A rede social é uma
estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou
vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos em comuns.
As Redes Sociais podem:
§ redes de
relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter);
§ redes profissionais
(linkedin);
§ redes comunitárias
(redes sociais em bairros ou cidades);
§ redes políticas,
§ outras …
As redes sociais na Internet geralmente funcionam com
base nos perfis de seus usuários – uma coleção de informações sobre o que o
usuário gosta, não gosta, seus interesses, escolaridade, hobbies, profissão ou
qualquer outra informação que o usuário queira compartilhar com outros.
Por isso, “o
crescente desejo das pessoas de compartilhar suas opiniões, experiências e
aspirações dá às empresas uma oportunidade de ouro para captar, medir e
conectar dados e, depois, utilizá-los no desenvolvimento do novo marketing das redes sociais, marketing social. Essas são as mudanças mais fundamentais
que ocorreram no mundo nos últimos dez anos”, garante Andreas Weigend,
ex-cientista-chefe da Amazon, consultor da Best-buy, Lufthansa, MySpace, Nokia.
Assim como qualquer
meio de divulgação online, as redes sociais possibilitam
espalhar links externos pela Web. A grande
diferença no uso de redes sociais é
fazer com que esses links externos sejam acessados por um número máximo de
pessoas possíveis. Para que isso seja possível você precisa criar uma forte
rede de contatos de possíveis pessoas que gostariam de apreciar seu conteúdo
(ou serviços e produtos).
Portanto, as redes como extensão do site e de blogs, para
compartilhamento de documentos e materiais dos professores e trabalhos dos
alunos, tornando-se, de fato, uma ferramenta pedagógica importante. Hoje, a
escola está no mundo exterior, e o trabalho que não utilize as TIC’s (Tecnologias
de Informação e Comunicação) podem ficar sem expressão e cidadania digital.
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