Flores da Colotropis procera
Flores da Colotropis procera
Frutos da Colotropis procera
Flores da Colotropis procera
Frutos da Colotropis procera
A Calotropis procera é uma planta da família APOCYNACEAE, pertencente ao gênero Calotropis. É conhecida popularmente por vários nomes bombardeira, queimadeira, leiteira, paina-de-sapo, paina-de-seda, paininha-de-seda, flor-de-seda, algodoeiro-de-seda, algodão-de-seda, algodão-da-praia, rosa-cera (por corrupção de seda), maçã-de-sodoma, saco-de-velho, bago-de-véio, pé-de-balão, ciúme, planta-saco, 'janaúba e merum.
Suas sementes são plumosas, dispersas pelo vento chamado de anemocoria quando o fruto se abre.
A Calotropis procera, que suporta bem regiões áridas, é nativa do Norte da África e do Sudoeste da Ásia (Oriente Médio), tendo já se difundido por várias regiões tropicais do mundo. No Brasil ocorre em vários estados do Nordeste (particularmente na caatinga), no Sudeste, em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Na Região Norte está espécie se adaptou muito bem no cerrado roraimense.
E uma planta arbustiva introduzido no Brasil, de folhas opostas simples, flores vistosas com cores brancas e rosadas ou arroxeadas. Sua raiz pode chegar a 4 m em solos arenosos de deserto. Usada de forma ornamental, todas as partes da planta também são utilizadas na indústria farmacêutica para produção de fármacos.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsidas
Ordem: Gentianales
Família: APOCYNACEAE
Gênero: Calotropis
Espécie: Calotropis procera
FICHA TÉCNICA
NOME CIENTÍFICO: Calotropis procera (Aiton) W.T. Aiton
NOMES POPULARES: bombardeira, queimadeira, leiteira, paina-de-sapo, paina-de-seda, paininha-de-seda, flor-de-seda, algodoeiro-de-seda, algodão-de-seda, algodão-da-praia, rosa-cera (por corrupção de seda), maçã-de-sodoma, saco-de-velho, bago-de-véio, pé-de-balão, ciúme, planta-saco, 'janaúba e merum.
FAMÍLIA: APOCYNACEAE
CATEGORIA: plantas ornamentais.
CLIMA: Equatorial, Subtropical e Tropical.
FOLHOS: simples, séssil, de coloração verde, com cera na sua superfície, coriáceas, lanceoladas, com bordo liso, peninérvea e filotaxia oposta.
FLORES: gamopétalo, actinomorfa e rotácea.
ORIGEM: Continente africano e se espelho nos locais árido e com pouca água.
ALTURA: até 6 metros de altura.
LUMINOSIDADE IDEAL: Sol Pleno
CICLO DE VIDA: É uma espécie perene de alta densidade que precisa de um grande espaço na jardinagem e no campo.
HABITAT E ECOLOGIA: Cresce em locais com pouca água.
CLIMA: Subtropical e Tropical.
CULTIVO: De crescimento rápido, pouco exigente no solo, solo sempre seco.
UTILIZAÇÃO: planta ornamental e produção de substância química.
PROPAGAÇÃO: Por semente
FLORAÇÃO: todo ano.
ÁGUA: em ambiente muito seco e pouco exigente a água.
REGAS: Sempre que o solo já estiver muito seco.
SUBSTRATO: Para plantas ornamentais a base de turfa, carvão vegetal e casca de pinus moída (Vaso) depois colocar no solo, adubo orgânico.
POLINIZADOR: entomofilia – polinizado por insetos.
FERTILIZAÇÃO: é uma planta muito rustica e aparentemente se desenvolve em locais áridos e com pouca água, lembrando que as suas raízes atingem os ambientes profundo da terra.
FOTOS: Fotografado no Jardim da Escola Estadual Ana Liboria, Boa Vista - Roraima - Brasil.
REFERÊNCIA:
Disponível em: https://sites.usp.br/jardimdabotanicausprp/bombardeira-calotropis-procera/#:~:text=Caracter%C3%ADsticas%3A%20Arbusto%20introduzido%20no%20Brasil,em%20solos%20arenosos%20de%20deserto. Acesso em 28 Mar 2024 as 10:22.
VIDAL, W. N.; VIDAL, M. R. R e PAULA, C. C. BOTÂNICA – Organografia: quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 5 ed. VISOÇA: UFV. 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário