segunda-feira, 5 de abril de 2021

ORBEA SCHWEINFURTHII

 







ORBEA SCHWEINFURTHII  

Origem e habitat: Orbea schweinfurthii é nativo do continente Africano e dos países como: Zaire, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, Ruanda.

Habitat e ecologia: Cresce entrelaçada com as hastes dos arbustos esparsos, como geralmente é visto com a maioria dos membros das Stapelieae. Ao contrário da maioria das outras espécies do gênero Orbea, essa espécie não é polinizada por moscas de carniça, mas por pequenas moscas de frutas (Drosophila). A flor de Orbea schweinfurthii tem cheiro de frutas maduras, enganando uma fonte de alimento e um local adequado para a postura de ovos de Drosophila.

É uma planta suculenta perene que forma um tapete. Com suas hastes: principalmente prostradas, basalmente ligeiramente afuniladas, 8-10 cm de comprimento/altura, de 4 a 5 nervuras na seção, fortemente tuberculadas. Cada haste tem um comprimento de 8 a 15 mm, estendendo-se a um pouco ascendente.

Suas folhas são rudimentares, levemente dobradas para cima, com rudimentos estipulares.

Já as suas Inflorescências estão ligados as hastes de flores laterais que surgem na parte apical das hastes. Flores 2-5 por cabeça, abrindo em sequência rápida, hermafrodita, actinomórfica (simetria radial). Os seus botões são arredondados, obtusos, com brácteas triangulares lanceoladas de 2,5 mm de comprimento, 1,5 mm de largura, obtusas. O seu pedúnculo robusto, com cerca de 3-4 mm de comprimento, 1,5 mm de diâmetro, pontiagudo. As suas sépalas 2-3 mm de comprimento, 1-1,2 mm de largura. Corola de 10 a 15 mm de diâmetro, unida na metade central, exterior verde com poucas manchas vermelhas, interior amarela a marrom, manchada de vermelho vinho, bege ou roxo. Já o tubo de corola é muito plano, cercado por um anel espesso e carnudo que envolve a corona basalmente.

Portanto é uma planta do grupo das Asclepiadaceae é uma subfamília de plantas dicotiledoneas, composta por cerca de 2 000 espécies repartidas em aproximadamente 250 gêneros. É uma subfamília cosmopolita, composta na maioria por plantas herbáceas, lianas e arbustos, mas também algumas árvores, e por vezes de especto de cactos. Para cultivar, procure oferecer um ambiente bem ventilado e com muita  luz. Substrato bem drenado, como se usa em cactos ou rosas do deserto, e evite encharcar, pois excesso de umidade faz a perder a planta.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Nome e classificação científica:

·                    Nome Científico: Orbea schweinfurthii

·                    Nomes Populares: Flor-estrela, cacto estrela

·                    Família: ASCLEPIADACEAE

·                    Categoria: suculentas

·                    Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical e Tropical.

·                    Origem: África, África do Sul

·                    Altura: menos de 15 cm

·                    Luminosidade: Meia Sombra e Sol Pleno

·                    Ciclo de Vida: Perene


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

 

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Subclasse: Asteridae

Ordem: Gentianales

Família: Apocynaceae

Subfamília: Asclepiadoideae

Gênero: Orbea

Nome Científico: ORBEA SCHWEINFURTHII

 


Um comentário:

Unknown disse...

Achei muito bela. E muito bem cuidada