sexta-feira, 12 de agosto de 2022

ORBEA VARIEGATA MINIMA





 

Orbea variegata minima é uma planta da família Asclepiadaceae, nativa da África do Sul e Cabo Oriental. Possuem flores belíssima com um diâmetro de 3 a 5 centímetros, com 5 lóbulos sem corte, como uma estrela do mar, com padrões atraentes ou polvilhados com manchas chocolate/roxo, marrom/bronze em um fundo amarelo-esverdeado, principalmente em 6-7 linhas ou irregularmente espalhadas pelas pétalas da flor, Corola rugosa, com um disco central amarelo (anel) salpicado de manchas vermelhas escuras.  

É uma suculenta de caule macio ereta ou prostrada, ramificada acima do solo. Na idade forma grandes aglomerados. O cheiro de carniça das flores atrai moscas e outros insetos para polinização.

Seus caules são alastrados e decumbentes até 25 cm de comprimento, dentados, verde-acinzentado mosqueado roxo em pleno sol.

Sua temporada de floração chega até o final do verão ou no outono, têm um leve cheiro de carniça. É bastante floração livre se sob luz solar direta.

Seus frutos são capsulados simples deiscentes. A planta pode dar sementes prontamente, após a fecundação os carpelos desenvolvem frutos longos cilíndricos de até 12 cm de comprimento, estes precisam ser contidos quando amadurecem, pois, assim que o fruto abre, libera uma nuvem de sementes voadoras fornecidas com uma penugem de algodão emplumado branco. As sementes podem flutuar das vagens e flutuar pela estufa com a menor brisa.

 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Subclasse: Asteridae

Ordem: Gentianales

Família: Apocynaceae

Subfamília: Asclepiadoideae

Gênero: Orbea

Espécie: Orbea variegata

Subespécie: Orbea variegata minima

 

FICHA TÉCNICA

 

NOME CIENTÍFICOOrbea variegata minima

 

NOMES POPULARES: cacto estrela, Orbea variegata.

 

FAMÍLIA: ASCLEPIADACEAE

 

SINÔNIMOS:  

Orbea variegata (L.) Haw.

Stapelia variegata L.

Stisseria variegata (L.) Kuntze

 

CATEGORIA: suculentas

 

CLIMA: Equatorial, Oceânico, Subtropical e Tropical.

 

ORIGEM: continente africano – África do sul e Cabo.

 

ALTURA: até 20 centímetro

 

LUMINOSIDADE IDEAL: Meia Sombra e Sol Pleno

CICLO DE VIDA: É uma espécie suculenta perene de baixa densidade que se espalha pelo solo formando almofadas frouxas. Plante até 9 cm de altura e até 20 cm de diâmetro.

 

HABITAT E ECOLOGIA: Cresce em locais secos e rochosos dominados por diferentes comunidades arbustivas. Cresce quase sempre em posição semi-sombreada sob os arbustos de proteção e pequenas árvores.

 

CLIMA: Mediterrâneo, Oceânico, Semiárido, Subtropical e Tropical.

 

CULTIVO: De crescimento muito lento, gosta de solos pobre em matéria orgânica.

 

UTILIZAÇÃO: suculenta ornamental, tem um fedor de carniça consegui atrair as moscas para a sua fecundação acredito ser uma coevolução.

 

PROPAGAÇÃO: Por sementes e hastes apical ou lateral.

 

FLORAÇÃO: a maior parte do ano especialmente no período chuvoso - .

 

DURAÇÃO DA FLOR: em média uma semana.

 

ÁGUA: precisa de água na formação das flores e ter cuidado para evitar o encharcamento por muito tempo.

 

REGAS: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou antes de regar novamente.

 

SUBSTRATO: Para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa, carvão vegetal e casca de pinus moída.

 

FERTILIZAÇÃO: Uma vez na primavera e uma vez no verão, com adubo orgânico ou NPK 10-10-10 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem).

 

PRAGAS E DOENÇAS: mantenha suas raízes livres de cochonilhas, pois o ataque de fungos geralmente ocorre como resultado de danos aos caules causados ​​por insetos. Uma camada de areia na superfície do composto evita que a umidade se acumule ao redor da base das hastes e minimiza a chance de ataque de fungos nas raízes.

 

REFERÊNCIA:

Disponível em: http://www.llifle.com/Encyclopedia/SUCCULENTS/Family/Asclepiadaceae/19768/Orbea_variegata Acesso em: 01 Agosto 2022.

 

 


Nenhum comentário: