As
disciplinas (química, matemática, biologia, geografia, português, iniciação científica,
etc.) como estão estruturadas de maneiras isoladas
e com seus objetos. Eliminam a desordem e as contradições existentes, para dar
uma nova formatação é algo imprescindível para a formação dos nossos alunos e
para a construção de uma juventude participativa. A educação deveria romper com
isso mostrando as correlações entre os saberes, as competências, a complexidade da vida e dos
problemas que hoje existem. Caso contrário, será sempre ineficiente e
insuficiente para os cidadãos do futuro. É necessário investir na pluralidade de ideias, pois, existem vários caminhos que tornam o assunto interessante. Podemos ir pelo social ou
individual, pertencentes a determinadas famílias, que estão em uma certa
sociedade, dentro de um mundo isolado. A vida não é assim! Estamos em um mundo
globalizados e a história está aí para mostrar. É necessário participar!
A
interdisciplinaridade é a interação existente entre duas ou mais disciplinas. Essa
interação pode ir da simples comunicação de ideias à integração mútua dos
conceitos diretores da epistemologia, da terminologia, da metodologia, dos
procedimentos dos dados a organização referentes ao ensino e à pesquisa.
Portanto,
a interdisciplinaridade vem como uma das propostas para solucionar e melhorar a
vida social e pessoal dos alunos a escola, comunidade e no mundo.
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