terça-feira, 30 de julho de 2024

HELIANTHUS ANNUUS


































Helianthus annuus L., essa planta tem o nome conhecido popularmente como Girassol, tendo em vista que o gênero deriva do grego helios, que significa sol, e de anthus, que significa flor, ou “flor do sol”, sendo, portanto, uma referência à característica da planta de girar sua inflorescência, em torno do movimento do sol.

O movimento que o Girassol realiza em resposta à luz. Observa-se o crescimento do vegetal em resposta a um estímulo, que nesse caso é uma fonte luminosa. A importância desse crescimento está no fato de que a luz é fundamental para vários processos realizados pela planta, como a realização da fotossíntese e a floração.

O fototropismo positivo, ocorre devido à ação da auxina. Isso acontece, quando uma fonte luminosa surge de maneira unilateral, iluminando apenas um lado do caule de uma planta, acontece a migração da auxina para o lado não iluminado. Nesse local, a auxina atua para levar ao alongamento das células. Com o alongamento celular mais rápido no lado não iluminado e, consequentemente, um crescimento diferencial, observa-se a curvatura da planta. A redistribuição da auxina é mediada por um fotorreceptor positivo.

É uma dicotiledônea anual, ordem Asterales, família Asteraceae, maior família das Angiospermas, sub-família Asteroideae e tribo Heliantheae. É conhecida pelo seu arranjo floral em forma de capítulo, belíssimo, valor alimentício, forma de óleo, farelo ou silagem, mas também pelo seu valor estético como planta ornamental.

Segundo LEITE et al. (2005) O Girassol é uma planta que se adapta em diversas condições “edafoclimáticas, podendo ser cultivada no Brasil desde o Rio Grande do Sul até o hemisfério norte, no Estado de Roraima”.

 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Asteróides

Ordem: Asterales

Família: Asteraceae

Sub-família: Asteroideae

Tribo: Heliantheae

Subtribo Helianthinae

Gênero: Helianthus

Espécie: Helianthus annuus

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICOHelianthus annuus

PSEUDÔNIMOGirassol

FAMÍLIA: Asteraceae

CICLO DE VIDA: Anual

ORIGEM: nativo do México.

PORTE: pode atingir até 2 metros de altura. 

FOLHAS: folha completa, peciolada, simples, grande, de ovada a deltoide, com o bordo dentado, com o ápice aguda e base cordiforme, de nervura peninérvea, consistência membranosas, filiformes e filotaxia alterna. De coloração verde e muitos tricomas em folhas e cule.

INFLORESCÊNCIAS: quanto a posição terminal, pluriflora, flores tipo indefinida do tipo capítulo.  

FLORES: flores de coloração amarela, brácteas de coloração amarelas clara, apresenta pedúnculo e cíclica. Suas flores de formato oval e pontiagudo, com uma cor amarela atraente com leves rajadas vermelhas. Ótima para decoração de jardim e floreiras. É muito atraente para abelhas, borboletas e pássaros.

CAULE: planta apresenta um caule ereto, de coloração verde a amarelo e com muitos tricomas.    

LUMINOSIDADE: Sol pleno e difuso.

ÁGUA: precisa de água quando estivar muito seco.

CLIMA: Tropical de altitude, Subtropical, Temperado, Continental. Tolera o frio e geadas fracas.

CULTIVO: De crescimento rápido, gosta de solos super drenado.

UTILIZAÇÃO: planta ornamental, forrageira, oleaginosa e medicinal.

PROPAGAÇÃO: Multiplica-se facilmente por sementes.

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: ornamentação, paisagístico, alimentação, produção de óleo e medicação.

SUBSTRATO: Para plantas ornamentais em vasos, é só planta na terra do jardim, que as sementes germinam com facilidade.

POLINIZADOR: a polinização pode ser pelo vento (Anemofilia), insetos (Entomofilia) e pássaros (ornitofilia).

FERTILIZAÇÃO: é uma planta muito rustica e aparentemente se desenvolve em locais úmidos e sol pleno, na germinação, Depois, é só deixar, que ela se desenvolve muito bem. Pode usar o MPK – 10, 10, 10. O plantio da semente deverá ser no período chuvoso. 


FOTOS: Fotografado no Canteiro da Rotatória dos Bairros Aeroporto/Cauamé, da Cidade de Boa Vista, Roraima, Brasil.

Boa Vista, Roraima - Cidade mais bela do País! Venha conhecer!  

 


REFERÊNCIAS:

LEITE, R. M. V. B. de C.; BRIGHENTI, A. M.; CASTRO, C. de. GIRASOL NO BRASIL. EMBRAPA. 2005. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/468161/girassol-no-brasil Acesso em 19 Jul 2024 as 14:00.

 

Nenhum comentário: