terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Orientadores do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio - Escola Estadual Ana Libória - Boa Vista - Roraima



A professora,  Coordenadora e Orientadora de Estudo do Pacto Neide Aparecida e o Professor e Orientador Affonso Queiroz - Escola Estadual Ana Liboria - Boa Vista - Roraima - Brasil.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Rhapis excelsa














NOME CIENTÍFICO: Rhapis excelsa.
NOME POPULAR: Palmeira-ráfia, palmeira-rápis, ráfis, rápis, jupati, palmeira-dama, Lady Palm.
SINONÍMIA: Chamaerops excelsa, Rhapis flabelliformis, Trachycarpus excelsus
FAMÍLIA: Arecaceae.
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: China e Taiwan.
PORTE: até 04 metros.
FOLHAS: de coloração verde-escura, brilhante, de forma palmada e plissada.
FLORES: de importância ornamental secundária, ocorrem na primavera / verão, são inflorescências ramificadas composta de pequenas flores de coloração amarelas. 
FRUTOS: de formato ovóide e coloração branca.
TRONCO: têm múltiplos estipes, são revestidas de uma fibra bastante rústica e resistente.
LUMINOSIDADE: meia sombra.
ÁGUA: com solo úmido, mas não encharcado. Durante os meses mais frios do ano e em ambientes internos reduza a quantidade.
CLIMA: tropical.
PODA: retira apenas as folhas secas.
CULTIVO: em solo areno-argiloso para facilitar a drenagem. Sugestão de mistura: uma parte de terra comum de jardim, 01 parte de composto  orgânico ou pó de fibra de coco, 01 parte de terra vegetal  e 01 parte de areia.
FERTILIZAÇÃO: Não é muito exigente, aplicar de 01 a 03 colheres de sopa de NPK, fórmula 10-10-10.
UTILIZAÇÃO: usada em ambientes internos e externos, de forma isolada, em grupos, em vasos, etc.
PROPAGAÇÃO: Por sementes e divisão de touceiras.



Classificação cientifica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Acecales
Família: Arecaceaceae
Gênero: Rhapis
Espécie: R. excelsa

Nome binomial: Rhapis excelsa



sábado, 13 de dezembro de 2014

BRASÃO DA BANDA DA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBORIA

O Brasão da Banda da Escola Estadual Ana Libória. Esta banda ganhou o campeonato de Banda do Estado de Roraima. A imagem das fotos representa os pontos turísticos do Estado, as estrelas as cidades do interior e a central a capital Boa Vista e finalizando a foto do Ex-governador Ottomar de Souza Pinto. 

Parabéns ao Prof. Glalberthy Oliveira e alunos da Banda da Escola Estadual Ana Liboria



Parabéns para a Diretora Lucenir Lucena e ao Prof. Glalberthy Oliveira de Música que está na Coordenação e Regência da Banda na Escola Estadual Ana Liboria. A Banda de Música foi campeã no Festival do SESC em Boa Vista – Roraima – Brasil.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

13º Encontro de Capacitação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – ESCOLA ESTADUAL ANA LIBORIA - BOA VISTA - RORAIMA - BRASIL



















ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL




ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

A Orientação Educacional é uma das mais importantes áreas de atuação pedagógica da Escola. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 estabelece que a formação dos Orientadores Educacionais deva acontecer em Cursos de Especialização lato sensu.
A Orientação Educacional é uma das áreas estratégicas da organização escolar, atuando na ação disciplinar da escola e visa garantir a plena inserção do educando no espaço escolar e social com o apoio da família e das demais instituições sociais.
A função do Orientador Educacional não deve ser confundida com a função do supervisor escolar ou com a função do psicólogo escolar, nem com as funções dos demais profissionais de apoio à educação. O papel profissional desempenhado, atualmente, pelo Orientador Educacional respalda-se em uma perspectiva dialógica da organização escolar, onde esse profissional irá intermediar conflitos escolares, auxiliar o corpo docente em relação às dificuldades de aprendizagem escolar, encaminhar casos específicos de alunos às instâncias: jurídica, de assistência social, piscológica e de saúde, quando necessário, tendo em vista o desenvolvimento do educando e a construção da cidadania em uma sociedade democrática.
Cumpre destacar que o cargo de Orientador Educacional é regulamentado pelo Decreto Federal número 72.846, de 26 de setembro de 1973, que apresenta as atribuições privativas desse profissional, bem como as atribuições que deverão ser compartilhadas com os demais participantes da comunidade escolar. O cargo de Orientador Educacional, atualmente, deve ser desempenhado por um pedagogo especializado. Na rede pública de ensino, sua presença é obrigatória de acordo com leis e normas.
Portanto, acredito muito nos orientadores da Escola Estadual Ana Libória, esses profissionais estão fazendo a diferença no seu trabalho. Continue assim, trabalhando e orientando os nossos alunos e professores. Vocês fazem a diferença nos turnos matutino e vespertino. Parabéns pelo seu dia e sua existência na nossa vida. 



Orientador Educacional: o mediador da escola