domingo, 3 de setembro de 2023

ADENIUM OBESUM

 
















ADENIUM OBESUM

 

Adenium obesum é uma planta herbácea, suculenta, de aspecto escultural, rustico e com floração exuberante e extremamente linda conhecida popularmente como rosa do deserto.

Seu caule é engrossado na base, uma adaptação para guardar água e nutrientes em locais áridos e desérticos, como é encontrado na sua terra de origem. Essa planta é de origem africana, especialmente da República Federal da Somália. País do nordeste do Continente Africano.

Essa planta poderá alcançar de 1 a 3 metros de altura se deixada crescer livremente.

Planta que desperta interesse aos aficionados em todo o mundo, da mesma forma que orquídeas, bromélias, cactos, suculentas, carnívoras e bonsais. Com muitos colecionadores dedicados à esta fantástica espécie africana. Essa planta sendo bem cuidado, poderá produzir caules excepcionalmente esculturais, magníficas e belíssimo (Caudex).

Essa espécie ainda permite enxertia com plantas de variedades diferentes (Flores diferentes). Plantas antigas, de variedades raras, e bem trabalhadas alcançam preços exorbitantes no mercado, assim como bonsais.

Um dos segredos para deixar a base do caule interessante é levantamento do caudex, deixando a parte superior das raízes exposta a cada replantio, que deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos. A planta enraizará normalmente.

Para obter um aspecto engrossado do caudex e uma excelente e intensa florações, deverá utilizar um fertilizante de boa qualidade. Ela não é muito exigente em fertilizante rico em nitrogênio, portanto, uma fórmula específica de floração, que contenha mais fósforo, cálcio e potássio.

Planta de sol pleno ou meia-sombra, em solo perfeitamente drenável, neutro, arenoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos esparsos e regulares. Não tolera o frio abaixo de 10ºC ou encharcamento.

 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae

Divisão: Eudicotiledonea

Classe: Asteridea

Ordem: Gentianales

Família: APOCYNACEAE

Gênero: Adenium

Espécies:  Adenium obesum 

 

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICO: Adenium obesum

PSEUDÔNIMO:  rosa do deserto e Adenium (Gênero)  

FAMÍLIA: APOCYNACEAE

CICLO DE VIDA: Perene.

PORTE: A planta ramifica-se formando uma touceira chegando a três metros de altura.

FOLHAS:  com coloração que variam entre o verde intenso e o verde claro. Com o limbo verde, nervuras principais do cinza ao branca. Suas folhas apresentam: simples, peciolada, suculenta, espatulada a elíptica com um pequeno e simples espinho no ápice, bordo do limbo liso, nervuras peninérveas e filotaxia alterna em forma de espiral.

CAULE: presente, aéreo, suculento, ramificado.

FLORES: sua floração ocorre na primavera, podendo também florescer no verão ou no outono. Com flores simples e dobradas (dependa da variedade).  

Suas florações podem ser obtidas em plantas jovens, com apenas 15 cm de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono.

Com flores são tubulares, simples, com cinco pétalas. As cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam mesclas e com uma sequência de tons contínuo formando um lindo degradês no centro em direção as pontas das pétalas. Há ainda variedades de flores dobradas e lindíssimas.

SEMENTES: sementes aladas do tipo anemocoria

LUMINOSIDADE: Meia-sombra e sol pleno.

ÁGUA: precisa de água na formação das flores.

CLIMA: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-arido, Subtropical, Tropical.

ORIGEM: continente africano – Somália.

CULTIVO: De crescimento muito lento, gosta de solos pobre em nitrogênio e rico em fosforo.

UTILIZAÇÃO: suculenta ornamental.

PROPAGAÇÃO: Por hastes apical e lateral.

VARIEDADES: há um grande número de variedades da espécie Adenium obesum no mundo, sendo estimando em 5.000 variedades, com coloração e forma diferentes.

REGAS: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou antes de regar novamente.

SUBSTRATO: Para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa, palha de arroz, carvão vegetal quebrados em pequenos pedaços e casca de pinus moída.

FERTILIZAÇÃO: Uma vez na primavera e uma vez no verão, com adubo orgânico ou NPK 4-10-10 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem).

 

 

 


Nenhum comentário: