângulos a arredondados com 6-9 cm de comprimento cinza-esverdeado claro com manchas roxas e listras com dentes delgados cônicos subulados, 8-15 mm de comprimento e 3-5 mm de largura espalhando-se horizontalmente na base com listras vermelhas.

Suas flores são de 01 a 06, mais ou menos terminal. Pedúnculo até brácteas, lanceolado-triangular, pontiagudo. Pedicelos com 8-12 mm de comprimento. Sépalas com 4-5 mm de comprimento e 2 mm de largura. Corola com 2,5-4 cm de diâmetro, campanulado, profundamente incisado, interior verde-amarelo, verde-oliva ou verde escuro; lóbulos se espalhando. peludo acima. Tubo de 4-5 mm de comprimento, 8-9 mm de diâmetro, em forma de xícara, envolvendo a coroa. Corola-lóbulos com 13-15 mm de comprimento, 04 mm de largura, triangular, longo atenuado, espalhando-se horizontalmente ou ereto, convexo, papilar interno, papilas cilíndricas, apicalmente com pêlos cerdosos brancos. Corona branca. Tubular em coroa externa, lóbulos retangulares em forma de xícara quando visto de cima, apicalmente com 2 dentes laterais, às vezes com pequenos apêndices adicionais em forma de dente. Lóbulos da coroa interna com 07 mm de comprimento aproximado e 01 a 03 mm de espessura, pontas irregulares com 2 a 3 (-5) dentes, dente central alongado, sobreposição apical. 

Com uma época de floração para o início do verão. Os frutos são encapsulados e suas sementes são plumosas e que se dispersa quando estão secas.

 



 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Subclasse: Asteridae

Ordem: Gentianales

Família: Apocynaceae

Subfamília: Asclepiadoideae

Gênero: Orbea

Nome Científico: Orbea halipedicola L.C.Leach

 

FICHA TÉCNICA

NOME CIENTÍFICO: Orbea halipedicola L.C.Leach

SINÔNIMOS:

Orbea dummeri (NEBr.) Bruyns

- Angolluma dummeri (NEBr.) Plowes

- Caralluma dummeri (NEBr.) ACWhite & B.Sloane

- Pachycymbium dummeri (NEBr.) MGGilbert

- Stapelia dummeri NEBr.

NOMES POPULARES: Caralluma amarela ou Orbea amarela

FAMÍLIA: ASCLEPIADACEAE

CATEGORIA: suculentas

CLIMA: Equatorial, Oceânico, Subtropical e Tropical.

ORIGEM: endémica da região da África Oriental de países como Quênia, Tanzânia, Uganda e Zair.

ALTURA: até 20 centímetro

LUMINOSIDADE IDEAL: Meia Sombra e Sol Pleno

CICLO DE VIDA: Perene

HABITAT E ECOLOGIA: esta espécie cresce em planícies quase vazias perto de depressões ligeiramente sódicas e do mar, frequentemente à sombra de arbustos em florestas.

CLIMA: Mediterrâneo, Oceânico, Semiárido, Subtropical e Tropical.

CULTIVO: De crescimento muito lento, gosta de solos pobre em matéria orgânica e muito bem drenado.

UTILIZAÇÃO: suculenta ornamental, tem um fedor de carniça consegui atrair as moscas para a sua fecundação acredito ser uma coevolução.

PROPAGAÇÃO: Por sementes e hastes apical ou lateral.

FLORAÇÃO: a maior parte do ano especialmente no início do período não chuvoso ou verão.

DURAÇÃO DA FLOR: em média dois a três dias.

FRUTOS: Os frutos são cápsulas fusiformes (folículos) emparelhadas, semelhantes aos chifres de um antílope, com as sementes bem embaladas dentro. Na maturidade, eles se abrem para liberar numerosas pequenas sementes marrons coroadas com longos cabelos brancos plumados.

ÁGUA: precisa de água na formação das flores e ter cuidado para evitar o encharcamento por muito tempo.

REGAS: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou antes de regar novamente.

SUBSTRATO: Para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa, carvão vegetal e casca de pinus moída.

FERTILIZAÇÃO: Uma vez na primavera e uma vez no verão, com adubo orgânico ou NPK 10-10-10 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem).

PRAGAS E DOENÇAS: mantenha suas raízes livres de cochonilhas, pois o ataque de fungos geralmente ocorre como resultado de danos aos caules causados ​​por insetos. Uma camada de areia na superfície do composto evita que a umidade se acumule ao redor da base das hastes e minimiza a chance de ataque de fungos nas raízes.


REFERÊNCIAS:

 

Disponível em: http://www.llifle.com/Encyclopedia/SUCCULENTS/Family/Asclepiadaceae/30564/Orbea_dummeri Acesso em 06 Out. 2021.

 


 

Um comentário:

Unknown disse...

... Essa é lindíssima!