quarta-feira, 15 de setembro de 2021

EUPHORBIA BAIOENSIS









EUPHORBIA BAIOENSIS

 

Euphorbia baionensis é uma planta nativa das áreas montanhosas do Quênia. Continente africano. Essa planta pertencente à família Euphorbiaceae.

A Euphorbia baionensis é uma suculenta formada por hastes verdes a verde-azuladas que, geralmente, geram outras hastes chamados de braços. É dividida por costelas não muito aparentes que contém vários espinhos escuros e afiados por sua superfície.

Essas hastes Forma pequenos arbustos agrupados de até 30 cm de altura. Com Suas flores amarelas são minúsculas e aparecem entre as ramificações das hastes.

Temos que ter muito cuidados com as espécies da família Euphorbiaceae, pois suas hastes são tóxicas e vêm causando muitos casos de intoxicações em humanos em várias partes do mundo. Contudo, existem poucos trabalhos de levantamentos dos casos de envenenamentos ocorridos junto aos centros de controle de intoxicações e de outras unidades de saúde brasileiras.

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

Reino: Plantae

Filo: Tracheophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Malpighiales

Família: Euphorbiaceae

Subfamília: Euphorbiodeae

Tribo: Euphorbieae

Subtribo: Euphorblinae

Gênero: Euphorbia

Espécies: Euphorbia baionensis

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICOEuphorbia baionensis

SINÔNIMOS: Euphorbia baionensis

FAMÍLIA: Euphorbiaceae

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Continente Africano, Quênia.

PORTE: suas hastes chegam a atingir 30 centímetros de altura com muitas ramificações das hastes.

FOLHAS: não encontrado.

CAULE: Presente, ramificado, aéreos, formados por espinhos duplos. Possuem coloração verde intenso e verde-azulado. Essa estrutura se expande até 30 cm de altura. Esse caule é interessante de forma por hastes cilíndrica e cheio de espinhos.

FLORES: Unissexuais, numerosas e próximas, uma das outras, de coloração amarela. Pedúnculos muito curto, com algumas pequenas brácteas.

LUMINOSIDADE: Meia-sombra e sol pleno.

ÁGUA: precisa de água sem encharcamento.

CLIMA: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semiárido, Subtropical, Tropical.

CULTIVO: solos férteis e com regas periódicas, mas se adaptam facilmente depois de estabelecidas em solos fracos e com pouca água

UTILIZAÇÃO: planta ornamental.

PROPAGAÇÃO: por estacas no período chuvoso ou no inverno.

 

REFERÊNCIA:

Disponível em: http://www.llifle.com/Encyclopedia/SUCCULENTS/Family/Euphorbiaceae/13399/Euphorbia_baionensis Acesso em: 15 Set 2021.

 

 


 

Nenhum comentário: