terça-feira, 16 de dezembro de 2025

AGAVE WEBERI J. F. Cels ex J. Poiss.








 

Agave weberi J. F. Cels ex J. Poiss. é uma planta da família Asparagaceae e subfamília Agavoideae, conhecida popularmente como agave-azul, Weber Agave e maguey liso. Planta ornamental, nativo do México.  

É uma planta suculenta de grande porte, formando uma roseta solitária ou que com o tempo pode gerar poucos rebentos basais. É uma das maiores espécies do gênero. Com raízes subterrâneas, fasciculadas, com ramificações. Por serem suculentas são fibrosas, cruciais para sua sobrevivência em ambientes secos, fixando-a em solos bem drenados, arenosos ou rochosos, e absorvendo água.

Já o seu caule é tipicamente muito curto e robusto, o que faz com que a planta pareça ser quase acaule (sem caule visível acima do solo). As folhas suculentas e carnudas crescem em uma densa roseta que emerge diretamente da base da planta. Sua roseta ampla e aberta, com 100–200 folhas carnudas, rígidas e fibrosas. As folhas são incompletas, sésseis, paralelinérvea, lanceoladas, de cor verde-acinzentada a verde-azulada (glaucas), com superfície áspera. As margens são dentadas, armadas com dentes marrom-avermelhados ou cinzentos, espaçados de 2–4 cm, e terminam num espinho terminal muito forte, perigoso, de 3–5 cm de comprimento, de cor escura. As folhas podem atingir 1,5–2,5 m de comprimento e 20–30 cm de largura na base.

Com inflorescências terminais, pluriflora, racemosa com cacho duplo, gigantesca e ereta, que surge do centro da roseta após muitos anos, podendo atingir 6–8 m de altura. A estrutura é ramificada, com numerosos ramos laterais (umbelas) portando as flores. Com flores numerosas, tubulares, de cor amarelo-esverdeada, com 6–9 cm de comprimento. Tépalas fusionadas na base, estames longos e excertos. Flores hermafroditas, ricas em néctar, polinizadas principalmente por morcegos nectarívoros, mas também por beija-flores e insetos.

Com seus frutos simples, secos, deiscentes, com cápsula oblonga lenhosa, contendo sementes chatas, negras e semicirculares.

Portanto, é uma espécie de planta suculenta do gênero Agave, pertencente à família Asparagaceae, nativa do México, conhecida por suas folhas grandes e carnudas que formam rosetas, sendo uma planta resistente, comum em biomas desérticos e de matagal seco, e que também pode ter potencial ornamental e, como outros agaves, pode ser associada à produção de bebidas alcoólicas (tequila).

 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliospsida

Ordem: Asparagales

Família: Asparagaceae

Subfamília: Agavoideae  

Gênero: Agave

Espécies: Agave weberi J. F. Cels ex J. Poiss.

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICOAgave weberi J. F. Cels ex J. Poiss.

SINÔNIMOS:

Agave negligencia Small, Flórida. SEUS: 289 (1903).

Agave franceschiana Trel. ex A.Berger, Hortus Mortolensis: 398 (1912).

PSEUDÔNIMO: Agave, agave-azul, Weber Agave e maguey liso.

FAMÍLIA: ASPARAGACEAE

SUBFAMÍLIAAgavoideae  

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: nativo do México.

PORTE: com a haste floral pode ultrapassar os cincos metros de altura.

RAIZ: apresenta o sistema radicular fibroso, superficial, ramifica e fasciculada, adaptadas para absorver água rapidamente. 

CAULE: curto, ereto e aéreo. É tipicamente muito curto e robusto, o que faz com que a planta pareça ser quase acaule (sem caule visível acima do solo).

FOLHAS:  são incompletas, séssil, com nervuras paralelinérveas, coriácea, glabra, de forma lanceolada, bordo serrilhados com espinhos escuros, ápice acuminado e base truncada. Com suas lindas folhas largas, suculentas, de cor verde-acinzentada ou verde-clara, lisas e sem espinhos, formando uma roseta.

INFLORESCÊNCIA: a sua inflorescência é impressionante, podendo atingir até três metros de altura. Essa estrutura é uma haste floral longa e ereta, que surge do centro da roseta de folhas. É terminal, pluriflora, ramificada, monopodial, composta e homogênea.   

FLOR: suas flores são pequenas e tubulares, dispostas em densos aglomerados ao longo da haste floral de coloração amarela.

ECOLOGIA DA FLOR: as flores são ricas em néctar e atraem principalmente beija-flores e abelhas, que são seus principais polinizadores desta planta. Já a sua floração ocorre apenas uma vez na vida da planta, geralmente após 10 a 30 anos de crescimento. Após a floração, a planta morre, mas deixa brotos laterais (filhotes) para continuar o ciclo da vida da planta. 

FRUTOS: seus frutos são capsulados, alongadas, contendo sementes negras e achatadas.

BROTOS: a planta produz naturalmente brotos (ou "filhotes") na base ou ao longo do tronco. Estes podem ser cuidadosamente separados da planta mãe e replantados diretamente em um novo local ou vaso.

LUMINOSIDADE: Sou pleno, meia-sombra e sol difuso.

ÁGUA: precisa de água quando estivar muito seco e suporta o clima árido.

CLIMA: Árido, Semiárido, Subtropical e Tropical.

FENOLOGIA: é uma planta monocárpica, ou seja, floresce uma única vez após um longo período vegetativo (que pode levar de 15 a 30 anos ou mais) e depois morre. Pode deixar alguns rebentos basais.

HABITAT: encontrada no ambiente natural em planícies semiáridas e colinas, em solos bem drenados, frequentemente calcários. Faz parte do ecossistema de deserto de Chihuahua.

CULTIVO: de crescimento rápido. É uma planta extremamente popular e amplamente cultivada em regiões áridas e semiáridas ao redor do mundo como planta ornamental, para extração de fibras (sisal) e, tradicionalmente, para produção de bebidas fermentadas.

ECOLOGIA E USOS:

Polinização: Principalmente quirióptera (morcegos), como o Leptonycteris yerbabuenae.

Resistência: Muito tolerante à seca, ao calor intenso e a solos pobres. Menos tolerante a geadas prolongadas.

Importância Econômica: historicamente, uma importante fonte de fibras duras (conhecida como "Maguey de Weber"), usadas para cordas e cordames. Também é usada, como outras espécies de Agave, para a produção de pulque (bebida fermentada) e, em algumas regiões, como forragem em períodos de seca extrema.

É uma planta de crescimento muito lento e vida longa antes da floração, formando uma escultura viva imponente em paisagismo.

UTILIZAÇÃO: suculenta ornamental.

PROPAGAÇÃO: Por meio de brotos.

CATEGORIA:  Cactos, suculentas e folhagens.

CURIOSIDADES SOBRE A FLORAÇÃO: sua floração é um evento espetacular, mas também marca o fim do ciclo de vida da planta, pois ela é monocárpica (floresce uma vez e morre). 

FOTOS: Fotografado ao lado das Casas Lira, São Francisco, Boa Vista, Roraima, Brasil.

 

REFERÊNCIAS:

 

Disponível em: https://species.wikimedia.org/wiki/Agave_weberi Acesso em: 16 dez 2025.

 

Disponível em: https://www.gbif.org/species/2766599 Acesso em: 16 dez 2025.

 

Disponível em: https://www.sitiodamata.com.br/especies-de-plantas/agave-azul-agave-weberi.html Acesso em: 16 dez 2025.

 

VIDAL, W. N.; VIDAL, M. R. R e PAULA, C. C. BOTÂNICA – Organografia: quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 5 ed. VISOÇA: UFV. 2021

 

Boa Vista, Roraima - Cidade mais bela do País! 

 

Venha conhecer!  #BoaVistaRoraimaBrasil 

 

 #BoaVistaRoraimaBrasil #RuahDeDeus!

 

... por Affonso Queiroz – affonsoqueiroz@msn.com

 

 

Nenhum comentário: