terça-feira, 30 de julho de 2024

HELIANTHUS ANNUUS


































Helianthus annuus L., essa planta tem o nome conhecido popularmente como Girassol, tendo em vista que o gênero deriva do grego helios, que significa sol, e de anthus, que significa flor, ou “flor do sol”, sendo, portanto, uma referência à característica da planta de girar sua inflorescência, em torno do movimento do sol.

O movimento que o Girassol realiza em resposta à luz. Observa-se o crescimento do vegetal em resposta a um estímulo, que nesse caso é uma fonte luminosa. A importância desse crescimento está no fato de que a luz é fundamental para vários processos realizados pela planta, como a realização da fotossíntese e a floração.

O fototropismo positivo, ocorre devido à ação da auxina. Isso acontece, quando uma fonte luminosa surge de maneira unilateral, iluminando apenas um lado do caule de uma planta, acontece a migração da auxina para o lado não iluminado. Nesse local, a auxina atua para levar ao alongamento das células. Com o alongamento celular mais rápido no lado não iluminado e, consequentemente, um crescimento diferencial, observa-se a curvatura da planta. A redistribuição da auxina é mediada por um fotorreceptor positivo.

É uma dicotiledônea anual, ordem Asterales, família Asteraceae, maior família das Angiospermas, sub-família Asteroideae e tribo Heliantheae. É conhecida pelo seu arranjo floral em forma de capítulo, belíssimo, valor alimentício, forma de óleo, farelo ou silagem, mas também pelo seu valor estético como planta ornamental.

Segundo LEITE et al. (2005) O Girassol é uma planta que se adapta em diversas condições “edafoclimáticas, podendo ser cultivada no Brasil desde o Rio Grande do Sul até o hemisfério norte, no Estado de Roraima”.

 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Asteróides

Ordem: Asterales

Família: Asteraceae

Sub-família: Asteroideae

Tribo: Heliantheae

Subtribo Helianthinae

Gênero: Helianthus

Espécie: Helianthus annuus

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICOHelianthus annuus

PSEUDÔNIMOGirassol

FAMÍLIA: Asteraceae

CICLO DE VIDA: Anual

ORIGEM: nativo do México.

PORTE: pode atingir até 2 metros de altura. 

FOLHAS: folha completa, peciolada, simples, grande, de ovada a deltoide, com o bordo dentado, com o ápice aguda e base cordiforme, de nervura peninérvea, consistência membranosas, filiformes e filotaxia alterna. De coloração verde e muitos tricomas em folhas e cule.

INFLORESCÊNCIAS: quanto a posição terminal, pluriflora, flores tipo indefinida do tipo capítulo.  

FLORES: flores de coloração amarela, brácteas de coloração amarelas clara, apresenta pedúnculo e cíclica. Suas flores de formato oval e pontiagudo, com uma cor amarela atraente com leves rajadas vermelhas. Ótima para decoração de jardim e floreiras. É muito atraente para abelhas, borboletas e pássaros.

CAULE: planta apresenta um caule ereto, de coloração verde a amarelo e com muitos tricomas.    

LUMINOSIDADE: Sol pleno e difuso.

ÁGUA: precisa de água quando estivar muito seco.

CLIMA: Tropical de altitude, Subtropical, Temperado, Continental. Tolera o frio e geadas fracas.

CULTIVO: De crescimento rápido, gosta de solos super drenado.

UTILIZAÇÃO: planta ornamental, forrageira, oleaginosa e medicinal.

PROPAGAÇÃO: Multiplica-se facilmente por sementes.

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: ornamentação, paisagístico, alimentação, produção de óleo e medicação.

SUBSTRATO: Para plantas ornamentais em vasos, é só planta na terra do jardim, que as sementes germinam com facilidade.

POLINIZADOR: a polinização pode ser pelo vento (Anemofilia), insetos (Entomofilia) e pássaros (ornitofilia).

FERTILIZAÇÃO: é uma planta muito rustica e aparentemente se desenvolve em locais úmidos e sol pleno, na germinação, Depois, é só deixar, que ela se desenvolve muito bem. Pode usar o MPK – 10, 10, 10. O plantio da semente deverá ser no período chuvoso. 


FOTOS: Fotografado no Canteiro da Rotatória dos Bairros Aeroporto/Cauamé, da Cidade de Boa Vista, Roraima, Brasil.

Boa Vista, Roraima - Cidade mais bela do País! Venha conhecer!  

 


REFERÊNCIAS:

LEITE, R. M. V. B. de C.; BRIGHENTI, A. M.; CASTRO, C. de. GIRASOL NO BRASIL. EMBRAPA. 2005. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/468161/girassol-no-brasil Acesso em 19 Jul 2024 as 14:00.

 

sexta-feira, 26 de julho de 2024

REUNIÃO PPEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBORIA, BOA VISTA, RORAIMA, BRASIL





 

Ontem na Reunião Pedagógica da Escola Estadual Ana Liboria, recebemos os Professores da Secretaria de Educação do Estado de Roraima. Os palestrantes falaram de competências a habilidades, saberes pedagógicos e Planejamento estratégico. Para eles, o Planejamento estratégico é um processo crucial para a definição e o alcance dos objetivos educacionais na Escola.

Segundo os palestrantes, envolve a formulação de estratégias e a criação de um plano que guie as ações e decisões ao longo do tempo; análise dos ambientes (internos e externos), definições (missão, visão e valores), competências e habilidades nas áreas de estudos, objetivos, desenvolvimentos de estratégias, etc. 

Portanto, foi uma noite agradável, porém cansativa, pois nos ensinou que o planejamento estratégico é um ciclo contínuo, não um evento único, e requer uma abordagem proativa para assegurar a organização, e que os docentes estejam sempre preparados para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades do sistema educacional contemporâneo.

 

quarta-feira, 24 de julho de 2024

PROJETO SABÃO ECOLÓGICO NA ESOLA ESTADUAL ANA LIBÓRIA, BOA VISTA, RORAIMA, BRASIL.

 







Hoje na Escola Estadual Ana Liboria, com a turma 315, fizemos o sabão líquido ecológico.  A receita do sabão líquido é a seguinte:

- 04 kg de óleo caseiro de reuso na cozinha;

- 02 litros de álcool;

- 01 kg de soda caustica em flocos 99%;

- 02 litros de água;

- 100 litros de água.

OBS.: Para uso de materiais químicos, todos deverá usar luvas e mascaras. Já o ambiente de trabalho, com muita ventilação e aberto de preferência.    


A GESTÃO COLOCANDO EM PRÁTICAS AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBORIA, BOA VISTA, RORAIMA.

 



A formação dos adolescentes enquanto cidadã é um processo que dura para toda vida. Essa conversa na Escola, é a base para toda aprendizagem humana. Reservar um espaço na educação para transmitir valores como solidariedade e tolerância. É indispensável para a formação intelectual e social do jovem na Escola Estadual Ana Liboria, coisa que há muitos anos, não se ver, a gestão da Escola preocupada com os saberes, competências e habilidades pedagógicas dos alunos.

Trabalhar uma maneira interativa encoraja a aprendizagem de todos e incentiva a percepção do adolescente na comunidade. Esse adolescente deve sempre está atento para fazer sua participação na sociedade de maneira solidaria com o outro.

Algumas regras básicas auxiliam na compreensão genérica do adolescente no ambiente escolar, tais como: chegar à escola no horário, ser comportado, prestar atenção às explicações dos professores; obedecer aos professores; não jogar lixo no chão; ter postura correta ao sentar; não conversar sem necessidade; fazer a tarefa de casa e da sala de aula; caprichar nas atividades de sala e respeitar os colegas e toda a comunidade escolar.

Portanto a escola é o espaço onde ocorre o ápice da interação social da criança e adolescente. Fora do ambiente familiar, eles têm contato com outras pessoas, contribuindo assim, para a formação da sua história. As diferenças estão ali, lado a lado, com seu grau de entendimento sobre o mundo e a sua formação. Então, como ensiná-las a manter o mínimo de ordem para o bem das próprias relações sociais? Acredito ser por meio do ensino, aprendizagem dos saberes, das competências e habilidades pedagógica, assim, podemos transformar uma sociedade e deixar mais humana. Resgatando assim, os valos sociais e humano.   


sexta-feira, 19 de julho de 2024

SEMINÁRIO PEDAGÓGICO – ESCOLA ESTADUAL ANA LIBORIA, BOA VISTA, RORAIMA, BRASIL.

Gestora da Escola Estadual Ana Liboria
 

Professores da Escola Estadual Ana Libora



O seminário pedagógico é uma estratégia de formação continuada voltada para o aperfeiçoamento da prática dos docentes. Trata-se de um espaço de reflexão e discussão sobre temas relacionados a educação (Básica do nosso país), no qual, professores e outros profissionais da área compartilham experiências, conhecimentos e práticas pedagógicas. 

Essa modalidade de formação tem como objetivo principal promover o desenvolvimento profissional dos educadores, proporcionando-lhes subsídios teóricos e práticos para melhorar suas habilidades e competências como docentes no Ensino Fundamental, no caso da Escola Estadual Ana Liboria (Ensino Médio – Modalidades: Novo Ensino Médio, Ensino Regular e EJA – Educação de Jovens e Adultos).