terça-feira, 26 de novembro de 2019

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA E SARAU LITERÁRIO NA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBORIA, BOA VISTA, RORAIMA, BRASIL















































PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA E SARAU LITERÁRIO NA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBORIA, BOA VISTA, RORAIMA, BRASIL

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares. Zumbi dos Palmares foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou para a libertação do seu povo e contra o sistema escravista brasileiro.
Em meio à diversidade de valores culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com as pessoas que são afrodescendentes que são a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações culturais, etc..
Portanto, percebe-se a necessidade de um trabalho constante deste tema no Ensino Médio, para proporcionar debates, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana brasileira. Assim, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica, com a diversidade literárias, na sociedade.

OBJETIVOS DESTE PROJETO:
  • valorizar a Cultura dos afrodescendentes na escola e fora dela;
  • promover a reflexão e resgate da identidade de um povo que foi explorado e escravizado;
  • conhecer e reconhecer alimentos, receitas e objetos de origem africana que já foram incorporadas na cultura brasileira;
  • construir conhecimentos sobre as tradições, crenças e maneiras de vestir-se povo africano;
  • reproduzir e recitar poemas literários da língua portuguesa, como também, trabalhar as correntes literárias da literatura brasileira.

METODOLOGIA
  • Pesquisas;
  • Exposição de pratos típicos;
  • Poemas, contos, músicas;
  • Danças;
  • Teatro;
  • Desfile com roupas de origem Africana;
  • Exposição de objetos;
  • Apresentação de coreografias;
  • Criação e recital de poesias.

AVALIAÇÃO
  • Observação e registro do desenvolvimento das atividades;
  • Questionamentos orais, com observação na argumentação do tema;
  • Observação das ações e atitudes de cada um dos alunos, frente as diversidades culturais.


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