As reuniões pedagógicas na Escola Estadual Professora Coema Souto Maior
Nogueira, Boa Vista, Roraima, Brasil.
As reuniões pedagógicas desenvolvidas
na Escola têm proporcionados momentos de aprendizado, prazer e descontrações, tanto
para equipe diretiva como para o corpo docente. Esses dias foram especiais,
com trocas de experiências e esclarecimentos de dúvidas sobre a condução
das atividades para o ano vigente (2019.1).
Nesse contexto, as lideranças
procuraram discutir os pontos importantes para o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos. A reunião foi direcionada procurando solucionar a problemática e as necessidades da Escola. Essa reunião teve:
- Objetividade:
Além do objetivo principal, a gestora
procurou incentivar os professores na sua formação e atuar de forma pedagógica
para desenvolver habilidade e competências dos alunos na Escola.
O grupo de docente da Escola Estadual
Coema Souto Maior Nogueira preocupa-se com o processo de atualização profissional
dos professores, provocando debates mais ricos e críticos nos aspectos
pedagógicos da Escola. Nessas reuniões foram discutidos como fazer uma inter-relação
entre a teoria/prática do professor. E que essa reflexão (dos conteúdos,
postura, etc.) reflita em sala de aula, e ainda leva o professor à uma postura de
respeito, amor ao próximo e solidariedade, diante dos diferentes conflitos
apresentados no dia a dia pelos alunos.
- Planejamento:
O planejamento para a reunião pedagógica da Escola, teve uma elaborada
pauta, com cópias a serem distribuídas para todos os participantes e
apresentação de informativos (Secretaria de Educação do Estado de Roraima,
Secretaria da Escola, Diversos e Pedagógicos). Os objetivos da reunião foram
alcançados, focados deixando claro o que é esperado do corpo docente e dos
alunos.
Quando planejaram a reunião
pedagógica, a equipe gestora utilizaram a tecnologia a seu favor, proporcionando
assim as discussões e assuntos que são polêmicos na escola e que precisam de
posicionamento elaborado em conjunto.
A pauta foi provocativa dentre de uma
postura positivista da equipe. Foram disponibilizados ao Discente, materiais a
serem utilizados nas aulas, além de incentivos, motivação como fruto de trabalho
do próprio grupo de docente.
- Dinamismo:
Essas reuniões, teve início com uma excelente dinâmica direcionada para alcançar os objetivos da Secretaria, Escola e dos professores, fazendo uma reflexão do seu papel social da Escola na sociedade.Portanto, a reunião pedagógica, teve a participação de todos os Docentes da Escola, ficando todos cientes das necessidades, do seu papel social na Escola/Comunidade, metas e as propostas pedagógicas para alcançar de todos envolvidos, além de propiciar ao professor meios para desenvolver as habilidade e competências dos alunos.
Fonte:
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12167/a-falta-que-a-reuniao-pedagogica-faz. Acesso em: 02 Março 2019 as 09:20.
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12167/a-falta-que-a-reuniao-pedagogica-faz. Acesso em: 02 Março 2019 as 09:20.
Um comentário:
Os profissionais da escola Coema sempre buscando melhoras para uma aprendizagem significativa.
Postar um comentário