O que é cibercultura?
É a cultura que surgiu,
ou surge, a partir do uso da rede
de computadores através da comunicação através de computadores, a indústria
do entretenimento e o comércio
eletrônico. É também o estudo de vários fenômenos
sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede, como as
comunidades on-line,
jogos de multi-usuários, jogos sociais, mídias sociais, realidade aumentada,
mensagens de texto, e
inclui questões relacionadas à identidade, privacidade e formação de rede.
“A cibercultura está umbilicalmente ligada à mundialização em curso e às mudanças culturais, sociais e políticas induzidas pela mesma. Ela sobre esquemas mentais, modos de apropriação social, práticas estatísticas muito diferentes das que conhecíamos até agora. A navegação abstrata em paisagens de informações e de conhecimentos, a criação de grupos de trabalho virtuais em escala mundial, as inúmeras formas de interação possíveis entre os cibernautas e seus mundos virtuais criam uma enorme quantidade de comportamentos inovadores cujas consequências sociais e culturais ainda não puderam ser suficientemente estudadas.”
SANTAELLA,
L. O impacto das novas mídias sobre a
cultura. In: VILLARES, Fábio (Org.). Novas mídias digitais (audiovisual,
games e música): impactos políticos, econômicos e sociais. Rio de Janeiro:
E-papers, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário