sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL




ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

A Orientação Educacional é uma das mais importantes áreas de atuação pedagógica da Escola. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 estabelece que a formação dos Orientadores Educacionais deva acontecer em Cursos de Especialização lato sensu.
A Orientação Educacional é uma das áreas estratégicas da organização escolar, atuando na ação disciplinar da escola e visa garantir a plena inserção do educando no espaço escolar e social com o apoio da família e das demais instituições sociais.
A função do Orientador Educacional não deve ser confundida com a função do supervisor escolar ou com a função do psicólogo escolar, nem com as funções dos demais profissionais de apoio à educação. O papel profissional desempenhado, atualmente, pelo Orientador Educacional respalda-se em uma perspectiva dialógica da organização escolar, onde esse profissional irá intermediar conflitos escolares, auxiliar o corpo docente em relação às dificuldades de aprendizagem escolar, encaminhar casos específicos de alunos às instâncias: jurídica, de assistência social, piscológica e de saúde, quando necessário, tendo em vista o desenvolvimento do educando e a construção da cidadania em uma sociedade democrática.
Cumpre destacar que o cargo de Orientador Educacional é regulamentado pelo Decreto Federal número 72.846, de 26 de setembro de 1973, que apresenta as atribuições privativas desse profissional, bem como as atribuições que deverão ser compartilhadas com os demais participantes da comunidade escolar. O cargo de Orientador Educacional, atualmente, deve ser desempenhado por um pedagogo especializado. Na rede pública de ensino, sua presença é obrigatória de acordo com leis e normas.
Portanto, acredito muito nos orientadores da Escola Estadual Ana Libória, esses profissionais estão fazendo a diferença no seu trabalho. Continue assim, trabalhando e orientando os nossos alunos e professores. Vocês fazem a diferença nos turnos matutino e vespertino. Parabéns pelo seu dia e sua existência na nossa vida. 



Orientador Educacional: o mediador da escola

 

Nenhum comentário: