sábado, 13 de dezembro de 2025

PHILODENDRON BIPINNATIFIDUM 'GOLDEN XANADU'

 


Philodendron bipinnatifidum 'Golden Xanadu' é um cultivar do Philodendron bipinnatifidum, de família botânica Araceae. Essa planta é uma variedade ornamental conhecida por suas folhas douradas e brilhantes. O nome científico correto para a espécie que inclui esta variedade é, na verdade, Thaumatophyllum xanadu (anteriormente classificado como Philodendron xanadu ou Philodendron bipinnatifidum), que é nativo do Brasil. 

Essa planta possui um sistema radicular duplo, composto por raízes subterrâneas (para absorção de água e nutrientes do solo) e raízes aéreas (para suporte e fixação em tutores). As raízes aéreas são raízes crescem a partir dos nós (juntas) do caule, acima da linha do solo. Elas são finas, delgadas e servem para ajudar a planta a se fixar a superfícies (como árvores ou musgo em seu habitat natural) e escalar em direção à luz. Elas também são capazes de absorver umidade e nutrientes do ar ou da chuva. E as raízes subterrâneas são desenvolvidas em um sistema radicular fibroso no solo ou substrato. Essas raízes são essenciais para a absorção da maioria da água e nutrientes necessários para o crescimento robusto da planta.

Já os seus caules são mais curtos, mais grosso, com cicatrizes do profilo, escâmulos intravaginais presente e decíduas na porção aérea dos caules não ramificados. O caule novo de cor verde limão a marrom-esverdeada quando mais velho. Com folhas são simples, completas, em formato cordiforme ou alongadas, glabras, brilhantes, coriáceas e muito duráveis, cor verde limão ao neon intenso, pecioladas (cabos das folhas) são tipicamente cordiformes, com margens foliares pinatífidas fechadas envolvendo a espádice.

Já as suas Inflorescências em espatas fechadas envolvendo a espádice; cor da espata(s) externamente carmim ou vinácea; cor da espata(s) internamente verde ou creme. Com flores femininas cúpulas estilares centrais presentes; número de lóculos no ovário.

Portanto, são plantas que tem habilidade de crescimento como ervas podendo serem epífitas ou hemiepífitas na natureza, desenvolvendo raízes aéreas para se fixar a suportes e buscar luz. Sendo uma variedade de planta ornamental popular, conhecida por suas folhas vibrantes de coloração verde-dourado ou amarelo-limão e crescimento compacto. 

 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem: Arales

Família: Araceae

Gênero: Philodendron

Espécie: Philodendron bipinnatifidum

Variedade: Philodendron bipinnatifidum 'Golden Xanadu'

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

ESPÉCIE Philodendron bipinnatifidum

VARIEDADEPhilodendron bipinnatifidum 'Golden Xanadu'

PSEUDÔNIMO: Xenadu limão e Xanadu Dourado

FAMÍLIA: Araceae

CICLO DE VIDA: Perene

ORIGEM: cultivar 'Xanadu' (original, verde) surgiu como uma plântula espontânea num viveiro na Austrália Ocidental em 1983. Foi inicialmente registado com o nome de cultivar 'Winterbourn' e lançado comercialmente como "Planta do Ano" na Austrália em 1988.

PORTE: é compacto e arbustivo, formando uma touceira densa que geralmente atinge entre 60 a 90 centímetros de altura e largura.  

RAÍZES: essa planta possui um sistema radicular duplo, composto por raízes subterrâneas (para absorção de água e nutrientes do solo) e raízes aéreas (para suporte e fixação em tutores). 

CAULE: seu caule é mais curto, mais grosso, com cicatrizes do profilo, escâmulos intravaginais presente e decíduas na porção aérea dos caules não ramificados. O caule novo de cor verde limão a marrom-esverdeada quando mais velho.

FOLHAS: são simples, completas, em formato cordiforme ou alongadas, glabras, brilhantes, coriáceas e muito duráveis, cor verde limão ao neon intenso, pecioladas (cabos das folhas) são tipicamente cordiformes, com margens foliares pinatífidas fechadas envolvendo a espádice. As folhas são grandes, lobuladas (recortadas), brilhantes e apresentam uma cor verde-lima ou dourada muito viva.

LUMINOSIDADE: meia-sombra e sol difuso.

ÁGUA: precisa de água quando estivar muito seco.

CLIMA: Subtropical e Tropical.

CULTIVO: De crescimento lento, gosta de solos super drenado.

UTILIZAÇÃO: planta ornamental.

PROPAGAÇÃO: Por estacas.

CATEGORIA: folhagens

HÁBITO DE CRESCIMENTO: possui crescimento compacto e formando touceiras (moita), não é trepadeira.

TOXICIDADE: como todos os filodendros, a planta é tóxica se ingerida, pois contém cristais de oxalato de cálcio. Deve ser mantida fora do alcance de crianças e animais de estimação.

CUIDADOS-CHAVE: essa planta prefere luz indireta brilhante e solo bem drenado, regado quando a superfície secar. A luz solar direta pode queimar as folhas.

 

 

FOTOS: Foto das laterais da Floricultura CENTRO DAS PLANTAS 02, Rua João de Alencar, Cauamé, Boa Vista, Roraima, Brasil, 06 dez 2025.  https://www.instagram.com/centrodasplantas02_/   

 

REFERÊNCIA:

 

CALAZANS, L. S. B. Thaumatophyllum in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Available at: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB604655>. Consulta pública. Acesso em 13 dez 2025. 

VIDAL, W. N.; VIDAL, M. R. R e PAULA, C. C. BOTÂNICA – Organografia: quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 5 ed. VISOÇA: UFV. 2021

 

Boa Vista, Roraima - Cidade mais bela do País! Venha conhecer!

 

#BoaVistaRoraimaBrasil #RuahDeDeus!

 

... por Affonso Queiroz – affonsoqueiroz@msn.com

 

 


Nenhum comentário: