UFRR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
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PRÓ-CONSELHO
- PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
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FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE
EDUCAÇÃO
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Módulo
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CONSELHO MUNICIPAL
E AS POLÍTICAS PÚBLICAS
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Professora
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ANA ZULEIDE
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Tutora
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NATHALIE L. M.
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Cursista
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AFONSO QUEIROZ DA
COSTA
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PACTO
NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino
Médio é uma proposta do Ministério da Educação e tem por objetivo oferecer
formação continuada aos professores do ensino médio nas 27 (vinte e sete)
unidades da Federação. Depende da adesão das secretarias estaduais, de
universidades públicas e dos professores do ensino médio. Como o próprio nome
diz, é um acordo; um trato ou um compromisso, entre
pessoas, grupos que se destina na combinação e convenção de um tratado.
A proposta do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi estruturada para ser realizada em dois
momentos: Curso de formação dos Formadores Regionais e Curso de formação dos
Orientadores de Estudo com carga horária distintas de 200 horas.
O Curso de
formação dos Formadores Regionais para capacitar os responsáveis pela
formação e pelo acompanhamento dos trabalhos dos Orientadores de Estudos nas
escolas. Esta formação foi previsto: a 1ª etapa da formação ocorreu em
fevereiro de 2014 e a 2ª etapa da formação está prevista para iniciar no mês de
março de 2015, com três encontros no 1º semestre e três encontros no 2º
semestre.
Já o Curso de formação
dos Orientadores de Estudo que deveram organizar suas turmas nas escolas para
a execução do curso de formação. O curso contou com um momento inicial
presencial, na região, na escola e, em pelo menos, mais três encontros
regionais para aprofundamento teórico, acompanhamento e avaliação da formação, foi
previsto para fevereiro de 2014, três encontros de monitoramento e avaliação no
1º semestre, curso em julho de 2014 e três encontros 02 de monitoramento e
avaliação no 2º semestre, na região (Núcleo, Regional, Polo ou similar). Só que
na região norte essa formação não ocorreu.
O curso de formação será desenvolvido em todas as
escolas de Ensino Médio. A escola realizará a inscrição dos professores com a
finalidade de desenvolver atividades de estudos e de troca de experiências em
encontros semanais com duração de três horas, utilizando- se a hora/atividade.
As atividades do curso
serão avaliadas pelos professores e eles escolhem as atividades de forma individual
ou coletiva. As atividades individuais constaram de leitura dos textos básicos
que serão apresentados ao grupo e uma das atividades propostas é realizar em
sala de aula as atividades planejadas nos encontros da Formação, registrando as
dificuldades para debate nos encontros posteriores. Já as atividades coletivas
serão realizadas semanalmente, na escola como as possibilidades de rearranjos
da hora/atividade, de forma a privilegiar o trabalho coletivo. Todas as
atividades propostas nos cadernos terão um eixo norteador.
O eixo central do processo formativo dos
Professores do Ensino Médio é o desenvolvimento da temática “Sujeitos do Ensino
Médio e Formação Humana Integral”. Para o MEC (Ministério da Educação) a
Formação Humana Integrada dos alunos, serão com a participação dos professores integrando
seus níveis
de escolaridades.
O estudo dos cadernos do
Pacto para o fortalecimento do Ensino médio tem um papel importante na formação
continuada dos professores. A sociedade brasileira
alimenta-se do espírito democrático, instrutivo e cultural, a cada dia, rompe
gradativamente com o comportamento ditatorial, mercenário e alienante, que vem
procurando demonstrar uma situação de massacre por parte de uma pseudoelite.
No entanto, o estudo dos cadernos (I, II, III,
IV, V e VI) na Etapa I ao longo dos meses estudados, veio contribuir para
fortalecer bases de reflexões nos aspectos: Ensino Médio e Formação Humana
Integral; Os Jovens como Sujeitos do Ensino Médio; O currículo do Ensino Médio,
seus sujeitos e o desafio da formação humana integral; Área de conhecimento e
integração curricular; Organização e gestão democrática da escola e Avaliação
no ensino Médio. Esses conhecimentos têm ajudado aos enriquecimentos das discussões
com praticidade e crítica, fazendo com que os professores venham questionar
suas práticas discriminatórias e excludentes, valorizando a diversidade
cultural, atuando a partir de ideias mais próximas das defendidas por tantos
educadores, como Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, entre outros.
A questão que, o trabalho do Pacto
para o Fortalecimento do Ensino Médio atua como um desnivelamento das
representações sociais sobre o que fazer com a prática pedagógica, sendo que o
conceito sócioantropológico de "representações sociais" refere-se ao
saber conceitual e prático construído e compartilhado coletivamente.
Para Arroyo
(2012) as representações sociais edificam a realidade, sendo
compreendidas no senso comum como formas naturalizadas de significado. No
decorrer do estudo do Pacto os temas fluíram naturalmente emergindo como um
articulador do estudo simultâneo nos dois cenários, bem como da textualização
da prática pedagógica com a relação do texto apresentados nos cadernos.
Já para Azanha
(1991) a interface desse tema com o campo acadêmico revelou um olhar
antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem com o conteúdo estudado.
No tanto Azevedo
e et al (2010) esse olhar vem
possibilitar um alargamento dos discursos e práticas da Educação Pedagógica, apontando
para um lugar mais relevante dos mesmos no âmbito da produção acadêmica.
Portanto, para os professores,
a discussão de um projeto ou currículo interdisciplinar só será realizada no
exercício conjunto, dos sujeitos que percebem a educação e sua capacidade de
“formação integral”. É comum ao longo de nossa história profissional o
planejamento isolado, muitas vezes, longe do local do trabalho. Para o Pacto
para o Fortalecimento do Ensino Médio está sendo importante, pois, vem com uma proposta
de trabalho interdisciplinar que se efetiva, precisamos quebrar essas barreiras
por meios de diálogo aberto entre os profissionais envolvidos.
REFERÊNCIAS:
ARROYO, M. Outros
sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.
AZANHA, J. M. P. Cultura escolar brasileira: um programa de pesquisas. Revista da USP, São Paulo, n. 8, p. 65-69, dez./fev. 1991.
AZEVEDO, F. et alii. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010.
BRASIL. Conselho Nacional De Educação. Parecer CNE/ CEB/ nº
5/2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Diário
Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 jan. 2012.
Seção 1, p. 10. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=
BRASIL. Lei no 11.684 de 02 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato 2007-2010/2008/Lei/L11684.htm Acesso em: 10/12/2014.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 ago. 1971. Seção 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm Acesso em: 08/12/2014.
BRASIL. Observatório do Ensino Médio. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Universidade Federal do Paraná. Disponível em: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/pacto-nacional-pelo-fortalecimento-do-ensino-medio/ Acesso em: 10/12/2014.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
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