No sistema globalizado, o uso da rede de informática é importante para
que os participantes fiquem atualizados. Isso também ocorre quando a diferença envolve faixa etária, uma vez que os grupos
e as faixas etárias se destacam. O intervalo entre uma geração e outra ficou mais curta.
Os principais problemas brasileiros, suas causas, consequências e
influências na vida das pessoas entre esses problemas destacamos: o desemprego;
a violência e criminalidade; poluição; saúde; educação; desigualdade social e
habitação.
Na atualidade temos a infoexclusão define uma nova forma
de exclusão nos países desenvolvidos, em que as dificuldades de acesso às
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aumentam entre as pessoas com
necessidades especiais ou em circunstâncias de maior vulnerabilidade.
Nesta perspectiva, entendemos que o conhecimento das
novas tecnologias assume, em si mesmo, uma nova forma de inclusão social, e que
se tornou imprescindível na adaptação à sociedade sob diferentes formas.
Cibercultura é
a cultura que surgiu,
ou surge, a partir do uso da rede
de computadores através da comunicação através de computadores, a indústria
do entretenimento e o comércio
eletrônico. É também o estudo de vários fenômenos
sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede, como as
comunidades on-line,
jogos de multi-usuários, jogos sociais, mídias sociais, realidade aumentada,
mensagens de texto,1 e
inclui questões relacionadas à identidade, privacidade e formação de rede.
Competências
e habilidades na sala de aula
A pergunta surge espontânea: o que o professor
precisa fazer, então, para assumir esse novo papel? Eu diria que um dos
aspectos básicos é saber dosar o preparo e programação das aulas com a improvisação.
Talvez alguns fiquem chocados com essa colocação. Afinal, insistiu-se tanto na importância
das metodologias de ensino, em aulas muito bem planejadas e pré-programadas,
lançando mão
dos mais diversos recursos pedagógicos... Mas o fato é que uma aula muito bem programada
não dá espaço ao aluno.
É importante que um professor saiba como vai
iniciar a sua aula, que recursos deverá ter disponíveis, os objetivos que
pretende atingir. Entretanto, se cada passo da aula estiver previamente
delineado ele tenderá a "escapar" dos questionamentos dos alunos, a
inibir a sua participação (uma vez que isso sempre atrapalha o caminho
previamente traçado), a seguir linhas de raciocínio que talvez sejam as suas,
mas não as dos seus alunos. Temos que
evitar, entretanto, cair no polo oposto: que as aulas aconteçam sem um objetivo
concreto, como um barco que ficasse ao sabor do vento que soprar mais forte,
sem um porto de destino.
Educação a distância é
uma modalidade de educação mediada por
tecnologias em que alunos e professores estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não
estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.
Portanto, os
problemas enfrentados são muitos, porém o que temos que fazer é procurar
solucionar todas as dificuldades. Trabalhar procurando desenvolver as competência
e habilidades, além de solucionar todas as dificuldades enfrentadas diariamente.
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