segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Atividade 3.1 - DIRETRIZES DA ESCOLA FRENTE AO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS:


Sabemos que é difícil ser um educador hoje em dia. Nossa esperança é aliviar a dificuldade da nova tecnologia oferecendo explicações claras sobre as redes socais para o uso na educação. Acreditamos que as informações deste guia podem ajudá-los a transformar os desafios da mídia social em oportunidades que beneficiam você e seus alunos.
Educadores do mundo todo estão percebendo os benefícios positivos da rede social na aprendizagem dos alunos e estão elaborando maneiras de integrá-la em seu currículo nacional. Por exemplo, no Plano de Educação em Tecnologia Nacional de 2010 dos Estados Unidos, Transformando a Educação Americana: Aprendizagem Promovida pela Tecnologia, o Ministério da Educação dos Estados Unidos aconselha “aplicar as tecnologias avançadas usadas em nossas vidas pessoal e profissional diariamente a todo o nosso sistema educacional para melhorar a aprendizagem dos alunos”.
É necessário que na escolar crie algumas diretrizes frentes para uso das mídias sociais na Escola, para isso, são importantes estabelecer um aprimoramento do uso das redes sociais para a aprendizagem dentro e fora da sala de aula. A maneira como isso pode ser feito pode não ser óbvia, e é por isso que criamos este guia. Nas próximas páginas, explicaremos sete maneiras de usar o Facebook com eficiência para ensinar e aprender.
As 07 (sete) maneiras com que educadores podem usar o Facebook para a Educação:
1. Ajudar a desenvolver e seguir a política da escola sobre o Facebook.
2. Incentivar os alunos a seguir as diretrizes do Facebook.
3. Permanecer atualizado sobre as configurações de segurança e privacidade no Facebook.
4. Promover a boa cidadania no mundo digital.
5. Usar as páginas e os recursos de grupos do Facebook para se comunicar com alunos e pais.
6. Adotar os estilos de aprendizagem digital, social, móvel e “sempre ligado” dos alunos do século 21.
7. Usar o Facebook como recurso de desenvolvimento profissional.
Portanto, o uso das redes sociais na escola pode fornecer aos alunos a oportunidade de apresentar suas ideias, conduzir discussões on-line e colaborar de forma efetiva. Além disso, pode ajudar os educadores a se familiarizar com os estilos de aprendizagem digital dos seus alunos. Por exemplo, isso pode facilitar a colaboração entre os alunos e fornecer maneiras inovadoras para você envolver os alunos em sua matéria. Uma vez nas configurações de privacidade, você pode revisar ou ajustar suas configurações para quatro categorias:
a. Conexões no Facebook
A seção “Conexões no Facebook” controla quem pode ver as informações que você forneceu em seu perfil e como as pessoas podem encontrar e se conectar com você no Facebook. Nessa página, você pode usar a ferramenta útil “Visualizar meu perfil”, que mostra como seu perfil aparecerá para as pessoas que não são seus amigos no Facebook, bem como a amigos especificados por você.
b. Compartilhando no Facebook
Na seção “Compartilhando no Facebook” há nove áreas gerais para ajudá-lo a definir quem terá acesso a informações sobre você e o que você compartilha. Nessa página você tem a opção de definir sua privacidade para “Todos”, “Amigos de amigos”, “Somente amigos”, “Recomendado” (que é a configuração padrão) ou “Personalizado”. Recomendamos que seus alunos escolham a configuração “Somente amigos”.
c. Aplicativos e sites
Esta seção controla quais informações são compartilhadas com as empresas que criam aplicativos do Facebook (por exemplo: jogos, como o Farmville). Também controla que outros sites, incluindo mecanismos de pesquisa como o Google, podem obter informações sobre você. Você pode visualizar seus aplicativos, remover o que você não quer usar ou desativar a plataforma completamente.
d. Listas de bloqueio
Esta seção permite bloquear pessoas para que elas não interajam com você nem vejam suas informações no Facebook. Você também pode ignorar convites de aplicativos de amigos específicos e ver uma lista de aplicativos e pessoas que você bloqueou para não acessar suas informações ou falar com você.

RISCO DO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA ESCOLA:
Para o Frei Betto, as redes socais podem ser proveitosos e causar risco. Veja o seu alerta. “Segundo o USA Today”, a rede social quebra regras de privacidade em três níveis:
1) Conectado: assim que o usuário utiliza os servidores, um cookie de sessão e outro de navegação são instalados no navegador. São responsáveis pela medição de tempo de permanência na página, e localizam o IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet), a resolução e várias informações técnicas.
2) Desconectado: quando o usuário sai do Facebook, apenas o cookie de navegação é instalado. Porém, todos os itens citados anteriormente continuam a ser informados ao servidor, incluindo IP e tempo de permanência.
3) Após o usuário deletar a conta na rede social, ele continua sendo rastreado.”
Essas denúncias provêm da ACLU (União pela Liberdade Civil Americana), que alerta: “A rede social está seguindo você.” Ela comunicou ao FTC (Comissão Federal do Comércio, do governo dos EUA) que o Facebook rouba informações.
A ACLU exige que a ferramenta Do not track (Não rastrear) seja instalada no Facebook. Assim os usuários poderão decidir se querem ou não ser rastreados.
Por que o rastreamento? Para tornar o usuário alvo direto de apelos consumistas – a personalização da publicidade. Se o mercado conhece seus gostos e preferências, temas do seu interesse e modo de pensar, fica mais fácil lançar em sua direção as iscas de consumo.


Na Escola que trabalho, não pode ser acessado as redes sociais pelos seguintes motivos:
- temos a internet e banda larga de baixo impacto (muito lenta e não suporta a quantidade de computadores para a rede);
- os alunos estavam usando o facebook para protestar e fazer greves;
- alguns alunos usavam as redes sociais para o cyber bullying, etc..
Portanto, o usa das redes sociais tem os seus pontos positivos e negativos, cabe aos seres humanos a desenvolver competências e habilidade para o uso dessa ferramenta importante para unir e separar as pessoas na sociedade.

  

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