O Pseuderanthemum carruthersii “Variegatum” é uma planta do tipo arbusto, pertence à família ACANTHACEAE, nativo da Polinésia e Melanésia, perene, ereto, lenhoso, ramificado, de 1,50-2,00 metros de altura e folhagem belíssima e ornamental.
.
Descrição
Folhas simples, peciolada, de consistência cartácea, oblanceolada (Lenceolada), glabra em ambas as faces, com manchas irregulares branco-acinzentadas, de margens inteiras ou irregulares e onduladas de 06-14 cm de comprimento, com pecíolo de cerca de 01 centímetro, bordo crenado, nervuras paralelinérveas e filotaxia oposta.
Inflorescências em racemos terminais, cachos paniculados e axilares, as flores são brancas com o centro róseo. Surgem no verão e atraem abelhas, borboletas e beija flores.
Frutos são pequenas cápsulas, cada uma contendo 04 sementes planas.
É indicado para cultivo como planta isolada ou em grupos formando maciços isolados; junto a muros, paredes, muretas e grades; pode ser cultivado em vasos tanto dentro como fora de casa.
.
CLASSIFICAÇÃO CIENTIFICA
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lilialis
Família: ACANTHACEAE
Gênero: Pseuderanthemum
Espécie: Pseuderanthemum carruthersii “Variegatum”
Nome binomial: Pseuderanthemum carruthersii “Variegatum”
CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:
NOME CIENTÍFICO: Pseuderanthemum carruthersii “Variegatum”
NOME POPULAR: Pseudoerântemo.
FAMÍLIA: ACANTHACEAE
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: Continente Asia, de países como Polinésia e Melanésia.
PORTE: até 02 metros de altura.
FOLHAS: Folhas simples, peciolada, de consistência cartácea, oblanceolada (Lenceolada), glabra em ambas as faces, com manchas irregulares branco-acinzentadas, de margens inteiras ou irregulares e onduladas de 06-14 cm de comprimento, com pecíolo de cerca de 01 centímetro, bordo crenado, nervuras paralelinérveas e filotaxia oposta.
INFLORESCÊNCIA: sem valor ornamental e coloração branca com o centro rosado.
LUMINOSIDADE: sol pleno, meia sombra e sol filtrado.
ÁGUA: com solo úmido, mas não encharcado. Durante os meses mais frios do ano e em ambientes internos reduza a quantidade.
CLIMA: tropical, Subtropical, Equatorial. Não tolera temperaturas muito baixas.
PODA: quando necessário.
CULTIVO: em solo areno-argiloso para facilitar a drenagem. Sugestão de mistura: uma parte de terra comum de jardim, 01 parte de composto orgânico ou pó de fibra de coco, 01 parte de terra e carvão vegetal e 01 parte de areia.
FERTILIZAÇÃO: Não é muito exigente, aplicar de 01 a 03 colheres de sopa de NPK, fórmula 10-10-10 longe das raízes.
UTILIZAÇÃO: usada em ambientes internos e externos, de forma isolada ou formando um maciço de plantas verdes.
PROPAGAÇÃO: Multiplica-se facilmente por estacas.
Referências:
Disponível em: https://tudosobreplantas.wordpress.com/2014/01/25/sistsp-pseudoerntemo-pseuderanthemum-carruthersii/ Acesso em 13 Jan 2022.
Disponível em: https://www.biologydiscussion.com/plants/flowering-plants/order-personales-familyacanthaceae-an-overview-botany/19828 Acesso em 13 Jan 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário