segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Registros autoavaliativos

Acreditamos que devemos aceitar as próprias limitações com naturalidade e os erros como oportunidades de aprendizagem são ainda herança da educação tradicional e do estereótipo de “professor enciclopédia”. Já está na hora de largarmos as últimas raízes que nos prendem a uma prática incompatível com a realidade atual. Portanto, não tenha receio (muito menos vergonha!) ao identificar as fragilidades em sua prática. Afinal, somos todos eternos aprendizes!
Portanto, o erro faz parte da aprendizagem e é importante para o crescimento individual e pessoal dos alunos. A relação professor-aluno é fundamental em todos os níveis e modalidades de ensino. É necessário que o professor permita que os alunos usem a abordagem tentativa e erro, para o crescimento do aluno. O erro é parte integrante no processo de ensino e aprendizagem. Procuro agir de modo a demonstrar grande interesse pelo seu erro, pois a partir dele trabalharemos suas causas, e ainda, procuramos fazer uma avaliação criteriosa deste para descobrir o problema na sua bagagem de conhecimento, caso aja este déficit, uma vez que o errar deste pode se tratar apenas de um equívoco, uma questão mal lida ou interpretada, trazer a reposta numa próxima oportunidade caso nos caiba caso contrario encaminhamos ele ao órgão/pessoa competente para tal.



Nenhum comentário: