domingo, 24 de novembro de 2019

Projeto de Linguagens, códigos e suas tecnologias da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, Boa Vista, Roraima, Brasil

















































































































Projeto de Linguagens, códigos e suas tecnologias da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, Boa Vista, Roraima, Brasil
O Projeto de Linguagens, códigos e suas tecnologias na Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, “foi muito maneiro” como disse um dos nossos alunos, quando perguntado a respeito da feira literária.
Para nós professores não deve ser novidade já que faz interpretação de texto que é uma das competências mais cobradas na prova de linguagens do Enem, nos Vestibulares e Concursos. A maioria das questões são baseadas na interpretação crítica de textos que variam entre os diversos gêneros textuais, por isso, é muito importante saber as principais estratégias de interpretação para conseguir uma boa pontuação nesta parte das provas da Escola e nos concursos diversos. Por esse motivo trabalhamos de maneira lúdica e atrativa para os nossos alunos os conteúdos da matriz curricular.
Para uma boa interpretação de texto, você também deve ter um bom conhecimento dos diferentes gêneros textuais. Pois, para nós, o saber é a codificação do conhecer e reconhecer os principais gêneros textuais, assim como, as suas principais características e os efeitos que eles podem produzir sobre a linguagem. Existe uma infinidade de gêneros de texto, e nas provas, você poderá encontrar artigos, poemas, charges, reportagens, histórias em quadrinho, entre outros. Por isso, trabalhamos e apresentamos no projeto de Linguagens, códigos e suas tecnologias.
Outro tema presente na matriz de competência e habilidades cobrados nas provas e seus conhecimentos das funções da linguagem. Este assunto explora a multiplicidade textual da linguagem, que podem ser sintetizadas nas seguintes funções básicas: Função referencial ou denotativa, função expressiva ou emotiva, função apelativa ou conotativa, função Poética, função Fática, função metalinguística. Tudo isso trabalhado no projeto de Linguagens, códigos e suas tecnologias.
Entretanto, as questões de linguagens são pautadas em textos que contemplam poesias concretas, literatura contemporânea, tradicional e movimentos literários. Por este motivo, os alunos devem estar familiarizados com elementos da história da literatura, já que a análise do texto é uma das competências mais cobradas nas provas do Enem, dos Vestibulares e concursos.
Portanto, acreditamos que no projeto de Linguagens, códigos e suas tecnologias os alunos elaboram e participam de um conhecimento prévio, prático e teórico dos grandes clássicos da literatura brasileira, assim como, outros que interagem de maneira lúdica o aprendizado dos nossos alunos na Escola Estadual Ayrton Senna da Silva.


Nenhum comentário: