O progresso e as inovações
tecnológicas provocam mudanças aceleradas no modo de vida da sociedade
brasileira e mundial, nas formas de educar e aprender, nas concepções de ensino
e nas qualificações. Além de simples mudanças, esse advento tecnológico tem se
caracterizado como um fenômeno que, muitas vezes, impõe à sociedade moderna,
hábitos e comportamentos diferentes dos já existentes, transformando as relações
dos seres vivos, o meio ambiente e a espécie humana.
Acredito que essas “tecnologias
inovadoras”, de “novas tecnologias”, “elementos tecnológicos”, “mídias
digitais”, “novas mídias”, as tecnologias de informação e comunicação (TICs)
recebem inúmeras denominações mundo afora, pois, seus impactos vêm alterando
significativamente o modo de vida e a produção do conhecimento e do saber. De modo
geral, “benéfica ou não”, pode-se dizer que as TICs compreendem os recursos e
possibilidades utilizados para comunicar e obter informações que dispõem de
amplos sistemas tecnológicos, de satélite e digitais de funcionamento, por
exemplo: a informática e seus derivados, a televisão e mídia impressa e sistema
de telefonia.
Portanto, as tecnologias, podem influencia
na maneira de pensar das gerações levando a interação e socialização de ideias
que possibilita o desenvolvimento e a melhoria de vida das gerações e caso o
professor se aproprie desta ferramenta, auxilia como um facilitador do processo
de ensino e aprendizagem na formação e no desenvolvimento das competências e
habilidades dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário