sexta-feira, 21 de maio de 2021

HUERNIA KENIENSIS














HUERNIA KENIENSIS


É uma espécie tropical de suculenta com hastes cinza-esverdeadas de 05 ângulos, com algumas manchas vermelhas. A planta produz uma abundância de flores em forma de estrela com uma corola distintiva de dez pontas. As flores são avermelhadas a arroxeadas cobertas de pequenas verrugas e se desenvolvem em sucessão.

O nome do gênero se dá em homenagem a Justus van Heurne (1587–1653), um missionário, botânico e médico holandês, que é considerado o primeiro europeu a documentar e coletar plantas do Cabo sul-africano. Seu sobrenome tem variações (van Horne, Heurnius, van Heurnius), no entanto, foi digitado incorretamente pelo coletor de plantas.

O gênero Huernia (família Apocynaceae, subfamília Asclepiadoideae) é constituída por perene, precipitadas suculentas de Oriente e África do Sul e Saudita, descrito pela primeira vez como um género desde 1810.

As flores são cinco lobadas, heteroclamídea, gametopétalas, geralmente um pouco mais em forma de funil ou sino do que no gênero Huernia, e muitas vezes listradas vividamente em núcleos ou tons contrastantes, algumas brilhantes, outras opacas e enrugadas, dependendo da espécie em questão.

A Huernia keniensis deverá ser plantada em um substrato de qualidade (com textura leve e boa drenagem). Essa planta deverá receber pelo menos 04 horas de sol por dia (de preferência enquanto for pequena o sol da manhã) e muita luminosidade natural ela irá florir praticamente o ano todo!

 

Classificação científica

Reino: Plantae

Divisão: Traqueófito

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Gentianales

Família: Apocynaceae

Subfamília: Asclepiadoideae

Tribo: Ceropegieae

Gênero: Huernia

Espécies: Huernia keniensis

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICOHuernia keniensis

PSEUDÔNIMOconhecida como Flor-Dragão-do-Quênia; huernia do sininho.

FAMÍLIA: Apocynaceae

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEMContinente Africano especificamente do Quênia.

PORTE: A planta ramifica-se formando uma touceira e mede 15 cm adulta, flor de cinco lóbulos em forma de sino, que surgem nas axilas da planta e mede 01 cm aproximadamente.

FOLHAS: ausente das laterais das hastes.

TRONCO: ausente.

LUMINOSIDADE: Meia-sombra e sol pleno.

ÁGUA: precisa de água na formação das flores.

CLIMA: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical.

CULTIVO: De crescimento muito lento, gosta de solos pobre em matéria orgânica.

UTILIZAÇÃO: suculenta ornamental, tem um fedor de carniça consegui atrair as moscas para a sua fecundação acredito ser uma coevolução.

PROPAGAÇÃO: Por hastes apical e lateral.

FLORAÇÃO: a maior parte do ano

Duração da flor: em média 5 dias

REGAS: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou antes de regar novamente.

SUBSTRATO: Para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pinus moída.

FERTILIZAÇÃO: Uma vez na primavera e uma vez no verão, com adubo orgânico ou NPK 10-10-10 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem).


Um comentário:

Unknown disse...

Muito bem cuidada a planta. E bonita.