sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

THUNBERGIA GRANDIFLORA

 





O Thunbergia grandiflora é uma planta da família Acanthaceae, e conhecida popularmente como azulzinho e tumbergia azul. É uma trepadeira, que atinge até sete metros de altura dependendo do tutorial. Com ramificação e belíssima flores de coloração que varia do azul até o lilás intenso.

As suas folhas são simples, opostas, e coloração verde virtuoso. As suas flores são tubulares em forma de campânula formam inflorescências vistosas. 

Produz longos períodos de floração, com sementes que germinam facilmente. Brota também a partir de estacas podadas e rebrotam intensamente dependendo assim do tutorial como guia.

Essa planta é nativa da Ásia, especialmente da Índia, foi introduzida no Brasil como ornamental, e hoje encontramos em todo o país.

Em Boa Vista – Roraima – Brasil, são encontradas em jardins externos de algumas residências.

 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

 

REINO: Pantae

DIVISÃO: Magnoliophyta

CLASSE: Magnoliopsida

ORDEM: Lamiales

FAMÍLIA: Acanthaceae

GENÉRO: Thunbergia

ESPÉCIE: Thunbergia grandiflora

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICO: Thunbergia grandiflora

NOME POPULARTumbérgia-azul, azulzinho.

FAMÍLIA: Acanthaceae

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: da Índia.

PORTE: entre 04 a 07 metros de altura, dependendo do suporte, pois essa planta é uma trepadeira.

FOLHASFolhas simples, peciolada, cordiforme, de consistência membranosa, de nervuras peninérvea, bordo palmatífida formando uma pequena serra de margens irregulares e onduladas de 05-14 cm de comprimento, com pecíolo de cerca de 04 - 07 milímetros de espessura, 04 a 05 centímetro de altura e um principal que pode variar de 15 a 20 centímetro comprimento da folha. Com filotaxia oposta dística e coloração verde claro.

INFLORESCÊNCIA: com valor ornamental, coloração azul a um lilás intenso e belíssimos cachos com flores tubulares.

FLORES: suas flores são andrógenas, pedunculada, pedicelada, diclamídea, receptáculo, heteroclamídea, isostêmone e perígina. Essas flores possuem 02 sépalas (bissépalo e dialissépalas), 05 pétalas (multipétala, gamopétalas e actinomorfa) isostêmone e perígina.   

LUMINOSIDADE: sol pleno, meia sombra e sol filtrado.

ÁGUA: com solo úmido, mas não encharcado.

CLIMA: tropical, Subtropical, Equatorial. Não tolera temperaturas muito baixas.

PODA: quando necessário.

CULTIVO: em solo areno-argiloso para facilitar a drenagem. Sugestão de mistura: uma parte de terra comum de jardim, 01 parte de composto orgânico ou pó de fibra de coco, 01 parte de terra e carvão vegetal e 01 parte de areia.

FERTILIZAÇÃO: Não é muito exigente, aplicar de 01 a 03 colheres de sopa de NPK, fórmula 10-10-10 longe das raízes.

UTILIZAÇÃO: usada em ambientes externos, de forma isolada ou formando um paredão de planta verde com as flores de coloração que variam entre o azul ao lilás.

PROPAGAÇÃOMultiplica-se facilmente por estacas.

CATEGORIA: trepadeira e ornamental.

 

 

REFERÊNCIAS:

 

Disponível em: https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/tumbergia-azul-familia-acanthaceae/  Acesso em 19 Jan. 2024.

 

VIDAL, W. N.; VIDAL, M. R. R e PAULA, C. C. BOTÂNICA – Organografia: quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 5 ed. VISOÇA: UFV. 2021.

 

 


Nenhum comentário: