domingo, 7 de setembro de 2014

Dracaena marginata Tricolor















Dracaena marginata ‘Tricolor’.


A Dracaena marginata é considerada uma das plantas de interior mais resistentes. Esta planta de interior tão popular, é originária de Madagascar e da África Central. Foi descoberta pela primeira vez no Japão e desenvolvida na Florida e Porto Rico, tendo sido introduzida no mercado pela primeira vez em 1973. O caule geralmente é eretos, delgados e tortuosos, mas com o passar do tempo vão se tornando espessos.
Quanto menos verde for a variedade da sua planta de interior, mais luz ela precisa. No caso das dracenas, será pois óbvio que a variedade 'Tricolor' precisa de mais luz do que a espécie original. A regra universal para todas as variedades: Muita luz, mas filtrada. As dracenas aguentam níveis de luz baixos, mas sempre em detrimento da sua saúde.
A melhor forma de propagar esta planta é simplesmente colocando uma estaca em água para enraizar. Na foto acima podem ver uma estaca da minha 'Tricolor' que enraizou facilmente após alguns dias. Para além disso, a propagação pode ser usada por estaca - estaquia, alporquia e mergulhia. Podendo ser realizada em qualquer época do ano.
A adubação pode ser um um pouco de adubo líquido, natural e NPK, fórmula 10-10-10, de 1 a 3 colheres de sopa conforme o tamanho do vaso, colocados ao redor do caule, nunca junto a ele, pois pode matar ou queimar as raízes.
Essa planta aguentam bem o ar seco, mas preferem ar úmido. Pulverize as folhas da sua dracena com frequência e limpe o pó das mesmas usando um pano (h)úmido macio. Desta forma evita frios e ventos fortes.

NOME CIENTÍFICO: Dracaena marginata ‘Tricolor’.
NOME POPULAR: Dracena-tricolor, dracena-arco-iris, dracena-de-madagascar.
FAMÍLIA: 
LILIACEAE
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: Madagascar, Hortícolas desenvolvidas em Porto Rico e Flórida.
ALTURA: Chega atingir até metros de altura.
FOLHAS: Lineares, longas, com 30 a 90 cm de comprimento.
NOTA: Atualmente existem diversas variedades hortícolas.
LUMINOSIDADE: Sol Pleno e meio a sombra

3 comentários:

Unknown disse...

esta planta e da familia liliaceae?,pois foi assim que aprendi,estou correta ou não?
aguardo retorno. obg ana

Affonso Queiroz disse...

... obrigado! Já retifiquei! Um gde abraço!

Affonso Queiroz disse...

... você tem razão! Fiz a correção!