quarta-feira, 21 de abril de 2021

Euphorbia milii

 









Euphorbia milii

 

A Coroa-de-cristo é um arbusto espinhoso originário de Madagascar muito difundido no Brasil, onde são utilizados como planta ornamental e como proteção em cercas vivas. Também é conhecida como colchão-de-noiva, dois-irmãos, bem-casados, coroa-de-espinhos, martírios, duas-amigas, coroa-de-nossa-senhora e dois-amigos.

Essa planta pertencente à família das Euphorbiaceae, gênero Euphorbia e espécie Euphorbia milii e suas variações. Esse vegetal consiste em um arbusto perene de até 02 metros de altura, bastante ramificado, com longos ramos regulares, retorcidos ou lisos, providos de numerosos espinhos afiados em forma de agulhas, medindo cerca de 03 cm de comprimento.

Seu nome é uma homenagem ao Barão Pierre-Bernard Milius, governador pela França da Ilha de Bourbon, atual Ilha Reunião, o qual doou algumas plantas desta espécie para o Jardim Botânico de Bordeaux em 1821.

Trata-se de uma semi-herbácea, e apresenta espinhos rígidos e folhas concentradas principalmente na parte superior dos ramos. Possui pequenas inflorescências protegidas por brácteas de coloração vermelha, podendo apresentar variedades de coloração amarela e vermelhas, que dependendo da insolação se torna levemente rosas.

A planta é um arbusto perene que possui látex cáustico e irritante, que pode afetar as mucosas nasal, oral e ocular. Quando entra em contato com os olhos ocasiona conjuntivite podendo causar lesões mais graves levando a perfuração da córnea e cegueira.

Portanto, a coroa-de-cristo é uma planta rica em um látex leitoso e muitos espinhos. O látex encontrado possui várias substâncias cáusticas e tóxicas, que podem causar queimação, irritação e inflamação quando em contato com a pele. O contato do látex com olhos pode levar à cegueira se não tratado adequadamente.

 

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Subclasse: Magnoliidae

Ordem: Malpighiales

Família: Euphorbiaceae

Género: Euphorbia

Espécie: Euphorbia milii

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICOEuphorbia milii

PSEUDÔNIMO: Coroa-de-cristo, colchão-de-noiva, dois-irmãos, bem-casados, coroa-de-espinhos, martírios, duas-amigas, coroa-de-nossa-senhora e dois-amigos

FAMÍLIA: Euphorbiaceae

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEMContinente Africano, de Madagascar.

PORTE: Chega atingir 2 metros de altura.

FOLHAS: Suas folhas são alternadas, simples, inteiras, obovadas ou espatuladas, glabras, membranosas e pecíolos curtos.

TRONCO:Presente.

LUMINOSIDADE: Meia-sombra e sol pleno.

ÁGUA: precisa de água sem encharcamento.

CLIMA: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical.

CULTIVO: solos férteis e com regas periódicas, mas se adaptam facilmente depois de estabelecidas em solos fracos e com pouca água

UTILIZAÇÃO: planta ornamental e servido como cerca-viva, isolada ou junto ao muro.

PROPAGAÇÃO: por estacas no período chuvoso ou no inverno.

VARIEDADES: estas variedades é a que tenho:

- Euphorbia milii var. tananarivae ou lutea

- Euphorbia milii var. Grandiflora-Thai-Hybr. Século

- Euphorbia milii var. splendens

 

REFERENCIAS:

LUCENA, M. F. A. Diversidade de Euphorbiaceae (s.l) no Nordeste do Brasil. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/722/1/arquivo7077_1.pdf Acesso em 21 abril de 2021.

 

Disponível em: http://llifle.info/Encyclopedia/SUCCULENTS/Family/Euphorbiaceae/23360/Euphorbia_milii Acesso em 21 abril de 2021.

 

 


Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito meu amigo Afonso. Com classificação e tudo