quinta-feira, 24 de outubro de 2024

PRÁTICA PEDAGÓGICA E O DESAFIO NA CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ALUNOS


 

Hoje à tarde, foi convidado a falar da minha Prática Pedagógica, na Universidade Estadual de Roraima. Foi uma tarde agradável, não foi uma palestra, mais sim, um bate-papo, com a turma do 2º bimestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológica, da Universidade Estadual de Roraima.

A Prática Pedagógica é um conjunto de ações que visa contribuir para o processo educacional, estimulando o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Ela envolve vários fatores, como: a sua formação do Professor, que é a base ou o alicerce; espaços e tempos escolares; opções de organização do trabalho docente; parcerias e expectativas do docente e condições de ensino, vivenciado na prática pedagógica.

Acredito que o Professor deverá elaborar o planejamento sistematizado de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os componentes curriculares da área especifica, no meu caso, área das Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

A BNCC, trabalha com habilidades e competências. Mas o que é Habilidades? Para nós, habilidades são as aptidões ou qualidades que uma pessoa possui, ou seja, aquilo que ela é capaz de realizar. É a base de toda atividade profissional, pois definem a capacidade de exercer a profissão e desenvolver competências. Mas o que é Competências? Competências são um conjunto de habilidades, conhecimentos, atitudes e comportamentos que permitem a uma pessoa ser eficaz em uma profissão ou ocupação. São as capacidades de resolver problemas, apreciar e realizar tarefas, de ser técnico, de gestão ou comportamentais.

As habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são diretrizes que visam o desenvolvimento integral dos estudantes, na sua vida. As competências são características que podem ser aprendidas por meio de experiências ou treinamentos, enquanto as habilidades são as qualidades que o estudante tem para fazer algo. A BNCC apresenta 10 competências gerais, que são: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; senso estético e repertório cultural; comunicação; cultura digital; autogestão; argumentação; autoconhecimento e autocuidado.  

Já as competências e habilidades de Ciências da Natureza para o ensino fundamental incluem: compreender que o conhecimento científico é provisório, cultural e histórico; analisar, compreender e explicar fenômenos, características e processos do mundo natural, social e tecnológico; avaliar as implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias; organizar e extrapolar conclusões; relatar informações de forma oral, escrita ou multimodal; apresentar dados e resultados de investigações de forma sistemática; participar de discussões científicas com colegas, professores, familiares e comunidade em geral; considerar contra-argumentos para rever processos investigativos e conclusões; analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos; elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo e a Prática pedagógica é a identidade profissional do professor.

Portanto, acredito que, a Práticas Pedagógicas é a união de ensinamentos teóricos e práticos, que envolvem a participação de professores e alunos. Elas são fundamentais para a promoção da educação, cidadania, socialização e para o desenvolvimento de habilidades e competências das crianças e adolescentes alcançarem os resultados esperados na sua vida. Essa Práticas Pedagógicas deverá ter algumas características como: ser possível de modificação e devem evoluir quando haver necessidades; consideram as demandas atuais da sociedade contemporânea; estimulam o pensamento crítico, a autonomia e a proatividade na sociedade; envolvem a transmissão do conteúdo didático, mas também o desenvolvimento cognitivo e afetivo do adolescente e criança na Escola; desafiar o nível adequado dos adolescentes por meio de metodologias didáticas diferentes; relacionam-se com a formação docente e com a natureza do currículo escolar.

 

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