Hoje
à tarde, foi convidado a falar da minha Prática Pedagógica, na Universidade
Estadual de Roraima. Foi uma tarde agradável, não foi uma palestra, mais sim, um
bate-papo, com a turma do 2º bimestre do curso de Licenciatura em Ciências
Biológica, da Universidade Estadual de Roraima.
A
Prática Pedagógica é um conjunto de ações que visa contribuir para o processo
educacional, estimulando o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Ela envolve vários
fatores, como: a sua formação do Professor, que é a base ou o alicerce; espaços e tempos escolares; opções de organização
do trabalho docente; parcerias e expectativas do docente e condições de ensino,
vivenciado na prática pedagógica.
Acredito
que o Professor deverá elaborar o planejamento sistematizado de acordo com a
BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os componentes curriculares da área
especifica, no meu caso, área das Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
A
BNCC, trabalha com habilidades e competências. Mas o que é Habilidades? Para nós,
habilidades são as aptidões ou qualidades que uma pessoa possui, ou seja,
aquilo que ela é capaz de realizar. É a base de toda atividade
profissional, pois definem a capacidade de exercer a profissão e desenvolver
competências. Mas o que é Competências? Competências são um conjunto de
habilidades, conhecimentos, atitudes e comportamentos que permitem a uma pessoa
ser eficaz em uma profissão ou ocupação. São as capacidades de resolver
problemas, apreciar e realizar tarefas, de ser técnico, de gestão ou
comportamentais.
As
habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
são diretrizes que visam o desenvolvimento integral dos estudantes, na sua
vida. As competências são características que podem ser
aprendidas por meio de experiências ou treinamentos, enquanto as habilidades
são as qualidades que o estudante tem para fazer algo. A BNCC apresenta 10
competências gerais, que são: conhecimento; pensamento científico, crítico e
criativo; senso estético e repertório cultural; comunicação; cultura digital; autogestão;
argumentação; autoconhecimento e autocuidado.
Já
as competências e habilidades de Ciências da Natureza para o ensino fundamental
incluem: compreender que o conhecimento científico é provisório, cultural e
histórico; analisar, compreender e explicar fenômenos, características e
processos do mundo natural, social e tecnológico; avaliar as implicações
políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias; organizar
e extrapolar conclusões; relatar informações de forma oral, escrita ou
multimodal; apresentar dados e resultados de investigações de forma sistemática;
participar de discussões científicas com colegas, professores, familiares e
comunidade em geral; considerar contra-argumentos para rever processos
investigativos e conclusões; analisar e utilizar interpretações sobre a
dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos; elaborar argumentos, realizar previsões
sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo e a Prática
pedagógica é a identidade profissional do professor.
Portanto, acredito que, a Práticas Pedagógicas é a união de ensinamentos teóricos e práticos,
que envolvem a participação de professores e alunos. Elas são fundamentais
para a promoção da educação, cidadania, socialização e para o desenvolvimento
de habilidades e competências das crianças e adolescentes alcançarem os
resultados esperados na sua vida. Essa Práticas Pedagógicas deverá ter algumas características
como: ser possível de modificação e devem evoluir quando haver
necessidades; consideram as demandas atuais da sociedade contemporânea; estimulam
o pensamento crítico, a autonomia e a proatividade na sociedade; envolvem a
transmissão do conteúdo didático, mas também o desenvolvimento cognitivo e
afetivo do adolescente e criança na Escola; desafiar o nível adequado dos
adolescentes por meio de metodologias didáticas diferentes; relacionam-se com a
formação docente e com a natureza do currículo escolar.
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