sexta-feira, 9 de novembro de 2018

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE: BEM COMUM – BOA VISTA – RORAIMA – BRASIL

























































SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE: BEM COMUM – BOA VISTA – RORAIMA – BRASIL.


Seminário Internacional da Criança e Adolescente: bem comum realizado nos dias 06, 07 e 08 de novembro na Escola Estadual de Música no Parque Anauá em Boa Vista, Roraima, Brasil. Teve como objetivo é discutir com a sociedade, a situação das crianças e adolescentes migrantes que estão com suas famílias em abrigos no Estado, visando o diálogo com a sociedade brasileira, as boas práticas educativas para o desenvolvimento das habilidade e competências das crianças e adolescentes na integração destes, no Brasil.
Foi um encontro marcado pelo amor ao próximo, fé em Deus e nas boas ações do homem, na caridade aos pobres e pessoas necessitadas (como no exemplo do bom samaritano). Esse seminário foi enriquecedor!
Para nós Professores e alunos da Escola Estadual Ana Libória fomos convidados a desenvolver o pleno amor de Cristo, para o acolhimento das crianças e dos adolescentes migrantes das regiões em conflito social no mundo, especialmente os nossos irmãos venezuelanos.
No entanto, acredito, que a nossa prática pedagógica deverá ser pautada nos pilares do conhecimento, aprendendo a: 
- conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; 
- fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; 
- conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento;
ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver. Fazendo assim uma imersão do conhecimento científico teórico/prático.
Mas, cabe a sociedade brasileira acolher os nossos irmãos de braços aberto, procurando não ver algo negativo, mais sim, oportunidades de conhecer, aprender e desenvolver o pleno amor de Cristo. É na diversidade econômica e social que surge boas ideias e ocorre transformação. Vamos respeitar as diferenças, as opiniões contrárias e “amar o próximo como a ti mesmo” (Jesus).
Portanto, para mudar nossa história e lograr conquistas, precisamos ousar em cortar as cordas que impedem o próprio crescimento: exercitar a cidadania plena; aprender a usar o poder da visão crítica na sociedade brasileira; entender o contexto desse mundo contemporâneo; procure ser autor e ator da sua própria história; cultivar bons sentimentos; ser solidário;  "amor e respeito ao próximo como a ti mesmo"; lutar por uma sociedade mais justa, igualitária e solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da educação na vida dos seres humanos.
                                           
Pessoal esse Seminário teve apoio: SEED/RR, das universidades públicas (UFRR e UERR), Unicef, FRATERNIDADE, O BEM COMUM e VISÃO MUNDIAL. Parabéns! Excelente! Como sou grato ao nosso bondoso Deus por ter participado.

5 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o seminário

Unknown disse...

Excelente trabalho.

Unknown disse...

Muito bom.Fico grata por ter participado.

Affonso Queiroz disse...

Foi um encontro maravilhoso!

Affonso Queiroz disse...

... foi importante para nós Professores e alunos participar desse seminário!