sábado, 14 de maio de 2022

Ação social: “Eu e Minha Família na Escola Construindo Novos Sonhos”


Alunos cantando em línguas de sinais 

Alunos cantando em línguas de sinais 
Mães dos alunos
Mães dos alunos e Professor
Aluna revelação - cantando 
Mães e alunos (as)
Aluna fazendo uma homenagem a sua mãe. 
a aluna lendo uma poesia
Lendo um jogral 
A aluna homenageando sua mãe
Cantando em línguas de sinais para a sua mão - Foi lindo!
Um poesia de sua autoria para a sua mão
Homenagem para as mães
Pais e mães presentes na ação social
Apresentação dos alunos



Mãe e filha presenta na homenagem do dia das mães
Professores da Escola


Mãe e filhos


Mãe
Alunos observando uma estrutura celular

Professores conversando com os pais
Participação dos residentes da residência Pedagógica - UERR
aluno observando as bactérias em suas mãos 

alunos observando uma célula eucarionte e procarionte 




Professora Sandra Karine e sua residente
Célula vegetal

 Mãe e filha observando a celular eucarionte e procarionte 


Nesta sexta feira treze de maio de dois mil e vinte e dois, na Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, em Boa Vista, Roraima, foi realizada uma ação social. Essa ação social, foi um conceito motivador criado pela comunidade escolar para devolver o que a sociedade escolar tem recebido de presente.

Essa ação teve como objetivo desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar envolvendo a família com ações que possam ajudar amenizar as dificuldades devido à mudança na situação financeira das famílias durante a Pandemia.

A escola Estadual Ayrton Senna da Silva, tem seus ideais na educação formal, que corresponde ao processo adotado por escolas e universidades, isto é, por instituições de ensino que são física e administrativamente organizadas de acordo com requisitos legais da LDB e Bases Curriculares Brasileira.

O Projeto teve como título, “Eu e Minha Família na Escola Construindo Novos Sonhos”, foi uma ação maravilhosa que revelou talentos na parte literária (poetas), musical (cantora), educacional (Professor(a)) e humanista. Essa ação, foi dentro de uma perspectiva com uma grande variedade de posturas éticas e morais, que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações dos alunos e capacidades humanas de repensar na construção de uma racionalidade social e humanitária.

A participação da família na escola e importante, pois acredito que a família é base na constituição do ser humano. Costuma ser o primeiro grupo social no qual convivemos e nos acompanhamos por toda a vida. Mesmo quando perdemos o contato físico com familiares, eles permanecem vivos em nossa memória.

É nesse sentido, que aprendemos a conviver com as diferenças uns dos outros, a respeitar a individualidade de cada um, a compartilharmos afetos e construirmos valores que serão o alicerce da nossa maneira de nos relacionarmos com o mundo interno e externo. No convívio familiar, aprendemos a lidar com compromissos e conflitos, na escola também.  

Portanto, acredito que a família na escola ajuda aprender a trilhar de forma unida esse caminho complexo que é a constituição de propostas educacionais inclusivas para todo e qualquer ser pensante. Devem, juntos, aprender a aprender, discernir quais são as amarras que, de fato, impedem ou atrapalham o acontecimento de uma educação de qualidade para todos os envolvidos na educação básica brasileira.

Agradecemos a Universidade Estadual de Roraima na pessoa da Professora Sandra Karine, Residentes da Residência Pedagógica, os Pais, os Alunos, Funcionários, Professores e a Gestora da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva que tem realizado seu trabalho com louvor. Também aos amigos Professores que levaram suas turmas para nos prestigiar e sempre tem colaborado com as ações na Escola.   


Um comentário:

joseliaalmeida disse...

Gratificante a participação de todos. Descobrindo talentos e aproximando a família da escola. Um trabalho em equipe.