domingo, 4 de dezembro de 2016

Dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra na Escola Estadual Ana Liboria

 Alunas recitando o poema Navio Negreiro (Castro Alves) e os alunos representando o navio.

 Alunos da Escola

 Professora Fazendo uma palestra
 Professora Palestrante


 Professor Palestrante
 Aluno recitando uma poesia
 Apresentação do grupo de capoeira (alunos da escola)





Dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra na Escola Estadual Ana Liboria

O Dia da Consciência Negra foi comemorado para homenagear e resgatar as negras raízes do povo brasileiro. Esse dia, foi escolhido para homenagear o dia da morte de Zumbi dos Palmares, dedicado as reflexões.  
A Escola Estadual Ana Liboria já tem uma tradição de realizar essas palestras. Também, discutimos alguns filmes, o papel dos povos (negros, índios e brancos) no planeta e na sociedade brasileira e roraimense, além da apresentação de um africano com as suas tradições e cresça.
Um ponto importante que discutimos foram os papais, o respeito e a solidariedade ao povo que construiu para o crescimento do nosso Estado e especialmente do nosso país e que infelizmente não tem sido respeitado pelos poderes vigente.
O dia da Consciência Negra também põe em pauta a importância de discutir a temática negra na escola. A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil, já que a história oficial não condiz com a realidade. Os negros têm um papel importante na formação da sociedade brasileira. Não é à toa que a escola Ana Liboria, trava um leque de discussão por parte do corpo docente e discente, já que tem reconhecido a importância de trabalhar a cultura negra em seu dia a dia.
Portanto,  estamos de acordo com a legislação brasileira que “obriga” as escolas a ensinarem temas relativo à história dos povos africanos em seu currículo. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deve ser trabalhada no âmbito escolar.





Nenhum comentário: