Acreditamos que devemos aceitar as
próprias limitações com naturalidade e os erros como oportunidades de
aprendizagem são ainda herança da educação tradicional e do estereótipo de
“professor enciclopédia”. Já está na hora de largarmos as últimas raízes que
nos prendem a uma prática incompatível com a realidade atual. Portanto, não
tenha receio (muito menos vergonha!) ao identificar as fragilidades em sua
prática. Afinal, somos todos eternos aprendizes!
Portanto, o erro faz parte da aprendizagem e é
importante para o crescimento individual e pessoal dos alunos. A relação professor- aluno é fundamental em todos os níveis e
modalidades de ensino. É
necessário que o professor permita que os alunos usem a abordagem tentativa e erro, para o crescimento do aluno. O erro é parte integrante no processo de ensino e
aprendizagem. Procuro agir de modo a demonstrar grande interesse pelo seu erro,
pois a partir dele trabalharemos suas causas, e ainda, procuramos fazer uma
avaliação criteriosa deste para descobrir o problema na sua bagagem de
conhecimento, caso aja este déficit, uma vez que o errar deste pode se tratar
apenas de um equívoco, uma questão mal lida ou interpretada, trazer a reposta
numa próxima oportunidade caso nos caiba caso contrario encaminhamos ele ao
órgão/pessoa competente para tal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário