quinta-feira, 11 de agosto de 2022

SPATHOGLOTTIS PLICATA








Spathoglottis plicata é uma planta da família Orchidaceae, e esse grupo prefere solo úmido e alta drenagem. Sendo encontradas em ambientes naturais crescendo à beira de brejos e de terrenos alagados nas estações chuvosas, mesmo a pleno sol, alastrando-se por todo o ambiente.

Suas folhas são plissadas são chamativas de cor verde que emergem de um pseudobulbo cercado por bases foliares fibrosas persistentes.

Já as suas inflorescências em hastes eretas, com ou mais de 10 flores por cachos. Suas flores são pediceladas, em diferentes níveis e eixos com um perfume intenso e delicado. As flores são pequenas de 4 cm de diâmetro, de cor lilás. Surgem no verão e sua florada dura em torno de 20 dias, podendo florir mais de uma vez ao ano quando bem cultivada.

Os seus frutos são capsulados. É um fruto seco, do tipo deiscentes, cápsula loculicida com cerca de 03 mm de comprimento, verdes e cilíndricas.

No jardim, é usada em grupos formando grandes touceiras, em vasos com solo fértil, úmido e muito drenado.

 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem: Asparagales

Família: Orchidaceae

Gênero: Spathoglottis

Espécie: Spathoglottis plicata

 

FICHA TÉCNICA

 

NOME CIENTÍFICOSpathoglottis plicata

 

NOMES POPULARESorquídea filipina, orquídea terrestre

 

FAMÍLIA: Orchidaceae

 

CATEGORIA: plantas ornamentais

 

CLIMA: Equatorial, Oceânico, Subtropical e Tropical.

 

ORIGEM: Filipinas, norte da Austrália, Tailândia, Vietnã, Nova Guiné, Ilhas Salomón, Ilhas Cook, Havaí, Tonga, Samoa e Bornéu.

 

ALTURA: até 40 centímetro e com pendões florais com mais de 70 cm de altura.

 

LUMINOSIDADE IDEAL: Meia Sombra e sol da manhã.

 

CICLO DE VIDA: Perene. É uma espécie de planta ornamental perene de baixa densidade que se espalha pelo solo formando almofadas lindas de bolbos e maciços de planta com crescimento de até 40 cm de altura.

 

HABITAT E ECOLOGIA: Cresce em locais úmidos e rochosos dominados por diferentes comunidades arbustivas. Cresce quase sempre em posição semisombreadas sob os arbustos de proteção e pequenas árvores.

 

CLIMA: Semiárido, Subtropical e Tropical.

 

CULTIVO: De crescimento muito rápido, gosta de solos rico em matéria orgânica.

 

UTILIZAÇÃO: planta ornamental.

 

PROPAGAÇÃO: Por sementes e hastes apical ou lateral dos pseudobulbos.

 

FLORAÇÃO: a maior parte do ano inteiro, especialmente no período chuvoso.

 

DURAÇÃO DA FLOR: em média dois a três semanas.

 

CAULES: Os caules das flores são espessos, erectos e podem atingir 90 cm de altura, sendo delgados, cilíndricos, ligeiramente angulados com protuberância cônica e eretos.

 

FOLHAS: Suas folhas são plissadas de cor verde-médio que emergem de um pseudobulbo cercado por bases foliares fibrosas persistentes, presente, simples, consistência coriácea, lanceoladas, bordo inteiro ou liso, filotaxia alterna, sesseis, de até 15 cm de comprimento.

 

FLORES: flores de rosa purpura, hermafrodita, irregular, trímera, tripétala, trissépala, dialipétala, dialissépala, zigomorfa e efêmeras. Com androceu e o gineceu concrescidos em uma coluna ou ginostema.

 

ESTAÇÃO DE FLORAÇÃO: verão-outono.

 

FRUTO: o fruto formado é do tipo cápsula.

 

ÁGUA: precisa de água na formação das flores e ter cuidado para evitar o encharcamento por muito tempo.

 

REGAS: Sempre que o solo já estiver seco ou levemente úmido.

 

SUBSTRATO: Para plantas ornamentais a base de turfa, carvão vegetal, casca de pinus moída e muito material orgânico.

 

FERTILIZAÇÃO: Uma vez na primavera e uma vez no verão, com adubo orgânico ou NPK 20-20-20 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem).

 

PRAGAS E DOENÇAS: devemos manter suas raízes livres dos fungos e cochonilhas. Por isso, a adubação com fertilizantes orgânicos, ajuda a planta a se desenvolver suas raízes e livrar dos ataques de pragas.

 

REFERÊNCIA:

CAMARGO, P. R.; ANGELINI, B. G. et al. ORQUIDEAS. SÃO PAULO: Universidade de São Paulo – USP, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ Divisão de Biblioteca – DIBD. ISSN 1414-4530, ISBN 978-85-98316-16-1. 

Diwponível em: https://www.esalq.usp.br/biblioteca/sites/default/files/publicacoes-a-venda/pdf/SPR_Orquideas_0.pdf Acesso em 20 Jun 2022.

 

Fotos: Fotografado no vaso do jardim da Igreja Menino Jesus, Mecejana - Boa Vista - Roraima - Brasil.

 

 

Nenhum comentário: