segunda-feira, 31 de maio de 2021

KALANCHOE LAXIFLORA VAR. VIOLACEA










 

Kalanchoe laxiflora var. violacea

 

O Kalanchoe laxiflora violácea é uma planta suculenta de origem do continente Africano e nativa da sua maior ilha Madagascar. É uma planta do grande gênero Kalachoe, pertencente à família Crassulaceae.

Possuem características de se alongar, ciclo de vida perene, com caules que atingem entre 30-50 cm, em condições adequadas ligeiramente ramificada, de acelerado de crescimento, onde novas folhas e caules de quase qualquer região de surgir a haste central.

As folhas são uma das estruturas mais marcantes da espécie porque as suas margens apresentam um corante varia dependendo da intensidade da radiação solar recebida pela planta. As folhas crescem margens opostas com pequeno, mas visível; folhas têm bordas irregulares e dentadas. Colorir as margens que variam do rosa ao roxo escuro e em alguns casos, onde a luz é pobre, pode ser amarelo esverdeado. Somente as bordas são coloridas, enquanto o resto da folha tem uma cor verde clara.

As flores aparecem de inflorescências terminais acompanhados por uma haste floral. As flores são numerosas e cilíndrica. O período de floração não é bem definido, mas floresce principalmente em períodos quentes, como verão e outono. É uma espécie nativa da África do Sul e Madagascar, mas tem sido comercializado em todo o mundo como planta ornamental.

A iluminação deverá ser crescente em locais claros para atingir a cor mais marcante das folhas. Suporta crescer dentro de casa sempre que a iluminação é adequada. No lugar ao sol; recomenda-se que crescem sob a luz filtrada sol.

A temperatura ótima para o crescimento deve ser entre 20 a 25 °C ou mais durante todo o ano.

Essa planta deverá ser irrigada quando o substrato estivar totalmente seco. Essa planta é muito tolerante a qualquer substrato, desde que a mesma seja bem drenada.

A água deve escorrer bem para que o solo seca rapidamente. A drenagem pode ser promovida através da mistura de solo do jardim com areia grossa e pequenas pedras.

As pragas e doenças: elas podem ser atacadas por pulgões e ácaros, mas o principal inimigo da espécie é o excesso de água. Empoçamento provoca podridão radicular e posterior morte da planta. O excesso de umidade vai favorecer o desenvolvimento de fungos que destroem as raízes. 

 

 CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Divisão: Magnoliophyta

Ordem: Saxifragales

Família: Crassulaceae

Gênero: Kalanchoe

Espécies: Kalanchoe laxiflora violácea

 

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICOKalanchoe laxiflora violácea

PSEUDÔNIMO: Kalanchoe

FAMÍLIA: CRASSULACEAE

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Continente africano, África do Sul e Madagascar.

PORTE: Chega atingir 50 cm de altura.

PENDENTE: pode ultrapassar um metro quando estiver pendente.

FOLHAS: suas folhas são marcantes com coloração que variam do rosa ao roxo escuro e em alguns casos, onde a luz é pobre, pode ser amarelo esverdeado. Somente as bordas são coloridas, enquanto o resto da folha tem uma cor verde clara. Também apresenta quanto a sua filotaxia folhas opostas.

TRONCO: suculento.

LUMINOSIDADE: Sol pleno e sol difuso.

ÁGUA: precisa de água quando estivar muito seco.

CLIMA: Subtropical e Tropical.

CULTIVO: De crescimento rápido, gosta de solos super drenado.

UTILIZAÇÃO: suculenta ornamental.

PROPAGAÇÃO: Por estacas e folhas.

CATEGORIA:  suculentas e folhagens.

 

OBSERVAÇÃO: as minhas estão em um ambiente pendente. 

 

Nenhum comentário: