quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

MALPIGHIA EMARGINATA DC.







 

Malpighia emarginata DC., é uma planta da família Malpighiaceae, conhecido popularmente como acerola e nativa da América Central e do Norte da América do Sul, incluindo as ilhas do Caribe, sendo uma espécie nativa dessas regiões tropicais e subtropicais. Os indígenas americanos já a cultivavam antes da chegada dos europeus.  

Esta planta apresenta suas raízes normais, axiais, ramificadas e profundas. Já o seu caule, aéreo, ereto formando um tronco ramificado, dístico, lenhoso, cilíndrico e tortuoso.   

Com folhas simples, completa, peciolada, de forma peninérvea, de consistência coriácea, glabra, forma elíptica, bordo inteiro e liso, ápice aguda e base atenuada, prefoliação revoluta, filotaxia oposta e cruzada.

Inflorescência axilar, pluriflora, com flores definidas e compostas heterogênea e do tipo dicásio. Já as suas flores são pedunculadas, acíclicas, quanto ao número das peças do perianto diclamídea; quanto a homogeneidade do perianto heteroclamídea; andrógena, polistêmone, ovário supero e hipógea.

Já as suas flores apresentam sépalas de coloração verde, dialissétalas, pentâmeras, com duração persistente e actinomorfa. No entanto, as suas pétalas, são coloridas com um rosa claro, dialipétalas, pentâmera, caduca, de simetria actinomorfa e poção laminar em forma de limbo. Sua corola é dialipétala e actinomorfa do tipo cariofilácea. Com disposições das sépalas e pétalas do tipo valvar e reduplicada.

Seus frutos são simples carnoso, globosos do tipo drupa vermelho quando maduros. No entanto suas sementes são pequenas, cada fruto tem três sementes, de forma ovóide, enquanto os caroços que as envolvem possuem expansões laterais que lhes conferem uma aparência alada ou triangular.

Portanto é um arbusto nativo das Américas, conhecido mundialmente pelo seu fruto pequeno, vermelho e extremamente rico em vitamina C, sendo cultivado e valorizado no Brasil, pelo seu alto valor nutricional e uso em sucos e suplementos.

 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Malpighiales Juss. ex Bercht. & J.Pres

Família: Malpighiaceae Juss.

Gênero: Malpighia

Espécie: Malpighia emarginata DC.

 

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

NOME CIENTÍFICOMalpighia emarginata DC.

SINONÍMIA: Malpighia glabra L.

PSEUDÔNIMO: acerola

FAMÍLIAMalpighiaceae Juss.

CICLO DE VIDA: Perene

ORIGEM: é uma planta nativa de uma extensa região das Américas Tropicais.

PORTE: pode atingir até 5 metros de altura.

RAIZ: suas raízes normais, axiais, ramificadas e profundas.

CAULE: planta apresenta um caule aéreo, ereto formando um tronco ramificado, dístico, lenhoso, cilíndrico e tortuoso.   

FOLHAS: simples, completa, peciolada, de forma peninérvea, de consistência coriácea, glabra, forma elíptica, bordo inteiro e liso, ápice aguda e base atenuada, prefoliação revoluta, filotaxia oposta e cruzada.

INFLORESCÊNCIAS: do tipo terminal, pluriflora, com flores definidas e compostas heterogênea e do tipo dicásio.

FLORES: apresentam sépalas de coloração verde, dialissétalas, pentâmeras, com duração persistente e zigomorfa. No entanto, as suas pétalas, são coloridas com um rosa claro, dialipétalas, pentâmera, caduca, de simetria actinomorfa e poção laminar em forma de limbo. Sua corola é dialipétala e actinomorfa do tipo cariofilácea. Com disposições das sépalas e pétalas do tipo valvar e reduplicada.

FRUTO: já seus frutos são simples carnoso, globosos do tipo drupa vermelho intenso quando maduros.

SEMENTES: são pequenas, cada fruto tem três sementes, de forma ovóide, enquanto os caroços que as envolvem possuem expansões laterais que lhes conferem uma aparência alada ou triangular.

LUMINOSIDADE: Sou pleno.

ÁGUA: precisa de água quando estivar muito seco.

CLIMA: Tropical de altitude, Subtropical, Temperado, Continental.

CULTIVO: de crescimento rápido, gosta de solos super drenado e rico em material orgânico.

UTILIZAÇÃO: planta ornamental e produção de frutas.

PROPAGAÇÃO: Multiplica-se facilmente por sementes e estacas.

CATEGORIA: ornamental e frutíferas.

CICLO DE VIDA: É uma espécie perene encontrada com grande frequência nas cidades de Roraima e do Brasil, pelo seu poder nutritivo.

HABITAT E ECOLOGIA: Cresce no período chuvoso.

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: frutíferas, ornamentação e paisagístico das casas e jardins das cidades.

SUBSTRATO: Para plantas ornamentais ou terrícula.

POLINIZADOR: a polinização pode ser pelo vento (Anemofilia), insetos (Entomofilia) e pássaros (ornitofilia).

FERTILIZAÇÃO: é uma planta muito rustica e aparentemente se desenvolve em locais úmidos e com muita luz.

USOS E IMPORTÂNCIA:

principalmente por ser uma fonte extremamente rica em vitamina C natural, com valor nutracêutico e industrial. 

Boa parte da produção da acerola é extraído a polpa e frutos congelados, é exportada para outros mercados e cidade da região, gerando receitas significativas para os pequenos produtores.

No mercado a fruta é amplamente utilizada na fabricação de uma variedade de produtos, incluindo os sucos e polpas; licores, doces e geleias; sorvetes e picolés; bombons e outros produtos naturais.

IMPORTÂNCIA SOCIAL: aqui em Boa Vista, Roraima, Brasil, a acerola possui grande importância social e econômica, principalmente por ser uma cultura comercial que gera emprego, renda e contribui para a segurança alimentar e nutricional das populações locais. 

 

FOTOS: Fotografado no Bosque dos Papagaios e Horto do Parque Anauá, Boa Vista, Boa Vista, Roraima, Brasil.

 

REFERÊNCIAS:

 

BARROSO, G. M. et alFRUTOS E SEMENTES – MORFOLOGIA APLICADA À SISTEMÁTICA DE DICOTILEDÔNEA. Viçosa: UFV, 1999, p. 385.

 

Disponível em: https://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni/malpighia-emarginata-dc Acesso em 17 dez. 2025.

 

JOSÉ CARLOS CAVICHIOLI, J. C. et al. REAÇÃO DE ACEROLEIRA (Malpighia emarginata D.C.) À Meloidogyne enterolobii. Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal - SP, v. 36, n. 1, p. 156-160, Março 2014

Disponível em: https://doi.org/10.1590/0100-2945-429/13 Acesso em 17 dez. 2025.

 

Malpighia in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB617494>. Acesso em: 17 dez. 2025.

 

VIDAL, W. N.; VIDAL, M. R. R e PAULA, C. C. BOTÂNICA – Organografia: quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 5 ed. VISOÇA: UFV. 2021

 

... por Affonso Queiroz – affonsoqueiroz@msn.com   

 

Boa Vista, Roraima - Cidade mais bela do País! Venha conhecer!

 

#BoaVistaRoraimaBrasil #RuahDeDeus! #JESUSéoSENHOR!

 

 

Nenhum comentário: