Esta semana tivemos uma reunião pedagógica por áreas, foi um encontro
organizado entre professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares,
no qual, os participantes são agrupados de acordo com suas áreas de
conhecimento como as Ciências da Natureza e o pessoal das Linguagens. O
objetivo principal é discutir, planejar e alinhar estratégias pedagógicas
específicas para cada área, visando melhorar o processo de ensino e
aprendizagem dos alunos da conceituada Escola.
Na área das Ciências da Natureza focamos nos conhecimentos, nas suas
particularidades, desafios e metodologias. A reunião permitiu que os
professores se aprofundem em questões específicas dos componentes curriculares.
Compartilhamos práticas pedagógicas, experiências e discutimos os desafios
comuns e as soluções colaborativas.
Portanto, as reuniões pedagógicas, são importantes balizadoras para o
aspecto pedagógico da escola. Contudo, o espaço é riquíssimo também para
a equipe gestora. Por isso, ouvir as demandas dos professores,
compreender, de fato, como estão ocorrendo os processos, significa obter
valiosas informações. A reunião pedagógica por áreas é um encontro organizado
entre professores, coordenadores pedagógicos e, às vezes, gestores escolares,
no qual os participantes são agrupados de acordo com suas áreas de conhecimento
(como Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática, etc.). O
objetivo principal é discutir, planejar e alinhar estratégias pedagógicas
específicas para a área das ciências da natureza, visando melhorar o processo
de ensino e aprendizagem dos alunos na sociedade e na sua vida. Procuramos
focalizar as especificidades das áreas de conhecimentos como também os
componentes curriculares, as trocas de experiências de cada professor, o
alinhamento do planejamento das ações na Escola, análise os dados comuns de
cada componente curricular, procuramos fazer uma integração entre os
componentes curriculares e alinhamos de acordo com Projeto Político-Pedagógico
(PPP) da Escola Estadual Ana Liboria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário