sábado, 6 de setembro de 2014

PATA-DE-ELEFANTE



















PATA-DE-ELEFANTE
  • Nome Científico: Beaucarnea recurvata
  • Nomes Populares: Pata-de-elefante, Biucárnea, Nolina
  • Família: Ruscaceae
  • Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Plantas Esculturais
  • Clima: Equatorial, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical
  • Origem: América do Norte, México
  • Altura: 4.7 a 6.0 metros
  • Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene
A pata-de-elefante é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e aspecto escultural. Apesar de se assemelhar com as palmeiras, más não é. Ela é considerada um arbusto ou arvoreta, que pode alcançar cerca de 06 (seis) metros de altura quando adulta. Seu tronco é muito ornamental, geralmente único com a base dilatada, para o armazenamento de água. Uma adaptação para sobreviver por longos períodos de estiagem.
A pata-de-elefante tem sido muito utilizada tanto em ambientes internos (em vasos) como em áreas externas. É uma planta semi-lenhosa, arbustiva, de tronco geralmente não ramificado. Possui inflorescências brancas de pouco valor ornamental que surgem eventualmente no outono.
Prefere temperaturas de médias a altas, e baixa umidade do ar, mas é tolerante a baixas temperaturas. A planta pode entrar em dormência durante o inverno.
COMO CUIDAR: Cresce bem em locais de alta à baixa luminosidade; mas se dá melhor quando há pelo menos um pouco de sol direto no decorrer do dia.
Na fase juvenil é excepcional para plantio em vasos ou para formação de pequenos grupos, a pleno sol. Na fase adulta e idosa, em parques e jardins impressiona pelo aspecto estranho, exótico, e muito imponente de seu conjunto arquitetônico.
Os maiores problemas acontecem por regar a planta em excesso. Precisa de solo seco, pois é suscetível a algumas podridões de raiz. A planta armazena água na sua base, não pedindo regas frequentes. Deixe a terra secar bem antes de regar. Em certas situações, você pode não precisar regar por até um mês!
O crescimento é relativamente lento em vasos, e raramente a troca de vaso é necessária. Se as novas brotações estiverem claras, você regou demais.
COMO REPRODUZIR: Multiplica-se por meio de sementes produzidas nas plantas femininas, mas raramente florescerão em casa. Comprar novas mudas de viveiros ainda é a melhor opção.


Disponível em: http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2011/05/pata-de-elefante-beaucarnea-recurvata.html Acesso em: 06 Set. 2014.








Nenhum comentário: