quinta-feira, 5 de março de 2015

ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


UFRR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
PRÓ-CONSELHO - PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Módulo
Conselho Municipal e as Políticas Públicas
Professora
ANA ZULEIDE
Tutora
NATHALIE L. M.
Cursista
AFONSO QUEIROZ DA COSTA


ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O Plano Municipal de Educação é um guia prático de metas, definições e ações do Município para que os gestores tenham responsabilidades (do poder público e comunidade em geral) dos recursos que devem ser aplicados para que alcancem uma educação democrática, igualitária e de qualidade, assegurando assim um direito básico de cidadania aos seus munícipes.
Para isso, é necessária a participação de todos os segmentos da sociedade organizada. O Plano Municipal de Educação de uma gestão democrática as suas metas e ações são discutidas inicialmente em Fóruns Municipais com a participação dos conselheiros e da comunidade organizada. Subsidiando assim, a elaboração de seus planos, a Secretaria de Educação Básica, ligada ao Ministério da Educação, redigiu e publicou um “Documento Norteador para Elaboração de Plano Municipal de Educação – PME”, formulado com contribuições de organizações como União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A importância da construção de Planos Municipais de Educação é a continuidade da implementação de políticas públicas no setor, independente da descontinuidade de governos municipais. A sua aprovação pelo Legislativo Municipal, com consequente sanção pelo prefeito, significa que o Plano tem força de lei, e que sua aplicação deve ser obedecida pelas gestões seguintes, com a devida participação e o devido monitoramento pela sociedade, por meio de instâncias como o Conselho Municipal de Educação.
Os grandes desafios para a elaboração de Planos Municipais de Educação estão a necessidade de pesquisa, coleta e reunião de uma série de dados e indicadores sobre a educação no respectivo município, o que nem sempre é uma tarefa fácil em algumas regiões brasileiras, e a mobilização de capital humano e recursos materiais para esse importante desafio municipal. Outro desafio é compatibilizar o Plano Municipal com o Plano Nacional de Educação, mas resguardadas e respeitadas à identidade, a cultura e a autonomia de cada município.
Para a elaboração do Plano Municipal de Educação, do qual, são necessárias terem claras, as concepções e necessidades de cada munícipe em relação à educação. No entanto, a elaboração do Plano Municipal de Educação é necessária incluírem as seguintes concepções de Educação: Educação Escolar, de Educador, de Política Educacional, de Rede de Ensino, de Sistema de Ensino, de Conselho Municipal de Educação e outros pontos fundamentais. Com uma concepção de educação definida, fica facilitada a tarefa de mobilização de recursos humanos e materiais e identificação das metas e ações que devem ser incluídas no Plano Municipal de Educação.
Tais informações como taxa de escolarização, número de matrículas, taxas de aprovação, repetência, reprovação e abandono em todos os níveis de ensino no município, e também as taxas de evasão e distorção idade/série. Essas informações deverão ser discutidas, confeccionadas e justificadas com metas e ações com desafios possíveis a seres alcançadas no município.
O Plano Municipal de Educação deve ser construído de forma democrática e participativa. Por isso, devem participar do processo os diferentes setores do município, como: Poder Executivo (Prefeitura e Secretaria Municipal da Educação, mas também outras secretarias afins; representante do Conselho Municipal de Educação e outros Conselhos, como o Conselho do Fundef – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério e Conselho Tutelar; representante da Secretaria Estadual de Educação e Diretorias Regionais de Ensino); Poder Legislativo (Câmara Municipal, em particular as Comissões de Educação, Cultura e Esportes, e Tribunais de Contas); Ministério Público (Promotorias e Procuradorias); e Sociedade Civil Organizada (entidades ligadas à educação, como UNDIME, UNCME e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; outras entidades do setor, como União Nacional dos Estudantes, União Brasileira de Estudantes Secundaristas e Centros Acadêmicos; Fórum Municipal de Educação e outros do setor; Associações e Sindicatos de Professores e outros profissionais do setor; fundações, institutos e outras organizações de alguma forma ligadas à educação, como Pastoral da Criança, associações de moradores, organizações como Lions e Rotary Club, etc.).
O Plano Municipal de Educação deve conter alguns pontos centrais. São eles:
- DIAGNÓSTICO – Dados socioeconômicos e educacionais gerais do município. O Censo Demográfico e a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o Censo Escolar, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP), são fontes importantes de informações. No estado de São Paulo, a Fundação Seade também divulga e disponibiliza informações importantes, tendo lançado recentemente o SIM Educação - Sistema de Informações Municipais. Mas é muito importante e recomendável que o município tenha uma base própria de informações.
- DIRETRIZES – Definição das diretrizes do político-pedagógicas que serão seguidas no município, de forma prioritária, com base no Plano Nacional de Educação e na realidade local.
- OBJETIVOS E METAS – Com base no diagnóstico efetuado sobre a realidade educacional do município, e nas diretrizes escolhidas, definição dos objetivos e metas a serem alcançados, em determinados prazos, com respectivos recursos que devem ser mobilizados e ações que devem ser executadas, por este ou aquele agente.
O Plano Municipal de Educação também deve contemplar pontos como Monitoramento, Acompanhamento e Implantação, com ampla participação da sociedade; Valorização do Profissional de Educação; Currículo, incluindo pontos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e processo permanente de ação/reflexão/ação; e Valores que devem ser seguidos na educação no município, como Solidariedade, Participação, Autonomia, Ética, Democracia, Visão Humanística e respeito à vida em todas as suas dimensões.
Várias etapas e diversos procedimentos devem ser seguidos, para a construção, de forma democrática e participativa, de um Plano Municipal de Educação. Algumas ações relevantes: definição de um coordenador do processo; elaboração de um texto-base, como subsídio inicial; estabelecimento do cronograma e regimento; estudos das bases legais que serão consideradas; realizar Conferência Municipal da Educação para discutir o Plano Municipal, com ampla participação social; execução do diagnóstico; indicação das diretrizes; definição das metas e ações; identificação de mecanismos para acompanhamento e monitoramento; redigir anteprojeto de lei; elaboração de mensagem do Executivo à Câmara Municipal; acompanhamento de tramitação do projeto no Parlamento; divulgação ampla do Plano, com suas metas e ações; execução das ações do Plano, com devido monitoramento e acompanhamento de sua implantação; revisão e ajuste das metas traçadas.
Um Plano Municipal de Educação com ações concretas, eficientes, no sentido da melhoria da qualidade da educação, depende de ampla participação social no processo, de modo que todos se sintam responsáveis e coautores da elaboração e execução. Para isso devem ser mobilizados vários meios para incentivar a participação e conhecimento do processo de elaboração e da implementação do plano. Meios de comunicação tradicionais e alternativos, reuniões setoriais, seminários, palestras, audiências públicas e encontros são algumas das ações. O Plano Municipal de Educação deve ser de todos, para que todos sejam beneficiados, com a melhoria permanente da qualidade da educação.
Portanto, a construção do Plano Municipal de Educação tem como objetivo a construção de uma educação de qualidade social em todos os níveis e modalidades de ensino. Também é a forma democrática e participativa de garantir a voz do Município nas decisões políticas locais e também nos debates do Comitê de Ações Articuladas entre os Governos envolvidos e as Conferências Estadual e Nacional. Fazer-nos ouvir para a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação a partir da base, de onde a Educação realmente começa: no Município, mais precisamente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Nessa construção, deve ter como preceito a integração e autonomia entre os Sistemas e estabelecimento de padrões mínimos de qualidade para garantirmos a qualidade social da Educação que tanto queremos. Precisamos da mobilização social, do compromisso ativo de todos.







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Censo Escolar. Brasília: Inep, 2003. Disponível em: <http://www.inep.gov.br>. Acesso em: 05 Jan. 2015.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2005. Disponível em: <http://www.presidencia.gov.br>. Acesso em: 02 jul. 2005.

GOMES, C. GLOBALIZAÇÃO. Disponível em: http://www.infoescola.com/geo-grafia/globalizacao/ Acesso em: 07 jan. 2013.

LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96. Brasília, 1996.

SCHREIBER, M. Apesar de avanços, educação ainda trava desenvolvimento no Brasil. BBC Brasil. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias-/2013/07/130722_idh_municipios_pai Acesso em: 07 jan. 2013.

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