UFRR –
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
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PRÓ-CONSELHO -
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
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FORMAÇÃO CONTINUADA DE
CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
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Módulo
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Conselho Municipal e as Políticas
Públicas
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Professora
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ANA ZULEIDE
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Tutora
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NATHALIE L. M.
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Cursista
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AFONSO QUEIROZ DA COSTA
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A DINÂMICA DA GLOBALIZAÇÃO E A DISCUSSÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL NOS CONSELHOS EDUCACIONAIS.
O termo globalização surgiu após a Guerra Fria, e
continua na atualidade, nos círculos intelectuais e nos meios de comunicação,
tornando possível a união de países e povos, essa união nos dá a impressão de
que o planeta está ficando cada vez menor. Um dos mais importantes fatores que
contribui para a união da humanidade é, sem dúvida, a internet. É impossível
falar de globalização sem falar da Internet, e dos efeitos positivos e
negativos desta grande rede. Um dos efeitos positivo é a utilização desta
ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Dentro da rede conhecemos
novas culturas, podemos fazer amizades com pessoas que moram horas de
distância, trabalhamos e ainda podemos nos aperfeiçoar cada vez mais nos
assuntos ligados a nossa área de interesse, através dela, milhões de negócios
são fechados por dia.
No final dos anos 70 começou a
discussão do termo de “globalização” fora das discussões econômicas facilitando
as negociações entre os países. Nos anos 80 começou a disfunção das novas
tecnologias que unia os avanços da ciência com a produção nas fábricas, por robôs
ligados aos computadores.
A globalização envolve países ricos,
pobres, pequenos ou grandes e atinge todos os setores da sociedade, e por ser
um fenômeno tão abrangente, ela exige novos modos de pensar e enxergar a
realidade.
Para encarar todas estas mudanças, o
cidadão precisa se manter atualizado e informado, pois estamos vivendo em um
mundo em que a cada momento somos bombardeados de informações e descobertas em
todos os setores, tanto na música, como na ciência, na medicina e na política.
No entanto, nos municípios brasileiros
ainda não alcançaram um Índice de Desenvolvimento Humano Mundial (IDHM) alto, porém,
com os avanços em educação e na renda familiar, temos uma expectativa no
aumento deste índice, na vida do povo brasileiro. Esses dados têm sido
significativos segundo a ONU e pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica
Aplicada). Porém, o que mais contribuiu para esse índice foi o aumento na
longevidade e a renda familiar. No entanto, os maiores desafios se concentram
na educação, o terceiro componente do IDHM com suaves crescimentos e muito a se
fazer.
O desafio, no entanto, ainda é colocar
as crianças na escola e fazer deste uma prática agradável e prazerosa para as
crianças e seus familiares. Os municípios brasileiros estão na faixa de desenvolvimento
humano considerado alto ou na média. O caso do município de Boa Vista – Roraima,
não conseguimos colocar no ranking das melhores cidades do país.
Precisamos melhorar os princípios educativos, como também, ter mais perspectiva no direito à
educação e as condições de garantir esses princípios. É dever do Estado com a
educação cumprir-se-á através: do Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito,
assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram
acesso na idade própria; progressiva universalização do Ensino Médio gratuito;
atendimento especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na
rede regular de ensino; atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero
a seis anos de idade; acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e
da criação artística, segundo capacidade de cada um; oferta do ensino regular,
adequado às condições do educando e o atendimento ao educando, no Ensino
Fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar,
transporte, alimentação e assistência à saúde.
Portanto, dentro desta ótica da
globalização, o nossa Estado precisa investir nas pessoas, na educação como um
direito básico de todos como o apoio da sociedade civil organizada e cabe ao
governo a criação de mecanismos e redemocratização com a participação popular
fazendo reformas de medidas que ampare e regulamenta o sistema educacional do
país. A educação deverá ser: de qualidade, com respeito às práticas
educacionais, a universalização com a participação dos docentes, formação
profissional, reformas curriculares e a reorganização das práticas avaliativas
com melhoria e valorização do trabalhador em educação.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
1988. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>.
Acesso em: 07 jan. 2013.
GOMES,
C. globalização. Disponível em: http://www.infoescola.com/geo-grafia/globalizacao/ Acesso
em: 07 jan. 2013.
SCHREIBER, M. Apesar de avanços,
educação ainda trava desenvolvimento no Brasil. BBC Brasil. Disponível
em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias-/2013/07/130722_idh_municipios_pai Acesso
em: 07 jan. 2013.
As 100 melhores (e piores)
cidades brasileiras para viver em 2014, segundo a Firjan. Metamorfose digital. Disponível em: http://www.mdig.com.br/index.php?-itemid=31423#ixzz3Q1rDwDLK Acesso em: 20 jan. 2015.
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