quinta-feira, 5 de março de 2015

A DINÂMICA DA GLOBALIZAÇÃO E A DISCUSSÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL NOS CONSELHOS EDUCACIONAIS.



UFRR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
PRÓ-CONSELHO - PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Módulo
Conselho Municipal e as Políticas Públicas
Professora
ANA ZULEIDE
Tutora
NATHALIE L. M.
Cursista
AFONSO QUEIROZ DA COSTA



A DINÂMICA DA GLOBALIZAÇÃO E A DISCUSSÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL NOS CONSELHOS EDUCACIONAIS.

 

O termo globalização surgiu após a Guerra Fria, e continua na atualidade, nos círculos intelectuais e nos meios de comunicação, tornando possível a união de países e povos, essa união nos dá a impressão de que o planeta está ficando cada vez menor. Um dos mais importantes fatores que contribui para a união da humanidade é, sem dúvida, a internet. É impossível falar de globalização sem falar da Internet, e dos efeitos positivos e negativos desta grande rede. Um dos efeitos positivo é a utilização desta ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Dentro da rede conhecemos novas culturas, podemos fazer amizades com pessoas que moram horas de distância, trabalhamos e ainda podemos nos aperfeiçoar cada vez mais nos assuntos ligados a nossa área de interesse, através dela, milhões de negócios são fechados por dia.
No final dos anos 70 começou a discussão do termo de “globalização” fora das discussões econômicas facilitando as negociações entre os países. Nos anos 80 começou a disfunção das novas tecnologias que unia os avanços da ciência com a produção nas fábricas, por robôs ligados aos computadores.
A globalização envolve países ricos, pobres, pequenos ou grandes e atinge todos os setores da sociedade, e por ser um fenômeno tão abrangente, ela exige novos modos de pensar e enxergar a realidade.  
Para encarar todas estas mudanças, o cidadão precisa se manter atualizado e informado, pois estamos vivendo em um mundo em que a cada momento somos bombardeados de informações e descobertas em todos os setores, tanto na música, como na ciência, na medicina e na política.
No entanto, nos municípios brasileiros ainda não alcançaram um Índice de Desenvolvimento Humano Mundial (IDHM) alto, porém, com os avanços em educação e na renda familiar, temos uma expectativa no aumento deste índice, na vida do povo brasileiro. Esses dados têm sido significativos segundo a ONU e pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Porém, o que mais contribuiu para esse índice foi o aumento na longevidade e a renda familiar. No entanto, os maiores desafios se concentram na educação, o terceiro componente do IDHM com suaves crescimentos e muito a se fazer.
O desafio, no entanto, ainda é colocar as crianças na escola e fazer deste uma prática agradável e prazerosa para as crianças e seus familiares. Os municípios brasileiros estão na faixa de desenvolvimento humano considerado alto ou na média. O caso do município de Boa Vista – Roraima, não conseguimos colocar no ranking das melhores cidades do país.
Precisamos melhorar os princípios educativos, como também, ter mais perspectiva no direito à educação e as condições de garantir esses princípios. É dever do Estado com a educação cumprir-se-á através: do Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria; progressiva universalização do Ensino Médio gratuito; atendimento especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade; acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo capacidade de cada um; oferta do ensino regular, adequado às condições do educando e o atendimento ao educando, no Ensino Fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
Portanto, dentro desta ótica da globalização, o nossa Estado precisa investir nas pessoas, na educação como um direito básico de todos como o apoio da sociedade civil organizada e cabe ao governo a criação de mecanismos e redemocratização com a participação popular fazendo reformas de medidas que ampare e regulamenta o sistema educacional do país. A educação deverá ser: de qualidade, com respeito às práticas educacionais, a universalização com a participação dos docentes, formação profissional, reformas curriculares e a reorganização das práticas avaliativas com melhoria e valorização do trabalhador em educação.  

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 07 jan. 2013.

GOMES, C. globalização. Disponível em: http://www.infoescola.com/geo-grafia/globalizacao/ Acesso em: 07 jan. 2013.

SCHREIBER, M. Apesar de avanços, educação ainda trava desenvolvimento no Brasil. BBC Brasil. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias-/2013/07/130722_idh_municipios_pai Acesso em: 07 jan. 2013.
As 100 melhores (e piores) cidades brasileiras para viver em 2014, segundo a Firjan. Metamorfose digital. Disponível em: http://www.mdig.com.br/index.php?-itemid=31423#ixzz3Q1rDwDLK Acesso em: 20 jan. 2015.

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