sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Teatro na Escola
















Teatro na Escola

Esta semana recebemos os alunos do PIBID – UFRR, em uma maravilha peça... Os alunos de Química da Universidade Federal de Roraima apresentaram uma peça que foi uma maravilha para os alunos e públicos geral da Escola Estadual Ana Libória.
Essa peça, tinha como tema principal as funções e reações química na cozinha de uma residência e na natureza. As explicações foram fáceis e de uma maneira lúdica, em que os alunos aprenderam conceitos e exemplo práticos que ocorre no dia- dia das “pessoas normais”.
A peça fala de uma professora e cozinheira apaixonada por química, que ajuda uma criança que gosta que comer e tem dificuldades nos conceitos e reações das substâncias químicas. A professora usa toda a suas habilidades e Competências para demostrar que a química é fácil e maravilhosa. Dentro do seu mundo! A criança com a sua inocência e o compromisso da professora adquire as habilidade e competências necessárias para resolver os conceitos e as questões que tinha dificuldades nas atividades escolares. E assim, desenvolvem o enredo da peça.   
A Escola Estadual Ana Liboria conta com um grupo de professores seleto, que vem buscando inovar na transmissão do conhecimento. Ainda temos muito que aprender, más temos nos esforçados para permanecer juntos dos alunos, pais e Comunidade Escolar.
Agradecemos a Deus, a Secretaria de Educação, alunos, pais, professores, PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA das Universidades (UFRR, UERR e IFRR) pelo apoio e suporte técnico.




sexta-feira, 9 de novembro de 2018

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE: BEM COMUM – BOA VISTA – RORAIMA – BRASIL

























































SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE: BEM COMUM – BOA VISTA – RORAIMA – BRASIL.


Seminário Internacional da Criança e Adolescente: bem comum realizado nos dias 06, 07 e 08 de novembro na Escola Estadual de Música no Parque Anauá em Boa Vista, Roraima, Brasil. Teve como objetivo é discutir com a sociedade, a situação das crianças e adolescentes migrantes que estão com suas famílias em abrigos no Estado, visando o diálogo com a sociedade brasileira, as boas práticas educativas para o desenvolvimento das habilidade e competências das crianças e adolescentes na integração destes, no Brasil.
Foi um encontro marcado pelo amor ao próximo, fé em Deus e nas boas ações do homem, na caridade aos pobres e pessoas necessitadas (como no exemplo do bom samaritano). Esse seminário foi enriquecedor!
Para nós Professores e alunos da Escola Estadual Ana Libória fomos convidados a desenvolver o pleno amor de Cristo, para o acolhimento das crianças e dos adolescentes migrantes das regiões em conflito social no mundo, especialmente os nossos irmãos venezuelanos.
No entanto, acredito, que a nossa prática pedagógica deverá ser pautada nos pilares do conhecimento, aprendendo a: 
- conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; 
- fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; 
- conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento;
ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver. Fazendo assim uma imersão do conhecimento científico teórico/prático.
Mas, cabe a sociedade brasileira acolher os nossos irmãos de braços aberto, procurando não ver algo negativo, mais sim, oportunidades de conhecer, aprender e desenvolver o pleno amor de Cristo. É na diversidade econômica e social que surge boas ideias e ocorre transformação. Vamos respeitar as diferenças, as opiniões contrárias e “amar o próximo como a ti mesmo” (Jesus).
Portanto, para mudar nossa história e lograr conquistas, precisamos ousar em cortar as cordas que impedem o próprio crescimento: exercitar a cidadania plena; aprender a usar o poder da visão crítica na sociedade brasileira; entender o contexto desse mundo contemporâneo; procure ser autor e ator da sua própria história; cultivar bons sentimentos; ser solidário;  "amor e respeito ao próximo como a ti mesmo"; lutar por uma sociedade mais justa, igualitária e solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da educação na vida dos seres humanos.
                                           
Pessoal esse Seminário teve apoio: SEED/RR, das universidades públicas (UFRR e UERR), Unicef, FRATERNIDADE, O BEM COMUM e VISÃO MUNDIAL. Parabéns! Excelente! Como sou grato ao nosso bondoso Deus por ter participado.