Jogos educativos e pedagógicos: ferramentas a favor do aprendizado da
Educação de jovens e adultos - EJA
Há
alguns dias, estávamos pensando (eu e os estagiários) a melhor maneira de ajudar na aprendizagem dos nossos alunos da EJA (Educação dos Jovens e Adultos),
da Escola Estadual Professora Coema Souto Maior Nogueira.
A
nossa proposta era elaborar um projeto que trabalhassem com alegria e a
felicidade, os conteúdos didáticos com os alunos. Os alunos da EJA, trabalham o dia inteiro. A escola
tem que ser atrativa, alegre e feliz, além de proporcionar, os saberes
pedagógicos e trabalhar as competências e habilidades dos alunos nessa
modalidade.
Os
estagiários são alunos do IFRR (Instituto Federal de Educação), que propuseram
os jogos educativos, achei interessante e disse, por que não!
Este
trabalho tem como objetivo, estilar os alunos no ambiente educacional e favorecer
o aprendizado dos discentes de maneira que os mesmos, faça uma socialização do
aprendizado, além de contribuir
para a formação de sua personalidade e vida social.
A primeira vista, estamos só vendo adultos e jovens
interagindo de maneira lúdica na formação do prazer educacional, diversão e
auxílio da promoção e aquisição dos saberes pedagógicos.
Acredito
que os jogos pedagógicos são dinâmicos, criativos, rápido e vivo. Que possa
direcionar e estimular o aprendizado do aluno em algo que possibilite o processo de ensino e de aprendizagem no ambiente escolar. Por isso,
acredito que os jogos educativos e pedagógicos respondem bem, ao interesse
deles. Através destes, vi jovens e adultos que eram calados e tímidos se
expressar de maneira dinâmica e rápida no resgate das respostas e perguntas dos
conteúdos de Biologia que antes não se interessava e não se expressavam de
maneira coletiva, tiveram uma reação e estimulo positivo em relação ao
aprendizado.
Portanto,
estes recursos, além de tornarem o
aprendizado do Jovens e Adultos mais interessante, ajudou a compreender que
precisamos experimentar novas formas de ensino e saberes na Educação de Jovens
e Adultos.
Projeto elaborado pela Benivalda Silva Ribeiro, aluna de Pós
e de Graduação do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, do
Instituto Federal de Roraima.
Parabéns aos Professores e alunos da Residência Pedagógica do IFRR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário