sábado, 21 de setembro de 2019

PALESTRA COM O TEMA “SUICÍDIO” NA ESCOLA ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA

 Orientadora, Gestora, Professores e Alunos.
 Alunos contando


 Gestora da Escola
 Professora trabalhando os temas para socialização.
 Aluno
 Aluna
 Apresentação do tema



 Professores e alunos

 Orientadoras









 Palestrante


 Professores



 Professora e Alunos





 Professor e residentes do IFRR no apoio.

PALESTRA COM O TEMA “SUICÍDIO” NA ESCOLA ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA
No dia 21 de setembro, no horário matutino e vespertino, a Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, promoveu junto a Secretaria de Educação do Estado de Roraima, uma palestra com tema voltado para a prevenção de suicídios e a valorização da vida, com os alunos, professores e gestão da Escola.
O SETEMBRO AMARELO é uma Campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, e tem com o objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Estado de Roraima e Brasil. 
Ao meu ver, a questão do suicídio é um problema de Saúde Pública, um mal silencioso, que podem afetar todas as pessoas de classes sociais. Fugir do assunto por medo ou desconhecimento, não é um bom sinal.
Segundo a Psicóloga Faria (2019) existem 05 sinais que indicam comportamentos suicida. Os sinais são: “tristeza excessiva e falta de vontade para estar com outras pessoas; alteração repentina do comportamento com uso de roupa muito diferente do habitual; tratar de vários assuntos pendentes ou fazer um testamento; demonstrar calma ou despreocupação depois de um período de grande tristeza ou depressão; fazer ameaças de suicídio frequentes”.
Para Faria (2019), este tipo de comportamento pode ser evitado, especialmente “quando os familiares ou amigos conseguem identificá-lo e ajudam a pessoa a iniciar tratamento adequado”.
Portanto, o comportamento suicida normalmente surge como consequência de uma doença psicológica não tratada, como é o caso da depressão severa, síndrome do estresse pós-traumático ou esquizofrenia. No Brasil temos o CVV – Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob o tema com total sigilo por telefone (188), e-mail e chat, 24 horas, todos os dias.

REFERÊNCIA:
FARIA, C. 5 sinais que indicam comportamento suicida. 2019 Disponível em: https://www.tuasaude.com/como-identificar-um-comportamento-suicida/ Acesso em: 21 Set 2019 as 17:44.




Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa!Na minha opinião,essa problemática é de extrema importância e deve ser trabalhada diariamente em nossas escolas em setembro deveríamos sim,festejar as vidas que salvamos.