sexta-feira, 27 de setembro de 2024

VISITA DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBORIA, BOA VISTA, RORAIMA, BRASIL AO MUSEUS INTEGRADO DE RORAIMA













 

A 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece de 23 a 29 de setembro de 2024. O tema da edição é "Museus, acessibilidade e inclusão". Esse evento inclui a participação de todos os brasileiros.  

Aprender História pode não ser uma tarefa muito fácil. Além da grande quantidade de datas, é preciso lidar com uma análise do passado, o que não é tão palpável assim. Mais com a ajuda dos museólogos, curadores, professores ou historiadores, torna-se mais fácil e leve.

Uma visita ao Museu Integrado de Roraima, foi uma experiência rica em aprendizagem, construção de saberes, desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Essa experiencia fez com que, os alunos, levasse consigo suas próprias experiências, valores e conhecimentos modificados pela imersão da dinâmica prática do Museu.

Portanto, deixou os visitantes mais leve e consciente, com mudança de paradigma. Essa visita, foi observado pontos interessantes da história de Roraima, exposição de painéis com linha do tempo e textos explicativos, uma maratona de experiencias coletivas e sensoriais. Aguçando todos os sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Nesse sentido desenvolvendo as capacidades que permitem os seres humanos a perceber o ambiente, transformando estímulos em impulsos nervosos que são interpretados pelo sistema nervoso de cada ser humano.

Agradecemos a todos envolvidos, para a realização do Passeio, Especialmente a: Coordenação na Pessoa da Professora Ana, Maria Luzia a Gestora da Escola Estadual Ana Liboria e Secretaria de Educação do Estado de Roraima. A gestão e os funcionários do Museu Integrado de Roraima e ao Centro de Memórias do Poder Judiciário de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil. 

A nossa eterna Gratidão!


#VivaoMuseu #MuseuIntegradoDeRoraima #EscolaEstadualAnaLiboria


VISITA DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBORIA, BOA VISTA, AO CENTRO DE MEMÓRIA E CULTURA DO PODER JUDICIÁRIO DE RORAIMA

 








Aprender História pode não ser uma tarefa muito fácil. Além da grande quantidade de datas, é preciso lidar com uma análise do passado, o que não é tão palpável assim. Os alunos da Escola Estadual Ana Liboria, Boa Vista, Roraima, Brasil, visitaram o Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Roraima, foi uma tarde interessante para os Alunos e Professores, pois, aprendemos um pouco dos momentos históricos e jurídico do desenvolvimento do nosso Estado.

 #VivaoMuseu! #MuseuIntegradoDeRoraima #EscolaEstadualAnaLiboria #PoderJudiciárioRoraima

Agradecemos a todos envolvidos, para a realização do Passeio, Especialmente a: Coordenação na Pessoa da Professora Ana, Maria Luzia a Gestora da Escola Estadual Ana Liboria e Secretaria de Educação do Estado de Roraima. A gestão e os funcionários do Museu Integrado de Roraima e ao Centro de Memórias do Poder Judiciário de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil. 

A nossa eterna Gratidão!

MUSEU INTEGRADO DE RORAIMA, BOA VISTA, RORAIMA, RECEBERAM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBORIA PARA CELEBRAR A 18ª PRIMAVERA DOS MUSEUS


Hoje à tarde, tivemos o prazer de visitar o Museu Integrado de Roraima, para celebrar a 18ª Primavera dos Museus, cujo tema este ano é 'Museus, Acessibilidade e Inclusão'. 
"Foi um momento especial com a participação dos alunos da Escola Estadual Ana Liboria, marcado pela inauguração da nossa nova rampa de acesso, um passo importante rumo a um espaço mais inclusivo e acessível para todos". 
Portanto, acreditamos que "juntos, estamos construindo um futuro onde todos possam participar e apreciar nossa cultura e história."

Agradecemos a todos envolvidos, para a realização do Passeio, Especialmente a: Coordenação na Pessoa da Professora Ana, Maria Luzia a Gestora da Escola Estadual Ana Liboria e Secretaria de Educação do Estado de Roraima. A gestão e os funcionários dos Museus: Museu Integrado de Roraima e ao Centro de Memórias do Poder Judiciário de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil. 

A nossa eterna Gratidão!

Texto adaptado da Ykenya do Museu 



#VivaoMuseu! #MuseuIntegradodeRoraima #MuseusAcessibibildadeInclusiva! 

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

DINÂMICA DE JÚRI SIMULADO, DAS PROFESSORAS DE HISTÓRIAS E ESPECÍFICAS, DA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBORIA, BOA VISTA, RORAIMA, BRASIL, FAZ SUCESSO ENTRE ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIO DA CONCEITUADA ESCOLA.

 




No intuito de promover aulas de Histórias e Específicas 3 e 5 do Novo Ensino Médio, da Escola Estadual Ana Liboria, as Professoras Kátia Queiroz e Cleide, planejaram uma aula diferente, com dinâmicas e criatividades. Essas Professoras propuseram um júri simulado aos alunos dos Ensinos Médio.

Ontem dia 12 de setembro/2024, na Escola Estadual Ana Liboria, Boa Vista, Roraima, Brasil, aconteceu uma dinâmica do Júri simulado entre os alunos do Novo Ensino Médio. Essas Professoras têm mostrado seu dinamismo e competência, ao trabalhar temas importantes e sensíveis na sociedade contemporânea.

Portanto, essa dinâmica trata-se de simular um júri fora do tribunal judiciário, a fim de incentivar o protagonismo juvenil por meio de debates, desenvolvendo o senso crítico, ampliando competências e habilidades, a argumentação, a oratória, a persuasão e a organização de ideias e o respeito à opinião do outro, trabalhando conhecimentos do nosso ordenamento jurídico, tornando essa prática sociojurídica uma vivência dinâmica.


SHOW DA DINÂMICA DE JÚRI SIMULADO ENTRE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBORIA, BOA VISTA, RORAIMA, BRASIL
























Alunos da Escola Estadual Ana Liboria, Boa Vista, Roraima, Brasil, dá um show na apresentação de uma dinâmica educativa, de júri simulado entre alunos. O objetivo dessa dinâmica foi ampliar os conhecimentos dos educandos, com informações úteis na construção dos saberes pedagógicos, científicos e históricos, visando a ampliação do exercício da cidadania humanizada na sociedade contemporânea.

Essa dinâmica de júri simulado fora do fórum, é uma maneira de valorizar a diversidade de saberes, vivências culturais e entender as relações do mundo do trabalho, do exercício da cidadania e do seu projeto de vida na vida do aluno.

Para o exercício da empatia, do diálogo, das resoluções de conflitos, cooperação entre os alunos e o mundo. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, sem usar e combater a fake news na sociedade contemporânea.

Portanto, o júri simulado é uma ótima estratégia de ensino a ser adotada em um assunto polêmico ou que, perceptivelmente, divide opiniões como evolução e religião, entre outros assuntos. Trabalhar com fatos e dados científicos é a base do conhecimento acadêmico na escola e na sociedade contemporânea. É um ponto de reflexão e construção do conhecimento acadêmico em qualquer componente curricular. 

terça-feira, 10 de setembro de 2024

ALUNOS ATLETAS DA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBORIA, FAZENDO HISTÓRIA NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BOXE

Hoje com grande satisfação recebemos a notícia que dois alunos da Escola Estadual Ana Liboria, Boa Vista, Roraima, Brasil, receberam a medalha de Ouro e Bronze na Cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. 

Parabéns para os nossos alunos atletas do Boxe Olímpico Roraimense. É necessário celebrar uma data especial para reconhecer e homenagear aqueles que abraçam o esporte com paixão, seja como um modo de vida saudável ou como atletas de alto nível. 

Portanto, é o momento perfeito para que possamos expressar a nossa admiração aos atletas do nosso Estado. O mais importante na vida de um jovem é ter determinação, vocês sempre voam alto e criam um céu de realizações. Vocês merecem todas as conquistas e reconhecimento, o mundo é de vocês. 

Um dos atletas da Escola Estadual Ana Liboria

domingo, 8 de setembro de 2024

SELENOSTEMON SCULELLARIOIDES - COLEUS

 



Variedades de Coleus diferentes









Selenostemon sculellarioides, também conhecido como coração-magoado ou Coleus, é cultivado principalmente como planta ornamental e é muito usado na decoração de diversos ambientes devido às suas exuberantes folhagens coloridas.

Planta originária da Ásia e norte da Austrália, a espécie é uma herbácea perene, pertencente à família Lamiaceae. Além de ser fácil de cuidar, é um vegetal ótimo para quem busca um espaço cheio de cor e vida.

Essa planta surpreendente e versátil, famosa por suas folhas espetaculares que vêm em uma ampla gama de cores e padrões. Desde tons brilhantes de rosa e roxo até padrões intrigantes de verde e amarelo.

Portanto, Coleus blumei é capaz de criar uma explosão de cores em qualquer espaço no jardim e em vasos. Se você está procurando adicionar uma dose de alegria e vivacidade ao seu jardim ou espaço interno, as mudas de Coleus são a escolha perfeita, sendo assim, muito colecionados por jardineiro e dona de casa, pela sua rusticidade, beleza e adaptabilidade aos ambientes internos e externos das residências.


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Liliales

Família: Liliaceae

Gênero: Solenostemon

Espécie: Selenostemon sculellarioides

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICOSelenostemon sculellarioides

SINONÍMIAColeus blumei, Ocimum scutellarioides, Solenostemom blumei.

PSEUDÔNIMO: Coleus e Coração magoado

FAMÍLIA: Liliaceae

CICLO DE VIDA: Anual

ORIGEM: Java – Ilha na Indonésia

PORTE: pode atingir até 1 metros de altura. 

FOLHAS: folha completa; peciolada; simples; grande; com forma do limbo que vaira entre, cordiforme, ovada a deltoide; com o bordo dentado a penatífeta, com o ápice aguda ao obtuso; base cordiforme a oblíqua; de nervura peninérvea, consistência membranosa, filiformes e filotaxia oposta alterna. De coloração verde, rosa, amarelo, vermelho e roxo.

INFLORESCÊNCIAS: quanto a posição terminal, pluriflora, flores tipo indefinida do tipo cacho.  

FLORES: flores de coloração branca e azul, e não tendo efeito ornamental. Ótima para atrai abelhas, borboletas e pássaros.

CAULE: planta apresenta um caule ereto, de coloração verde a amarelo, com forma de haste e herbáceo com pouca resistência.    

LUMINOSIDADE: Sol pleno e difuso ou pouco sol.

ÁGUA: precisa de água quando estivar muito seco.

CLIMA: Tropical de altitude, Subtropical, Temperado, Continental.

CULTIVO: De crescimento rápido, gosta de solos super drenado.

UTILIZAÇÃO: planta muito ornamental.

PROPAGAÇÃO: Multiplica-se facilmente por estaca e sementes.

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: ornamentação e paisagístico.

SUBSTRATO: Para plantas ornamentais em vasos, é só planta na terra do jardim, que as sementes germinam com facilidade.

POLINIZADOR: a polinização pode ser pelo vento (Anemofilia), insetos (Entomofilia) e pássaros (ornitofilia).

FERTILIZAÇÃO: é uma planta muito rustica e aparentemente se desenvolve em locais úmidos e sol pleno, na germinação, Depois, é só deixar, que ela se desenvolve muito bem. Pode usar o MPK – 10, 10, 10. O plantio da semente deverá ser no período chuvoso e pouco adubo. 

 

FOTOS: Fotografado na jardineira da minha casa e do canteiro da Escola Estadual Ana Liboria, Bairro Mecejana, Boa Vista, Roraima, Brasil.

#BoaVista_Roraima #CidadeMaisBeladoPaís # VenhaConhecer! 


REFERÊNCIAS:

Disponível em: https://www.meucantinhoverde.com/ Acesso em 08 set. 2024.

VIDAL, W. N.; VIDAL, M. R. R e PAULA, C. C. BOTÂNICA – Organografia: quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 5 ed. VISOÇA: UFV. 2021

 #PlantaÉCultura!