domingo, 7 de setembro de 2014

CYCAS REVOLUTA



















CYCAS REVOLUTA

A Cycas revoluta é uma planta dioica, isto é, cada indivíduo só tem órgãos masculinos ou femininos; as masculinas formam cones cilíndricos carregados de pólen e as femininas grupos de megásporos marrons, que produzem sementes vermelhas, sendo estas semelhantes a nozes. Com 200 milhões de anos é chamada de fóssil vivo e sofreram poucas mudanças desde que surgiram no planeta.
A planta que tem a parte central em cone é a planta masculina, onde haverá o pólen para as flores femininas. No mercado seu preço é mais que o dobro da planta feminina, pois propicia a polinização com a consequente obtenção de frutos. Esta planta tem um aspecto arbóreo, no entanto é considerada um arbusto. É uma das plantas mais antigas do mundo.
O tronco lembra uma palmeira, lenhoso a semilenhoso, com ou sem ramificações.
As folhas são dispostas em coroa, são grandes, podem atingir de 1,20 a 1,50 de comprimento por 15 ou 20 cm de largura. Os folíolos numerosos são finos e rígidos de ponta aguçada.
Atualmente, dela, é extraído um amido, chamado de sagu, usado na alimentação, mas atenção é extremamente venenosa se ingerida sem processá-la , devendo tomar cuidado com animais domésticos que podem encontrar nela um sabor palatável; os sintomas clínicos aparecem depois de 12 horas, e podem incluir vômitos, diarreia, fraqueza, convulsões e cirrose hepática. Apesar disto é uma das peças mais comuns nos jardins.

Onde e Como Plantar

De hábitos tropicais, a Cycas revoluta necessita de uma boa dose de sol diariamente para viver bem vistosa, não precisa ser necessariamente sol direto durante todo o dia, porém é aconselhável várias horas por dia, o que dificulta o cultivo em interiores, que precisam ser bem abertos para a entrada de luz.
A proliferação dessa planta costuma ser feita a partir do plantio de suas sementes, porém devido à demora para o crescimento da mesma é aconselhável para pessoas que pretendem apenas decorar um jardim adquirir mudas prontas, ai basta fazer o transplante para uma cova em solo devidamente preparado.

Tipo de Solo

O solo aconselhável é a misturar muita de areia grossa e fertilizante orgânico ao solo antes do plantio, isso para que ele fique com uma boa drenagem e alta fertilidade. Apenas tome cuidado para caso o solo já esteja altamente adubado, pois o exagero também não é bom para a planta.

Como Cuidar

Irrigue diariamente de forma a manter o solo sempre úmido, porém sem nunca encharcá-lo, a alta drenagem caso você misturou areia ao solo ajudará um pouco a não errar a dose. Devido ao lento desenvolvimento dessa planta, desde que ela esteja suficientemente hidratada ela provavelmente não apresentará problemas por falta de nutrientes ou excesso de ramos mortos, logo, excepto se ela contrair alguma doença como fungos ou cochonilhas, o trato da Cica será bem simples.
Pode desenvolver uma altura de 2,0 metros ou mais, mas seu crescimento é muito lento, cerca de 4 cm ao ano.


Inflorescência masculina
Esta espécie, erroneamente confundida com as palmeiras, alimenta os modismos de tempos em tempos. Na segunda metade do século XIX começou a ser plantada, no Brasil, como peça central nos canteiros geométricos e suas folhas eram usadas nas coroas fúnebres e nas ornamentações das igrejas.


Vários fatores que interferem no desenvolvimento e crescimento da cica:
  • excesso de regas. As folhas não devem ser molhadas com água tratada, por causa do cloro;
  • solo muito compacto que impede uma boa drenagem. É aconselhável adicionar areia para tornar a terra mais porosa;
  • pontos brancos ou amarelados nas folhas, escamas ceráceas ou cotonosas , teias finas, são causados por Cochonilhas, ácaros ou fungos (Alternaria ou Cercospora). Este é um dos problemas mais frequentes, normalmente ocasionado por excesso de regas, combinada com sombra em demasia e drenagem deficiente; nesse casos o combate com óleo de neem, resolve os dois primeiros e os fungos são controlados polvilhando cinzas;
  • muita sombra. A planta deve receber mais luminosidade natural;
  • preferem clima seco. A umidade em excesso tem que ser evitada. Devendo ser regadas com mais frequência na época em que novas folhas aparecem;
  • queimaduras nas folhas surgem quando foi cultivada em viveiro sombreado ou em ambientes internos e a colocamos, repentinamente, sob sol pleno, ou quando são aplicados, sob sol intenso, defensivos ou adubos foliar;
  • folhas novas retorcidas e velhas com pontos brancos e pretos. A causa é o ataque de vírus (mosaico). Não existe cura, para isto, a não ser evitar vetores como pulgões, mosca-branca e trips;
  • manchas amarelas e extremidades das folhas secas. Falta de potássio (o K do NPK). Cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura ou cloreto de potássio suprem a deficiência;
  • folhas jovens e brotações novas amarelando, evidenciam uso de fertilizantes errados ou mal aplicados. É preferível o uso de fertilizantes de liberação controlada;
  • brotações retorcidas, indicam falta de luz natural;
  • escamas pulverulentas caindo do tronco, são causadas pelo ataque de cupins. A aplicação de inseticidas alternativos, como o Metarril M103 + boveril B102, da Itaforte, controlam o problema.
Nome e classificação científica:
  • Nome Científico: Cycas revoluta
  • Nomes Populares: Cica, Palmeira-sagu, Sagu
  • Família: CICADACEAE
  • Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Bonsai, Plantas Esculturais
  • Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
  • Origem: Ásia, Indonésia, Japão
  • Altura: 3.0 a 3.6 metros
  • Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene


2 comentários:

Unknown disse...

qual é a epoca de floração dela,seu tempo de germinação e quantas sementes ela libera?

Affonso Queiroz disse...

A Cycas revoluta é uma planta tóxica e dioica, produz estróbilos masculinos, femininos e sementes. O período de formação das sementes depende da planta.
Como reproduzir? depois da fecundação do estróbilo ocorre a formação da semente. Sua reprodução pode ser feita por sementes, cuja germinação e crescimento é muito demorado (podendo levar anos a germinar), ou por separação das brotações laterais. Vale lembrar que as brotações, depois de retiradas, devem ser secadas por vários dias em local fresco e seco para que não haja apodrecimento após o plantio.